Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/09/2010 - 08:40

Magnésio: a energia do corpo humano

Médico especialista no assunto lança livro para explicar a origem do mineral, como ele atua no organismo e qual a sua importância para a promoção da saúde e do bem-estar.

Brasília - Há quase três décadas, o magnésio foi descoberto como um nutriente importante para o tratamento de distúrbios tanto funcionais como estruturais de diversos tecidos, órgãos e sistemas. Pesquisas realizadas por um dos maiores especialistas no assunto, Dr. Arnoldo Velloso da Costa, apontam que o magnésio regula o aproveitamento dos outros minerais, orienta a síntese de proteínas e pode ser um indicativo, quando presente na água em quantidade adequada, de áreas de pessoas com maior longevidade.

Formado em Neurologia pela Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil, após a formatura, Dr. Velloso fez pós-graduação em Freiburg.i.Br (Alemanha), onde desenvolveu uma técnica de tratamento de traumatismos cranianos considerada um "divisor de águas" para a ciência moderna. Foi neste país que teve seu primeiro contato com o magnésio, passando a integrar a Societé Internacionale des Recherches sur le Magnesium.

Desde então, há 28 anos, ele se dedica ao estudo do elemento. Os seus estudos apontam que as melhores formas de se consumir o mineral é por meio da água e de suplementos alimentares. "O chocolate e a castanha do Pará, por exemplo, são fontes ricas em magnésio. Mas, dados os seus valores calóricos, não são recomendados", explica o especialista. Entre outros benefícios da substância para a saúde, ele ainda cita a menor incidência de doenças cardiovasculares e renais.

A fonte natural de magnésio são os alimentos, notadamente as folhas verdes (a clorofila tem como base o magnésio), os cereais integrais, os frutos do mar, as frutas oleaginosas, as leguminosas, as sementes e os cereais. No entanto, solos pobres em magnésio produzem alimentos com menor carga do mineral, o que é o caso do Brasil. Justamente por isso, cerca de 90% da população é carente da substância.

"Infelizmente, o Brasil tem poucas fontes de água com altos índices de magnésio, segundo uma pesquisa apresentada no 1º European Symposium on Magnesium, realizado em Lisboa em 1993. Existem algumas poucas regiões em Minas Gerais e em Alagoas, isso porque o solo brasileiro é escasso de terras vulcânicas, o que explica a falta de águas magnesianas", diz Velloso.

O suprimento do elemento também é deficitário na vida moderna, pois, atualmente, as pessoas têm o hábito de se alimentar mal, levando uma dieta rica em gordura, sal e açúcares. "Estes costumes causam prejuízos enormes, pois as pessoas acabam não se alimentando da forma como deveriam, ingerindo poucos nutrientes, principalmente, o magnésio, que é fundamental para a saúde", avalia o especialista.

Benefícios da ingestão - O magnésio faz parte da molécula de energia celular e corporal do organismo, o ATP. O mineral atua em cerca de 300 reações bioquímicas que o organismo realiza por dia. Entre as mais importantes atuações estão o metabolismo das enzimas, sendo que sem ele, as enzimas orgânicas não podem ser produzidas ou ativadas; faz antagonismo ao cálcio no sistema cardiovascular; aumenta a capacidade de defesa do organismo; entre outros.

A ingestão diária de magnésio depende da necessidade de cada pessoa. O médico revela que problemas como insônia, enxaqueca e variações dos níveis de açúcar no sangue são sintomas que denotam a falta do mineral no organismo. Por outro lado, quem tem disposição, consegue dormir bem, tem a saúde equilibrada, possui capacidade física melhor e melhor disposição física e mental está consumido a substância na medida certa.

O resultado destes 28 anos de pesquisa, juntamente com materiais de outros especialistas no assunto, estará disponível no livro "Incrível Magnésio e sua série: Cálcio, Zinco,Vitaminas e Nutrientes Antioxidantes". A publicação, editada pela Thesaurus Editora, é voltada tanto para leigos no assunto quanto para médicos e demais profissionais da área de Saúde interessados pelo tema.

Mais do que preciosas informações, a publicação reúne relatos de tantos anos de pesquisa e de trabalho do Dr. Arnoldo Velloso da Costa, emérito médico brasileiro de renome internacional. O livro será lançado em outubro e estará disponível nas unidades da Farmacotécnica e nas principais livrarias da cidade.

Perfil: a Farmacotécnica - Instituto de Manipulações Farmacêuticas, empresa genuinamente brasiliense, oferece assistência farmacêutica há mais de 34 anos com o objetivo de dar opções ao médico de prescrever o medicamento sob medida e na dose certa para cada paciente. Para isso, trabalha com farmacêuticos especializados, credenciados pela Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag). A sua missão é manipular medicamentos com precisão, produzir e comercializar produtos diferenciados no mercado. Atualmente, a Farmacotécnica conta com oito farmácias equipadas com laboratórios de última geração. Sua estrutura compreende laboratórios de sólidos, semi sólidos e de líquidos, uma indústria de cosméticos, laboratórios de controle de qualidade, e uma chácara de cultivo de ervas medicinais.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira