Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/09/2010 - 08:05

Plastrom Sensormatic aposta no autosserviço para aumentar vendas no varejo

Empresa sugere etiquetas e câmeras para facilitar exposição de mercadorias e reduzir perdas.

São Paulo- Ir até um supermercado, uma loja, uma perfumaria ou outro estabelecimento comercial, pegar e, por vezes, testar um produto é o cenário ideal para a maioria dos consumidores. Por outro lado, para os lojistas o autosserviço pode representar maior perda nos lucros, uma vez que o produto exposto e acessível pode ser furtado com mais facilidade. Já os fabricantes de soluções eletrônicas de segurança para o varejo acreditam que a utilização de etiquetas, antenas e câmeras podem tornar esse serviço um diferencial do estabelecimento.

"Pesquisas de mercado apontam que 8% dos produtos não são vendidos porque não estão expostos na prateleira. Esse montante pode ser crucial quando relacionado a pequenos e médios empresários", observa Flávio Salles, diretor comercial da Plastrom Sensormatic. Essa afirmação é reforçada pela última pesquisa do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - referente a janeiro e julho deste ano, que aponta que as vendas no autosserviço cresceram 10,2% no ano.

Diante desse cenário, a Plastrom Sensormatic destaca que existem soluções econômicas e, ao mesmo tempo, eficazes que proporcionam o autosserviço. As soluções de segurança oferecidas pela empresa vão desde etiquetagem na fabricação dos produtos até sistemas avançados de monitoramento com câmeras do local. "Para os produtos com altos índices de furto, as indicações são as antenas (pedestais instalados na entrada das lojas) e as etiquetas (sensores/alarmes) que são colocadas nas mercadorias. Essas etiquetas só são removidas ou desativadas no caixa, na hora do pagamento. Se não forem retiradas ou desativadas, o alarme é acionado e o furtador é abordado", explica Salles, completando: "esse é um tipo de solução que pode ter seu investimento inicial amortizado, uma vez que as antenas podem ser locadas".

Em paralelo, há o CFTV (Circuito Fechado de TV), que permite monitorar remotamente, 24 horas por dia, todos os pontos do estabelecimento, mesmo quando está fechado. E para completar, a empresa oferece o IntelliVid, solução acoplada ao sistema de câmeras que analisa o comportamento dos clientes de maneira discreta e eficiente. O sofware é programado para avaliar todos os tipos de comportamento como, por exemplo, demora para colocar o produto no carrinho de compras, tumultos e entrada em acessos proibidos. Após a programação, todas as vezes que ele identificar alguma ação suspeita, automaticamente, ele seguirá o cliente por todas as câmeras da loja e irá enviar alertas para o operador. "Se a pessoa efetuar um furto na loja, podemos alimentar o banco de dados do IntelliVid com a foto dela e se ela voltar ao estabelecimento, o sistema sempre irá procurar por esta pessoa nas imagens ao vivo e emitirá um alerta quando a identificar", detalha o diretor.

Dessa forma, ao fazer uso dessas ferramentas ou de, pelo menos, uma delas, o lojista inibe os furtos e fica mais seguro em relação ao autosserviço. Hoje de acordo com pesquisa do Provar-FIA e da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), os furtos externos representam 20,4%, porém as empresas entrevistadas já estão conscientes da necessidade dos investimentos em segurança. Segundo a Abras, 69,6% dos supermercadistas investiram em prevenção, sendo que desse total 13,40% adquiriram equipamentos de segurança: 87,20% das empresas possuem circuito fechado de TV e 81,40% têm alarme de acesso.

"O lojista sabe que é preciso oferecer liberdade e conforto ao consumidor e para isso, ele precisa estar seguro. Aqueles que já adotaram esse tipo de solução perceberam que o retorno sobre o investimento é obtido em curto prazo e que, por vezes, o investimento inicial é compensado facilmente com o aumento das vendas e, consequentemente, dos lucros", finaliza Salles.

Plastrom Sensormatic - Fundada em 1987, a Plastrom é uma empresa especializada em soluções de segurança eletrônica para o mercado corporativo. Em 1991, firmou uma joint-venture com a norte-americana Sensormatic (líder mundial no segmento), pertencente ao Grupo Tyco Electronics, formando a Plastrom Sensormatic. Dois anos depois, conquistou a liderança do setor de segurança eletrônica, com 80% de participação de mercado. Especialista em prevenção de perdas no varejo, sua missão é gerar valor para a sociedade, fornecer tecnologias e soluções de maior benefício para clientes - de pequenas a grandes companhias. Paralelamente, a Plastrom Sensormatic oferece serviços de suporte aos clientes como assistência técnica, CNR (Centro Nacional de Reparo), treinamentos de equipes operacionais e Casa do Cliente. Como resultado, possui em seu portfólio 7.600 clientes, 33.000 lojas e as 50 maiores empresas dos mais diversos segmentos da indústria e varejo no Brasil. Entre elas, destacam-se Atacadão, B2W, Carrefour, Casas Bahia, Casas Pernambucanas, Droga Raia, Lojas Americanas, Magazine Luiza, Pão de Açúcar, Ponto Frio, Sendas Distribuidora, Telhanorte, Wal-Mart, entre outros. | www.sensorbrasil.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira