Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/09/2010 - 10:58

Green Gold aposta em soluções verdes

Com gestão de projetos amigável ao meio ambiente, empresa mineira avança no quesito sustentabilidade.

A Green Gold Engenharia e Projetos é a primeira empresa de projetos de sistemas prediais de Minas Gerais a fazer parte do Green Building Council Brasil (GBC Brasil), que congrega as empresas que desenvolvem seus projetos pensando em um futuro sustentável. A empresa tem como foco de seus trabalhos a aplicação de práticas sustentáveis na construção civil.

Dentre as medidas tomadas pela Green Gold, no sentido de executar projetos sustentáveis, estão a captação e uso de águas pluviais e cinzas – tratamento e reuso de água da chuva, de chuveiro e torneira para lavagem de carro, pátio e descarga de vaso sanitário –, uso de energias alternativas, como a solar, eólica e a geração de energia através de células fotovoltaicas, co-geração de energia com base em gás natural, gás metano e biomassa, uso de motores e lâmpadas de longa vida e a especificação de materiais que diminuam o consumo de energia e de água – como o uso de determinadas louças e metais sanitários.

Além disso, a empresa desenvolveu algumas ferramentas para o controle da gestão de projetos. Para isso foi criado um software que serve como uma planilha de planejamento na qual são alocados os trabalhos através da quantidade de horas previstas para desenvolver as tarefas e é feito o controle do andamento através da entrada de horas gastas de cada colaborador. A finalidade do software é gerenciar o tempo e o recurso a ser alcançado para a execução de cada tarefa, o que propicia o atendimento nos prazos estabelecidos. A Green Gold também desenvolveu ferramentas para cálculos e dimensionamentos elétricos e hidráulicos, o que resulta redução de tempo e de probabilidade de erro nos sistemas hidráulicos e elétricos, de custos do cabeamento em uma obra, entre outros.

Segundo o diretor da Green Gold, existem empresas no ramo da construção que são exemplos de sucesso na busca por soluções e práticas sustentáveis ao alcançar um percentual de elevação de custos na construção de apenas 2% em seus empreendimentos sustentáveis, se comparados aos processos convencionais de construção. Há também a constatação de que os custos da manutenção de um empreendimento verde estão na faixa de até 50% mais baixo do que um convencional. Esse fato influenciará fortemente na taxa de condomínio dos edifícios, algo hoje muito avaliado pelos compradores de apartamentos residenciais, por exemplo, na escolha do imóvel que irão adquirir.

Dados do GBC Brasil demonstram que um prédio sustentável tem custos de condomínio entre 8% e 10% menores e que de todo o dinheiro injetado em um edifício durante sua vida útil, apenas 20% equivale à construção. Os outros 80% são despesas de operação e manutenção.

Outra vantagem apontada pelo GBC Brasil é em relação à revenda. Um edifício verde tem valorização 7% maior do que outro sem o selo LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), conferido pela entidade norte-americana Green Building Council para edifícios com sistemas eficientes de redução de desperdícios e que priorizam o conforto dos usuários.

A empresa - Desde 2005, a Green Gold presta serviços especializados em Projetos Elétricos, Hidráulicos, Drenagem, Sanitários, CFTV, Telefonia, Prevenção e Combate à Incêndio, Consultoria, Planejamento e Gerenciamento. A empresa desenvolve desde anteprojetos até a viabilização técnica e comercial dos empreendimentos, usufruindo de soluções tecnologicamente avançadas e custos compatíveis, sempre com responsabilidade social e ambiental. Além de ser a primeira empresa de projetos de sistemas prediais de Minas Gerais a fazer parte do Green Building Council Brasil, possui também a certificação ISO 9001:2008 - Gestão da Qualidade – Fevereiro/2010.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira