Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/09/2010 - 09:44

Como controlar o diabetes, viver bem e tranquilo

Casos de diabetes tipo 2 têm aumentado em todo o mundo principalmente por conta da obesidade. As pessoas estão cada vez mais comendo mal, dormindo mal, estressadas e obesas. De acordo com as estatísticas da International Diabetes Federation (IDF), atualmente o número já supera os 250 milhões e até 2030 a estimativa é que esse número ultrapasse os 400 milhões de diabéticos no mundo. O diabetes não tem cura, causa disfunções metabólicas e estima-se que metade das pessoas com a doença desconheça sua própria condição.

Para manter uma boa qualidade de vida e saúde em dia é preciso manter a doença sob controle, o que nem sempre é fácil. Quem tem diabetes sabe que tudo precisa ser controlado: medicamentos, refeições, exercícios. Uma recente pesquisa feita por pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), da Fundação Oswaldo Cruz e do Centro de Controle do Diabetes da Bahia, revelou que 76% dos diabéticos não conseguem manter as taxas glicêmicas adequadas, o que aumenta os riscos de panes cardiovasculares, infartos e derrames. A pesquisa ouviu 6.671 adultos.

Para manter uma agenda regular e controlar diariamente o diabetes, o designer e empresário Rafael Apocalypse, diabético desde 2000, desenvolveu o site Glicemias Online [www.glicemiasonline.com.br], um sistema inovador que permite ao diabético o controle diário e detalhado de sua variação glicêmica. O sistema é gratuito.

No Glicemias Online o paciente diabético pode anotar todas as suas medições de glicemia, administrações de insulina ou hipoglicemiante oral, exames de hemoglobina glicosilada etc. “Essas informações podem ser visualizadas através de gráficos e estatísticas. O usuário tem também a possibilidade de imprimir gráficos e estatísticas para levá-los na consulta com o médico ou até mesmo compartilhá-los com o médico via internet”, afirma Rafael.

Esta ferramenta surge para ajudar o diabético a manter o controle diário da sua variação glicêmica, administração de medicamentos e acompanhamento geral da doença de forma simples e útil.

As anotações podem ser feitas através do sistema on-line, pelo navegador web de smartphones ou ainda por SMS, no qual basta o paciente enviar uma mensagem com o valor de sua glicemia ou a quantidade de medicamento para um dos números do Glicemias Online e a anotação será cadastrada automaticamente.

Os dados armazenados no Glicemias Online podem ser visualizados pelos pacientes, em tabelas de anotações ou gráficos, que exibem os dados anotados em variações diárias ou por períodos do dia. Estes gráficos também são capazes de mostrar aos diabéticos, de maneira fácil, como os medicamentos e o consumo de carboidratos afetam diretamente as taxas de açúcar no sangue.

Recentes estudos - Matéria publicada no dia 12 de agosto no site da Sociedade Brasileira de Diabetes mostra que recentes estudos desenvolvidos sobre o controle de diabetes identificaram a Internet como canal de apoio ao controle da doença. O artigo foi publicado na famosa revista médica “Diabetes Care” sob a referência - Effect of Internet Therapeutic Intervention on A1C Levels in Patients With Type 2 Diabetes Treated With Insulin. Diabetes Care August 2010 33:1738-1740; doi:10.2337/dc09-2256 - Os autores estudaram como um programa de monitorização baseado na Internet poderia beneficiar os portadores de diabetes tipo 2.

De acordo com a nota, o estudo envolveu 50 pacientes e os resultados foram surpreendentes. Com o estudo concluiu-se que a monitorização dos portadores de diabetes tipo 2 é ainda fundamental, e que é preciso que os dados sejam analisados pela equipe de saúde constantemente. Neste sentido, uma ferramenta tecnológica como a Internet é extremamente eficaz, rápida, barata e interessante para colaborar com o controle do diabetes.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira