Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/09/2010 - 08:40

Beneficência Portuguesa de São Paulo e ACTC firmam parceria para apoiar famílias de crianças cardiopatas

O objetivo da parceria é ajudar famílias de crianças com problemas cardíacos. Associação hospedará pacientes e acompanhantes de outras cidades em atendimento no Complexo Hospitalar em São Paulo

A Beneficência Portuguesa de São Paulo [www.bpsp.org.br] acaba de firmar parceria com a ACTC - Associação de Assistência à Criança e ao Adolescente Cardíacos e aos Transplantados do Coração [www.actc.org.br]. A finalidade é aliar toda a expertise de referência da Beneficência Portuguesa de São Paulo na área de cardiologia com a prestação de serviços de apoio extra-hospitalar necessário para acesso, continuidade e sucesso do tratamento médico às crianças e adolescentes cardiopatas atendidas no Complexo Hospitalar.

Pela parceria, a ACTC receberá os pacientes de 0 a 18 anos, encaminhados pelo Serviço Social da Beneficência Portuguesa de São Paulo, oferecendo suporte e o acompanhamento necessário durante todo o tratamento. Também poderão usufruir da parceria, gestantes com diagnóstico de cardiopatia fetal. Estes pacientes, uma vez cadastrados na Instituição, poderão utilizar os serviços oferecidos nos sucessivos retornos clínicos que necessitarem. Para Marcelo Ansoina, gerente de filantropia da Beneficência Portuguesa de São Paulo, parcerias como a firmada com a ACTC são importantes porque a Instituição amplia sua atuação em responsabilidade social, possibilitando maior participação em prol da comunidade.

“Muitos pacientes moram no interior de São Paulo ou em outros Estados e as famílias não têm condições de permanecerem hospedadas em hotéis após as crianças deixarem o Hospital. Após a alta hospitalar os pacientes precisam estar perto, para consultas de retorno e acompanhamento pós-cirúrgico. Por isso é importante haver entidades parceiras como a ACTC”, afirma Ansoina.

Além da hospedagem, alimentação, atendimento psicológico e social, a ACTC oferece atividades que favoreçam a inclusão social dos pacientes e seus acompanhantes utilizando o momento da crise como possibilidade de transformação da situação-problema em crescimento e aprendizagem.

As atividades oferecidas estimulam situações de solidariedade que se revertem em melhor adesão ao tratamento e em uma recuperação clínica mais favorável: Brasileirinhos - Dirigida às crianças de 3 a 12 anos, procura criar um espaço educativo para manter o vínculo com a aprendizagem, durante o período em que precisam permanecer afastadas da escola.

Adolescente Cultural - Dirigida aos adolescentes acima de 12 anos, tem como meta oferecer passeios ligados às artes e aos recursos culturais existentes na cidade de São Paulo.

Maria Maria - Dirigida às mães/acompanhantes, tem como objetivo ampliar o repertório de conhecimentos e habilidades, a partir de discussões sobre a própria cultura e origem. Proporciona noções de costura, bordado e outras formas de artesanato.

Orientação Nutricional - Direcionada às crianças/adolescentes e respectivas mães/acompanhantes, consiste em consultas clínicas e acompanhamento para a curva de crescimento e aumento de peso das crianças e adolescentes, além de aulas teóricas sobre higiene pessoal, manuseio dos utensílios e dos alimentos e elaboração de cardápios para as mães/acompanhantes.

Orientação Odontológica - Orienta crianças/adolescentes e mães/acompanhantes sobre os cuidados de higiene bucal, além de promover avaliação odontológica e aplicação de flúor.

Culinária - Dirigida as crianças/adolescentes e mães/acompanhantes oferece noções de culinária num ambiente divertido, proporcionando momentos de prazer e descontração.

Lazer - Cria oportunidades de conhecer e aproveitar os recursos que São Paulo oferece e, ao mesmo tempo, gravar na memória das crianças e mães a lembrança de um lugar que vai além da Beneficência Portuguesa de São Paulo, ampliando o universo de referências culturais e de conhecimento. Para isso, são realizados passeios aos sábados e domingos.

Parceria em números - Referência mundial em cardiologia, a Beneficência Portuguesa de São Paulo realizou em 2009 768 cirurgias cardíacas pediátricas. O número de procedimentos em crianças corresponde a 10% do total de cirurgias cardíacas realizadas pela Instituição em 2009.

Já a - Associação de Assistência à Criança e ao Adolescente Cardíacos e aos Transplantados do Coração – (ACTC) foi fundada em setembro de 1994. Durante estes 15 anos, já atendeu mais de 2.200 pacientes oferecendo atendimento multidisciplinar às crianças e adolescentes portadoras de doenças cardíacas, bem como a seus familiares, proporcionando hospedagem, alimentação, apoio social, psicológico e pedagógico.

Beneficência Portuguesa de São Paulo- Com 150 anos completados em 2009, a Beneficência Portuguesa de São Paulo é um dos maiores complexos hospitalares privados da América Latina, com alcance de atendimento de 1,5 milhão de pessoas por ano e excelência em cardiologia, transplantes, neurologia, gastroenterologia, oncologia e ortopedia. Em 2007, foi inaugurada a Unidade Hospital São José, projetada para ser referência em tecnologia e hotelaria hospitalar.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira