Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/09/2010 - 08:22

Duas empresas cariocas são vencedoras do Desafio Brasil

As empresas cariocas Fumajet e Pligus estão entre as quatro vencedoras do Desafio Brasil 2010. Além das premiações, elas irão disputar a etapa América Latina do Desafio Intel® + UC Berkeley Tecnologia e Empreendedorismo (IBTEC).

São Paulo – Dois projetos de empresas startups cariocas estão entre as quatro vencedoras do Desafio Brasil 2010. As empresas Fumajet e Pligus competirão no Desafio Intel América Latina e ganharam premiação em dinheiro e assessoria.

Coordenado pela Intel e Fundação Getúlio Vargas com o apoio da Microsoft, Derraik Advogados, Sebrae e Helice Consulting, o Desafio Brasil é realizado desde 2006 e trata-se de uma competição entre startups e empreendedores com projetos inovadores de base tecnológica.

Mais de 162 equipes se inscreveram na primeira fase do Desafio que oferece mais de R$60.000 em prêmios, horas de assessoria jurídica, consultoria em desenvolvimento de plano de negócios e desenvolvimento de softwares. A competição busca desenvolver nestas empresas o empreendedorismo estratégico necessário para a busca por aporte de capitais no mercado por meio do aprendizado com profissionais da indústria de private equity e venture capital no Brasil (investidores, empreendedores e acadêmicos).

O primeiro lugar da competição foi conquistado pelos cariocas da empresa Fumajet com o projeto “Motofog Fumacê” - ferramenta que opera no combate à dengue e na aplicação de inseticidas agrícolas. O sistema foi desenvolvido para ser instalado em uma motocicleta, possibilitando o controle e prevenção de vetores em áreas de difícil acesso onde carros fumacê não têm penetração. Na agricultura, o Motofog apresenta grandes vantagens na aplicação de inseticidas, com a possibilidade de transitar entre plantações com passagens estreitas.

A premiação do primeiro colocado inclui R$ 5 mil em dinheiro, R$ 30 mil em assessoria jurídica por um ano oferecida pelo Derraik Advogados, software oferecido pela Microsoft, R$ 30 mil em consultoria de planejamento estratégico e marketing para startups inovadoras da Helice Consultoria, carta de recomendação do GVcepe aos principais fundos de Venture Capital e Private Equity e vaga para competir ao Desafio Intel América Latina.

A outra empresa carioca vencedora foi a Pligus com a conquista do quarto lugar na competição. O projeto apresentado é um serviço de comunicação e colaboração online em tempo real que roda em qualquer navegador. Nele, todos podem editar colaborativamente imagens, desenhos, textos e mapas – e ainda compartilhar a tela. Tudo isso enquanto os usuários se comunicam via webcams, microfones e mensagens instantâneas. A premiação da quarta colocada inclui uma carta de recomendação do GVcepe aos principais fundos de Venture Capital e Private Equity e vaga para competir no Desafio Intel América Latina.

“Os pontos mais relevantes da competição são promover o empreendedorismo, colocar empreendedores inovadores do Brasil em contato com experts da área de investimento em novas empresas do Vale do Silício e também de outros empreendedores de outros países da America Latina” explica Nuno Simões, diretor de Assuntos Corporativos para a América Latina da Intel. “Os participantes do Desafio Brasil se beneficiam com a experiência de apresentarem projetos para investidores, dos treinamentos oferecidos durante a competição e também do contato direto com fundos de venture capital. Acreditamos que este tipo de iniciativa é vital para formar os empreendedores do futuro”.

“A Microsoft apoia a indústria nacional de software e a produção de inovação tecnológica de ponta por meio de programas de apoio a startups, além de realizar investimentos em pesquisa e fomentar a criação nacional de projetos. O Desafio Brasil reforça essa estratégia da companhia ao reconhecer o empreendedorismo brasileiro e contribuir para o desenvolvimento do mercado de pequenas e médias empresas no País”, afirmou Silvia Valadares, gerente de Desenvolvimento da Economia Local de Software.

Para a próxima fase, que reunirá 15 equipes da América Latina, a empresa poderá rever mais uma vez o seu plano de negócio, desta vez passando por um mentoring de consultores e empreendedores latinoamericanos e do Vale do Silício. A final latino americana será no dia 21 de outubro de 2010. [www.desafiointel.com].

Campanha Apaixonados pelo Futuro - No Brasil, a campanha “Apaixonados pelo Futuro” reflete a visão da Intel de que tão importante quanto desenvolver a tecnologia em si é preparar o mercado e a sociedade para receber e aproveitar essa tecnologia. Por isso, a Intel está profundamente comprometida com todos os mercados onde opera. Desde sua chegada ao Brasil, há 22 anos, a Intel tem ajudado a preparar o país para o futuro – por meio de seu compromisso de levar ao mercado a liderança tecnológica, a inovação, e da contribuição contínua para a adoção da tecnologia, da melhoria na competitividade do mercado e da indústria local e da realização de fortes investimentos para o desenvolvimento do potencial humano por meio dos programas educacionais.

A Intel [Nasdaq: INTC], líder mundial de inovações em silício, desenvolve tecnologias, produtos e iniciativas para melhorar continuamente a forma como as pessoas trabalham e vivem. | http://twitter.com/intelbrasil

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira