Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/09/2010 - 09:12

Comunicação móvel revoluciona vida de pessoas em áreas rurais e isoladas de países emergentes

A Ericsson (NasdaQ:ERIC) desenvolveu uma pesquisa, em conjunto com o The Earth Institute e a Millenium Promise, que atesta que a vida de pessoas que moram em áreas rurais e remotas, de países em desenvolvimento, melhorou muito com o acesso à conectividade móvel. Essa melhora aconteceu principalmente porque os moradores conseguiram acessar serviços de saúde, educação e informações fundamentais que ajudaram a desenvolver os seus pequenos negócios.

"O telefone celular é atualmente a tecnologia com maior poder para acabar com a pobreza no mundo. Com a propagação da tecnologia 3G, e da 4G em breve, até as escolas mais remotas nas partes mais pobres do mundo poderão conectar-se à internet e compartilhar ideias com outras salas de aula, em continentes diferentes”, afirma o professor Jeffrey Sachs, diretor do Earth Institute da Universidade de Columbia. “Além disso, dados sobre a saúde de uma pessoa podem ser enviados por mensagens de texto para clínicas, com o intuito de obter diagnósticos rápidos para pacientes em áreas remotas. A tecnologia pode salvar muitas vidas.”

A Ericsson tem realizado, em parceria com operadoras e organizações, iniciativas para levar a conectividade móvel a áreas rurais e remotas de países emergentes. Na América Latina, entre os países beneficiados até agora estão Brasil, Chile, Peru, República Dominicana e Venezuela.

Brasil: uma antena no coração da Amazônia - No Brasil, a Ericsson se uniu a Vivo e ao Projeto Saúde e Alegria para instalar uma antena celular com acesso de banda larga móvel em Belterra, que está literalmente localizada no coração da Amazônia. A iniciativa beneficia diariamente 30 mil pessoas, moradoras de 143 vilarejos, localizados na margem do Rio Tapajós. A conectividade revolucionou a vida da população de Belterra e região! Moradores que, por exemplo, estavam a pelo menos quatro horas (de barco) de distância de hospitais e escolas, hoje têm acesso imediato à saúde, educação e informações por meio dos telefones e da internet.

Chile: 90% das áreas rurais conectadas - O projeto “Todo Chile Comunicado”, uma parceria público-privada entre o Governo do Chile e a Entel, com o apoio da Ericsson, tem como objetivo conectar todo o Chile até o fim de 2011 por meio da banda larga móvel, beneficiando mais de 3 milhões de pessoas, localizadas em 1.400 áreas sem acesso a conectividade móvel. Ao fim do projeto, 90% das áreas rurais do país estarão conectadas.

Peru: comunicação nos vilarejos a mais de cinco mil metros de altitude - No Peru, cerca de 50 vilarejos, localizados a mais de cinco mil metros de altitude, vão desfrutar de maior acesso à saúde, educação e serviços do governo, utilizando a comunicação de banda larga fornecida pela Ericsson em projeto-piloto com a Telefônica e a ONG peruana Sembrando. Nas áreas rurais e remotas onde o projeto será estabelecido, as ligações entre as comunidades serão feitas a custo zero e o valor das ligações para Lima será o de uma chamada local.

República Dominicana: mais oportunidades para comunidades carentes - Com o Programa de Conectividade Banda Larga na República Dominicana, a agência regulatória do governo, a Indotel, junto a parceiros como a Ericsson, forneceu em sua primeira fase, em 2009, telefonia e acesso à internet para cerca de 1,5 milhão de pessoas em 508 comunidades carentes. Com o acesso à banda larga, diversos estudantes puderam ter acesso a uma educação superior e conseguiram empregos melhores. A segunda fase do projeto está beneficiando mais de mil comunidades rurais.

Venezuela: mais saúde para comunidades indígenas - As comunidades indígenas Yekuana e Sanema, na Venezuela, foram beneficiadas pelo Projeto Maniapure, com o estabelecimento de três centros de telemedicina que atendem às necessidades de saúde da população de cerca de 3 mil pessoas. O projeto traz melhoria na qualidade de vida por meio de melhores cuidados com a saúde e maior acesso às informações, além de ações de educação para a comunidade com foco em higiene, uso consciente de recursos e cuidados com o meio ambiente.

Na semana passada, a Ericsson, o The Earth Institute e a Millennium Promise lançaram uma nova iniciativa, o Connect to Learn (Conectar para Aprender), que tem como objetivo usar a internet e as tecnologias móveis para tornar a educação acessível para crianças em áreas rurais.

.[www.ericsson.com/article/studies-and-publications_20100330133905 | www.connecttolearn.org | www.ericsson.com/broadcast_room].

A Ericsson é a líder mundial no fornecimento de tecnologia e serviços para operadoras de telecomunicações. Liderando o mercado de tecnologias móveis em 2G, 3G, 4G e serviços gerenciados, a Ericsson fornece serviços de comunicação e gestão de redes, atendendo às necessidades de mais de 2 bilhões de usuários. O portfólio da empresa engloba infraestrutura para redes fixas e móveis, serviços de telecomunicação, além de soluções multimídia e banda larga para operadoras, empresas e desenvolvedores. As joint ventures Sony Ericsson e ST-Ericsson oferecem ao consumidor os terminais móveis com os recursos mais avançados do mercado.

A Ericsson torna realidade a sua visão de ‘comunicação para todos’ por meio de inovação, tecnologia e modelos de negócios sustentáveis. Presente em 175 países, a Ericsson emprega mais de 80 mil pessoas e gerou receitas de US$ 27,1 bilhões (SEK 206.5 bilhões) em 2009. Estabelecida em 1876 e sediada em Estocolmo, Suécia, a Ericsson é listada nas bolsas OMX Nordic Exchange Stockholm e NASDAQ, Nova York.

A Ericsson forneceu os primeiros equipamentos de telecom para América Latina em 1896, após acordo na Colômbia. Em 1900, levou suas soluções para Argentina, Brasil e México. Hoje, a Ericsson está presente em 56 países na América do Sul, América Central, México e Caribe. A região América Latina possui centro de P&D, unidade de produção e centro de treinamento, baseados no Brasil. A Ericsson é a líder mundial no fornecimento de equipamentos e serviços de telecomunicações. [ www.ericsson.com | www.twitter.com/ericssonpress | www.twitter.com/ericssonsustain | www.facebook.com/technologyforgood | www.youtube.com/ericssonpress].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira