Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/09/2010 - 09:42

Criatividade e inovação: fundamentais no novo cenário das Telecomunicações

Recentemente, a Anatel divulgou informações sobre o processo de venda da frequência 4G que, ao que tudo indica, será oferecido a partir do segundo trimestre de 2013. A nova freqüência que aumentará a velocidade da navegação móvel de banda larga em cerca de 10 vezes, em relação à rede 3G, possibilitará a aceleração de transferências de dados, afetando de forma positiva serviços como mensagens instantâneas, TV móvel e vídeo-chamada.

Se levarmos em conta que o consumidor de hoje não é mais apenas um cliente e sim um parceiro que pode gerar e vender conteúdo, veremos o quanto isso afeta também as operadoras que deverão passar de empresas de telecomunicações para empresas de comunicações reajustando inclusive sua infraestrutura para abrigar este novo modelo de negócio.

Nesse cenário, espera-se ainda que os operadores explorem soluções convergentes e que, em curto prazo, os consumidores sejam surpreendidos com novas e melhores propostas. Se boa parte do benefício aos usuários virá da redução de preços, será ainda mais relevante o valor da inovação que os provedores consigam introduzir na sua oferta de serviços, conquistando o tão sonhado “fator de diferenciação” que permitirá o sucesso de seus respectivos modelos de negócio.

Sem dúvida, outra questão relevante será a disponibilidade de acesso à telefonia e internet móvel para uma significativa parte da população que, principalmente por problemas de cobertura, estava impossibilitada de usufruir desses serviços. A pergunta que surge agora é como os consumidores, as empresas e as instituições reagirão diante deste novo padrão, no qual contarão com todas as ferramentas que lhes permitirão criar, empreender e desenvolver como nunca antes.

De acordo com o cronograma aprovado pela Anatel, o início da análise de licitação do edital, que possibilitará às operadoras de telefonia celular o acesso à faixa de frequência de 2,5 gigahertz (GHz) para oferecer a tecnologia 4G, deve começar no final de novembro. Em 2011 aguarda-se a realização da consulta pública para sugestões e por fim que sua publicação seja em setembro do mesmo ano.

No final de 2012, a previsão é que os tramites para autorização das empresas vencedoras esteja finalizado. É justamente aqui onde se abrem oportunidades de desenvolvimento, tanto para os próprios operadores como para novos atores, os quais por meio de soluções ou conteúdos poderão tirar vantagens desse novo mercado potencial.

Para concluir, os desafios que se apresentam atualmente na indústria são interessantes. Há que se esperar algum tempo para ver quem são os que estão administrando sua inovação de maneira coerente e conquistarão um vínculo estreito com os consumidores e suas necessidades futuras.

. Por: Marco Galaz, diretor de telecomunicações da everis Brasil | Perfil- A everis é uma consultoria multinacional que oferece soluções de negócio globais e tecnologia da informação a seus clientes, cobrindo todos os aspectos da cadeia de valor das organizações, desde a estratégia de negócios até a implantação e a operação dos sistemas. Fundada em 1996, a everis atualmente está presente em diferentes países da Europa (Espanha, Portugal, Bélgica e Itália) e da América (Chile, Brasil, Argentina, Colômbia, México e EUA), com mais de 8.000 profissionais no mundo.

No Brasil, a empresa conta com mais de 800 profissionais. O foco de negócios da everis no País são os setores de Entidades Financeiras, Telecomunicações e Indústria. Em 2009, a empresa faturou mundialmente € 404 milhões e R$ 70 milhões no Brasil.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira