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24/09/2010 - 08:32

Faculdade Santa Marcelina e Grupo Boticário inauguram Espaço Perfume em São Paulo

A Faculdade Santa Marcelina (FASM), uma das mais renomadas instituições de ensino superior em Moda no Brasil, inaugurou no dia 23 de setembro (quinta-feira), em parceria com O Boticário, o Espaço Perfume Arte + História, na cidade de São Paulo. Dedicada à história da perfumaria nacional e internacional, a mostra tem como objetivo registrar 5 mil anos da história do perfume, sua relação com a moda e, ainda, curiosidades sobre sua produção.

O Espaço Perfume é gratuito e aberto ao público de todas as idades Visão e audição são estimulados por um acervo rico em imagens, cores, sons, fragrâncias e muita informação, começando em 3.000 a.C. Ao todo, mais de 500 peças históricas, entre objetos originais e réplicas, ilustram e ajudam a entender a composição de um perfume, conhecer suas matérias-primas e ver os frascos que acondicionam o produto final – que também instigam a memória e provocam verdadeiras viagens no tempo. O acervo foi composto com a colaboração de mais de 100 marcas do segmento de perfumaria nacional e internacional.

O mercado de perfumes é um dos que mais crescem no mundo, e movimenta anualmente, só no Brasil, cerca de R$ 20 bilhões.

Detalhes interessantes.: 1.Acessibilidade - O projeto do Espaço Perfume Arte + História foi todo desenhado para atender de forma confortável e segura a pessoas com deficiência. Aberturas amplas e elevador garantem a circulação dos cadeirantes. Recursos especiais permitem que portadores de deficiência visual aproveitem ao máximo a exposição – além das legendas em braile sobre as peças, um mapa tátil do espaço orienta-os sobre a disposição dos ambientes. Vale lembrar que o audioguide disponível em inglês e espanhol para visitantes estrangeiros também está disponível em português, especialmente para os deficientes visuais. Vídeos legendados complementam os itens de acessibilidade, auxiliando os portadores de deficiência auditiva nos materiais multimídia.

2.Objetos Históricos - Há dois objetos originais que surpreendem os visitantes por seu valor histórico – um frasco de vidro datado de 1.500 a.C. e um exemplar da célebre Eau de Cologne Royale – Jean Marie Farina, a famosa Água de Colônia, criada especialmente para Napoleão Bonaparte carregar dentro de sua bota.

É possível saber em que época o perfume chegou ao Brasil e sua forte relação com a moda, entre as décadas de 1900 e 2000. Para ilustrar o núcleo Perfumaria e Moda, sete croquis desenhados por alunos da Faculdade Santa Marcelina retratam os estilos de cada época. Por exemplo, ao lado do Chanel no.05, há um croqui com um modelo de roupa da época da célebre estilista francesa. Lady Gaga, por sua vez, é lembrada pelo seu modo contemporâneo de vestir e associada aos perfumes atuais.

No mezanino, o destaque é o Espaço Wheaton, que reforça a importância do frasco para a composição final do perfume. Com experiência de mais de um século na produção de embalagens de vidro e presente no país desde 1952, o Grupo Wheaton Brasil apresenta a história e tecnologia empregada na produção dos vidros de perfumes. Frascos clássicos e premiados da perfumaria nacional compõem a mostra da empresa, incluindo as famosas ânforas, que se tornaram símbolo do Boticário. Temas ligados ao design, matéria-prima, decoração e a sustentabilidade no processo de fabricação dos vidros complementam o espaço.

3. Interatividade - No núcleo Pirâmide Olfativa, um equipamento interativo importado da França exclusivamente para compor a exposição – chamado Scentys – proporciona aos visitantes um resgate da memória olfativa, estimulando três sentidos: audição, visão e olfato. Scentys possui tela vertical de 32 polegadas que exibe um vídeo explicativo sobre as três partes ou movimentos que compõem um perfume – notas de saída, corpo e fundo, até o perfume completo. Enquanto o vídeo é exibido, as fragrâncias são exaladas. Única no Brasil, a peça foi doada pela Givaudan do Brasil – indústria química de origem Suíça, líder mundial no segmento de aromas e fragrâncias. As fragrâncias exaladas durante o vídeo foram desenvolvidas pela própria Givaudan.

4. FASM terá Pós sobre perfumes em 2011 - Apoiando todo esse trabalho de memória realizado em parceria com o Boticário, a Faculdade Santa Marcelina está organizando, com início previsto para 2011, uma Pós-graduação Lato Sensu sobre perfumes, intitulada Cultura do Perfume - Essência e Ciência. O curso é voltado a graduados em diversas áreas, como Moda, Design, Marketing, Administração, Publicidade e Farmácia.

A Faculdade já tem Moda entre seus cursos, sendo referência e pioneira no ensino da matéria no Brasil. Agora, aproveitando-se de sua experiência neste segmento, trará também o universo do perfume para a sala de aula. O curso foi criado para beneficiar o profissional ligado à Perfumaria e à Moda como forma de suprir tanto necessidades educacionais quanto voltadas à empregabilidade na indústria. Pesquisas que apontam que o Brasil tem grande chance de se tornar, em breve, o número um no mercado mundial de consumo de produtos de perfumaria. Nesse sentido, os alunos terão uma importante oportunidade de aprimoramento cultural e de pesquisas em atividades técnicas e administrativas.

.[Espaço Perfume Arte + História, de terça-feira a sábado – das 10 às 18 horas, quinta-feira: das 10 às 20 horas, domingo: das 12 às 18 horas, Rua Dr. Emílio Ribas, 110 – bairro Perdizes – São Paulo – SP. (Última entrada em todos os dias – 40 minutos antes do fechamento). Entrada gratuita].

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