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23/09/2010 - 12:03

IDV-IAV aponta otimismo do varejo no segundo semestre

Os 35 maiores varejistas do Brasil avaliam que em setembro crescimento será de 7,4%.

O IAV-IDV (Índice Antecedente de Vendas), estudo realizado mensalmente pelo IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo) para prever a evolução das vendas no varejo, demonstra o otimismo do setor neste segundo semestre. O aquecimento do mercado já deve ser notado em setembro, mês que pode chegar a um crescimento de 7,4% em relação ao mesmo período de 2009, no qual os resultados de vendas já foram expressivos.

Este resultado levará o crescimento acumulado de janeiro a setembro deste ano a uma taxa de 6,7% maior em relação a 2009. O segmento de bens duráveis são os que se mostram mais otimistas em relação aos próximos meses, com uma estimativa de crescimento médio mensal entre setembro a novembro de 13%. As previsões feitas a partir dos variados segmentos de varejo englobados pelo IAV-IDV sinalizam a continuação da tendência mostrada pelo IBGE, cujo padrão de crescimento está fundamentado em setores de bens duráveis, como informática e telefonia, material de construção, móveis e eletrodomésticos.

As boas condições do mercado de trabalho com contratações recordes continuam favorecendo o crescimento da renda. Por outro lado, há incerteza em relação às taxas de juros, que pararam de cair em junho e podem voltar a subir nos próximos meses. Adicionalmente, a comparação nos próximos meses se dará com o período final de 2009, que registrou recordes de vendas em muitos segmentos.

O volume de empregos gerados é outro indicador que demonstra a expansão e os investimentos dos varejistas para atender à esperada demanda. O varejo já é o maior empregador privado do país, representando cerca de 15% do total de empregos. Somente os associados do IDV criaram 10 mil novas vagas em 2010, o que significa 5,55% da base total de empregos do setor.

IAV-IDV (Índice Antecedente de Vendas) - O IAV-IDV (Índice Antecedente de Vendas) é um indicador que fornece estimativas de vendas a partir do desempenho dos 35 mais relevantes varejistas brasileiros, associados ao IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo).

Este estudo consolida a evolução das vendas realizadas pelos associados com o objetivo de projetar expectativas seguras para os próximos meses. A metodologia consiste na análise dos números fornecidos pelas empresas de acordo com o respectivo porte de cada uma, e assim, conseguir alcançar indicadores como volume de vendas e faturamento. Como resultado, é possível obter uma visualização mais ampla do comportamento do mercado para um período futuro de até três meses, auxiliando os executivos destas empresas na tomada de decisões para os seus negócios.

“Uma das características mais importantes do IAV-IDV é que ele capta a percepção dos empresários do varejo sobre o comportamento de consumo em um futuro próximo. Por meio deste índice alcançamos resultados efetivos mensais, que permitem compreender como as vendas dos principais varejistas do Brasil evoluíram em período recente, e como prevêem que ocorra nos próximos meses. É considerado um indicador confiável, pois estas informações têm se confirmado no momento da divulgação das informações da PMC”, acrescenta o Fernando de Castro, conselheiro do IDV.

A análise mensal do IAV será divulgada no [www.idv.org.br], e também encaminhada aos interessados, mediante solicitação prévia.

Perfil- O IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo) representa 35 empresas varejistas de diferentes setores, como alimentos, eletrodomésticos, móveis, utilidades domésticas, produtos de higiene e limpeza, cosméticos, material de construção, medicamentos, vestuário e calçados. Atuante em todo o território nacional, o IDV tem como principal objetivo contribuir para o crescimento sustentável da economia brasileira, e o desenvolvimento do varejo ético e formal.

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