Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/06/2007 - 09:27

“Segredos de uma Rainha Perdida do Egito” do Discovery Channel estréia em julho


O documentário revela a primeira identificação de um faraó encontrado no Vale dos Reis desde o Rei Tutancâmon.

Discovery Quest financia a criação do primeiro laboratório de testes de DNA para antiguidades no Egito.

Cairo, Egito- O secretário geral do Conselho Supremo de Antiguidades do Egito, Dr. Zahi Hawass, anunciou e revelou dia 27 de junho, em uma roda de imprensa internacional no Museu Egípcio de Cairo, uma múmia de 3.500 anos identificada positivamente como Hatshepsut, uma das poucas mulheres faraós da história. Usando o escaneamento de tomografia computadorizada (TC) e testes de DNA existentes, o Dr. Hawass acabou com o mistério do que aconteceu com uma das regentes mais poderosas e exitosa do Egito antigo. A odisséia da aventura arqueológica e científica do Dr. Hawass está documentada no Secrets Of Egypt's Lost Queen (Segredos de uma Rainha Perdida do Egito) do Discovery Channel, que estréia em todo o mundo domingo, dia 15 de julho de 2007, às 21h, horários das costas leste e do Pacífico dos EUA).

A viagem investigadora do Dr. Hawass e sua equipe os levaram à grande quantidade de catacumbas subterrâneas do Egito e ao interior profundo do Museu Egípcio. Usando o conhecimento da mumificação da realeza egípcia e indícios de duas catacumbas conectadas à Hatshepsut, a equipe concentrou a busca de Hatshepsut em somente quatro múmias dentre os milhares de cadáveres não identificados.

Com o escaneamento de TC, os cientistas podem ligar traços físicos distintos das quatro múmias com os traços dos parentes conhecidos de Hatshepsut. A pesquisa então se concentra em duas possibilidades -- ambas na catacumba da babá de Hatshepsut -- mas o indício final está dentro da caixa canopo entalhada com o nome da mulher faraó. Um escaneamento da caixa revela um dente que, depois de medido, demonstra ser um molar superior que está faltando em uma das duas múmias.

"O Secrets Of Egypt's Lost Queen leva a arqueologia ao vivo para os espectadores. Somente o Discovery Channel pode oferecer um contexto e imergir constantemente o espectador nestes momentos importantes da descoberta científica", disse Jane Root, presidente e gerente geral do Discovery Channel e do The Science Channel. "Temos orgulho de fazer parte desta descoberta significante e damos os parabéns ao Dr. Hawass e à sua equipe pelo seu trabalho duro e dedicação".

A Applied Biosystems, um provedor global líder de tecnologias de análise de DNA, e o Discovery Quest, a iniciativa do Discovery Channel de apoio ao trabalho da comunidade científica, viabilizaram a construção e o equipamento do primeiro local de teste de DNA para antiguidades no Museu do Cairo no Egito. O local de teste de DNA além de ser usado para extrair e comparar DNA nuclear e mitocondrial da múmia de Hatshepsut e das múmias da família dela, também será usado para examinar as descobertas do Egito, em uma tentativa de esclarecer o relacionamento sangüíneo das famílias reais. O fundo do Discovery Quest é uma prova do compromisso que o Discovery Channel tem para com o apoio às pesquisas e invenções inovadoras que mudam o nosso mundo.

"Com o Discovery Quest, o Discovery Channel fica na dianteira das descobertas científicas mais significativas de hoje em dia", disse Steve Burns, vice-presidente executivo do Discovery Quest, e editor principal de ciências. "O programa Discovery Quest se esforça para tornar estas descobertas acessíveis aos espectadores, e também para oferecer o que esperamos ser uma impressão positiva e duradoura da pesquisa científica, com o fornecimento de recursos de valor para equipamentos e expedições de pesquisa".

Com o equipamento da Siemens Medical Solutions, os cientistas puderam fazer um escaneamento de tomografia computadorizada detalhada em cada uma das múmias. Com a utilização desta tecnologia em projetos como o do Secrets Of Egypt's Lost Queen, os arqueólogos puderam penetrar as tiras de panos e os corpos frágeis de alguns dos grandes faraós do Egito sem danificá-los.

Mais poderosa do que Cleópatra ou Nefertite, Hatshepsut roubou o trono do seu jovem enteado, se vestiu como homem e, com uma ação inusitada, se declarou faraó. Apesar do seu poder se estender em todo o Egito e o seu reinado ser próspero, a história de Hatshepsut foi sistematicamente apagada da história do Egito -- com a destruição dos anais históricos, a destruição dos monumentos e a remoção do seu cadáver da sua catacumba - e sua morte ainda é um mistério.

Secrets Of Egypt's Lost Queen é uma produção do Discovery Channel realizada pela Brando Quilici Productions. Brando Quilici é o produtor executivo da Brando Quilici Productions. Allan Butler é o produtor executivo do Discovery Channel.

Datas para a estréia mundial do Secrets Of Egypt's Lost Queen: EUA -15 de julho às 21h (Horários das costas leste e do Pacífico dos EUA) | Ásia -15 de julho às 21h | Austrália/NZ -15 de julho às 19h30 | América Latina -15 de julho às 21h (hora local de Brasília | Buenos Aires, Caracas, Cidade do México, Miami e Santiago)/20h (hora local de Bogotá) | Reino Unido -17 de julho às 20h | Taiwan - 22 de julho às 21h | Índia -19 de agosto | Itália - 20 de outubro às 21h | Japão Agosto - a ser anunciado | China: Agosto - a ser anunciado | Europa/Oriente Médio -Outono de 2007.

Perfil da Discovery Communications - A Discovery Communications é a companhia de mídia de não ficção número um que atinge a mais de 1,5 bilhão de assinantes acumulados em mais de 170 países. Através da TV e da mídia digital, as mais de 100 redes mundiais do Discovery incluem o Discovery Channel, TLC, Animal Planet, The Science Channel, Discovery Health e Discovery HD Theater. A Discovery Communications pertence à Discovery Holding Co. (Nasdaq: DISCA, DISCB), Advance/Newhouse Communications e a John S. Hendricks, fundador e chairman do Discovery. | www.discovery.com .

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira