Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/09/2010 - 11:30

Aprendizagem na atualidade Neuropsicologia e desenvolvimento na inclusão


Caminhos para a educação do novo milênio.

Segundo o Ministério da Educação, mais de dois milhões de crianças brasileiras, entre 7 e 14 anos, não sabem ler e escrever. O Brasil, por repetidos anos, é um dos últimos colocados no OECD (Organization for Economic Cooperation and Development), o que evidencia falhas graves no processo de aprendizagem dos alunos brasileiros na leitura, escrita e solução de problemas.

Na esperança de contribuir para retirar as crianças brasileiras desta condição precária de ensino, o livro Aprendizagem na atualidade: Neuropsicologia e desenvolvimento na inclusão, lançamento da Editora Novo Conceito Saúde, reúne alguns dos mais recentes e pungentes estudos sobre educação e inclusão produzidos no País. Com um time de pesquisadores de primeira categoria e o foco na interdisciplinaridade, o livro trata da educação e suas conexões com áreas da saúde e desenvolvimento. Aprendizagem na Atualidade tem como objetivo disseminar conhecimento teórico e prático sobre as questões que perpassam o ensino na contemporaneidade, tendo em vista a necessidade de promoção do desenvolvimento pessoal através da educação.

A obra reúne 46 especialistas de diversos campos do saber, ligados pelo interesse comum no aprendizado e inclusão. São neurologistas, psicopedagogos, pedagogos, pediatras, psicólogos, fonoaudiólogos, psiquiatras, fisioterapeutas, entre outros profissionais da saúde e educação. Ao todo são 30 artigos, organizados por Luiza Elena L. Ribeiro do Valle, Francisco Assumpção Jr., Rubens Wajnsztejn e Leandro Fernandes Malloy-Diniz. O livro é voltado para profissionais e estudantes da área de educação e saúde, mas também para todos aqueles que estejam, de alguma forma, empenhados na tentativa de ampliar a qualidade e acesso ao ensino no Brasil.

Considerada uma das mais completas a atuais obras sobre o tema no País, Aprendizado na Atualidade está dividido em quatro partes. A primeira trata de questões básicas e iniciais do desenvolvimento e aprendizado: a prematuridade, a educação infantil (de zero a cinco anos), a alfabetização, a avaliação dinâmica da compreensão em leitura e a relação entre o sono e o aprendizado.

A segunda parte do livro aborda os transtornos de aprendizagem, as formas de diagnóstico, tratamento e atividades práticas voltadas para a inclusão desses alunos na sala de aula. Nesta seção do texto, os são postos em destaque: transtorno não verbal de aprendizagem, dislexia, discalculia, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, transtorno de desenvolvimento da coordenação motora, amusia congênita ou do desenvolvimento, entre outros. Os assuntos são debatidos, inclusive, de pontos de vista neuropsicológicos, pedagógicos e cognitivos-linguísticos, levando em conta todos os atores envolvidos no processo educacional e uma abordagem clínica integrada.

Em um terceiro momento, o livro importa-se com o levantamento de discussões pertinentes à situação, dentro e fora do sistema de ensino, das crianças com necessidades especiais. Expõem-se aqui, estudos sobre autismo, educação especial, deficiência visual e auditiva, paralisia cerebral, deficiência intelectual, alta capacidade, dotação e talento. Além disso, se propõe a pensar o enfrentamento das atitudes de exclusão e a combater o preconceito através do conhecimento.

A parte final de Aprendizado na Atualidade tem por tema principal os recursos práticos de atuação, que, apesar de estarem presentes ao longo de toda a obra, são o foco deste último segmento. São abordados, de forma interdisciplinar, os assuntos: o psicopedagogo na mediação sujeito-escola-família, a resolução de conflitos em sala de aula, oficinas lúdicas e equoterapia.

Se é verdade que ainda há muito que se avançar nas áreas da educação e saúde no Brasil, Aprendizado na Atualidade é um excelente ponto de partida para todos aqueles que desejam trilhar, juntos, os caminhos para uma educação do novo milênio.

A Editora - Fundada em 2004, a Editora Novo Conceito desenvolve publicações de qualidade, afinadas com os acontecimentos do mundo globalizado. Com temas atuais, lançamentos internacionais e nacionais, vem apontando tendências nas áreas de negócios, empreendedorismo, literatura, comportamento, atualidades, biografias, medicina e saúde, que contribuem há vários anos para a formação de profissionais, para a pesquisa científica e cultura em geral. Primeiro fruto da experiência da Tec Holding, a Editora Novo Conceito já possui mais de 80 títulos publicados.

Livro Aprendizagem na Atualidade – Neuropsicologia e Desenvolvimento na Inclusão | Autores: Luiza Elena L. Ribeiro do Valle Francisco Assumpção Jr. | Rubens Wajnsztejn | Leandro Fernandes Malloy-Diniz | Editora Novo Conceito Saúde | 476 Páginas | Preço: 79,90.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira