Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/09/2010 - 12:22

Marcos Cardoso exibe individual “ Mão” na Galeria Inox


Formas geométricas e cores fortes moldadas em sacolas plásticas de supermercados. Esta é a principal marca da individual “Mão” que Marcos Cardoso inaugura dia 28, a partir das 19h, na Galeria Inox. Foram produzidas oito obras desta série para a exposição. Em dimensões variadas, em material plástico, bordados e costurados em que o recurso manual é aspecto mental para a construção de obras. O artista se aprofundou em memórias e afetividade: releituras de Lygia Pape e Aluísio Carvão, onde o colorido e a matéria industrial aparecem como paradoxo de vida- vernizes de amor e afeto, neo-concreto com paisagem de alegria e delicadeza.

Nascido no Rio de Janeiro em 1960, o artista plástico viveu em Paraty dos 5 aos 26 anos. Nesta cidade do litoral do Rio, ele teve contato com a arte manual, que utiliza até hoje em seus trabalhos. Formado em Educação Artística (Desenho Geométrico) pela Faculdade de Belas Artes, Marcos freqüentou também a Faculdade de Educação da UFRJ e o Ateliê de Gravura da Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Na faculdade conviveu com Celeida Tostes e Lygia Pape, por quem, junto com Esther Emílio Carlos, foi incentivado.

De 1987 a 1991 trabalhou em diversos barracões de Escola de Samba, fazendo a criação, execução e coordenação de pinturas e esculturas para o Carnaval Carioca, juntamente com os carnavalescos Joãozinho Trinta e Max Lopes. Em 1992, com curadoria de Esther Emílio Carlos e Márcio Doctors, fez sua primeira individual no IBEU com guimbas de cigarros, material que passou a trabalhar pelos próximos anos, cujas obras estão espalhadas por diversas instituições públicas e privadas no Brasil e no Mundo, entre elas a Fundação Cartier em Paris e o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.

A exposição é resultado de uma pesquisa que Marcos Cardoso iniciou em 2002 com resíduos plásticos (sacolas, embalagens e rótulos), associados à uma artesania potente e subjetiva, vinculada ao imaginário popular (costuras e bordados).

.[“Mão” , de segunda a sábado, das 10h às 20h, na Galeria Inox, na Avenida Atlântica, 4240 subsolo 101, Shopping Cassino Atlântico – Copacabana, Rio de Janeiro (RJ). www.galeriainox.com].Telefone (21) 2521-9940.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira