Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/06/2007 - 09:36

Financiamento para gerar energia no Mato Grosso

O Banco do Brasil finaliza nos próximos 30 dias a contratação de financiamentos mediante repasse de recursos do BNDES para a construção de cinco Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) às margens do rio Juruena, no estado de Mato Grosso. A operação, estruturada e liderada pelo BB, envolve recursos da ordem de R$ 360 milhões para pagamento em 12 anos.

As Pequenas Centrais Hidroelétricas financiadas terão potência instalada total de 91,4 megawatts, produção de energia suficiente para atender o consumo médio de 600 mil famílias a 100 kW/h mês. O empreendimento, que será implementado por um consórcio formado entre as empresas Linca Participações e Investimentos S.A. e Energia PCH - Fundo de Investimentos em Participações, já possui contrato de compra e venda de energia elétrica firmado com a Eletrobrás pelo prazo de 20 anos.

Além de contar com as Licenças de Instalação emitidas pelo órgão ambiental competente, o empreendimento está aderente às salvaguardas dos Princípios do Equador - um conjunto de critérios de responsabilidade socioambiental aprovados internacionalmente, aplicáveis a project finance com investimentototal igual ou superior a US$ 10 milhões.

Devido ao porte reduzido, uma pequena central hidrelétrica não exige a modificação dos cursos dos rios e não causa alagamentos. De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel, a capacidade de geração de energia de uma PCH deve ser igual ou inferior a 30 megawatts e seu reservatório está limitado a uma área máxima de 3 quilômetros quadrados.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira