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29/09/2010 - 08:49

Iniciativas da Rhodia, Michelin e PricewaterhouseCoopers são destaques do Prêmio de Sustentabilidade da Câmara Francesa

Projetos vencedores nas três categorias mostram a importância de ações efetivas para o desenvolvimento social, cultural e econômico.

A Câmara de Comércio França-Brasil (CCFB) acaba de anunciar os projetos destaques da 9ª edição do Prêmio de LIF (Liberdade, Igualdade e Fraternidade). A iniciativa, que teve recorde em 2010 com 135 projetos inscritos, premia as iniciativas da Rhodia, da Michelin e da PricewaterhouseCoopers.

Projetos vencedores: na categoria “Preservação e Proteção dos Recursos Naturais” foi destacado o projeto “Rhodia em Linha com a Biodiversidade”. A empresa tem como um dos pilares manter uma Política de Meio Ambiente e, para isso, desenvolve algumas ações como: técnicas para reduzir a emissão de poluentes, reutilização de água e o reflorestamento de uma área de 100 mil metros quadrados. Além disso, os projetos da empresa para a redução da emissão de gás de efeito estufa no Brasil e na Coreia foram os primeiros a receber a certificação das Nações Unidas (2006/2007).

A Categoria “Apoio às Comunidades Locais” premiou o Projeto Ouro Verde Bahia, que foi criado em 2004 e é considerado o principal programa de desenvolvimento sustentável do Grupo Michelin. O projeto é dividido em três eixos. O primeiro, científico, com a criação de espécies de seringueira, tem como objetivo ter uma maior produtividade e resistência aos fungos que atacam as folhas da planta. Como consequência há diversificação do Sistema Agro-Florestal, geração de empregos e renda e garantia da compra pela Michelin da produção de borracha natural.

No eixo econômico foi criado o Programa de Agricultura Familiar, que conta com mais de 1.000 famílias beneficiadas através da instalação da Casa Familiar Rural, que possibilita a qualificação profissional e humana dos jovens da região. Outro destaque é o fornecimento de infraestrutura (como Posto de Saúde, Escola Municipal e telefonia móvel para a região: uma parceria público-privada), além da doação de terreno de 18 ha para construção de moradias para 250 famílias.

No terceiro eixo, o ambiental, há diversas ações como: vigilância e preservação da Reserva Ecológica com cerca de 3.000 ha, além da floresta Mata Atlântica. Criação do Centro de Estudos da Biodiversidade, enriquecimento e pesquisa da Biodiversidade através de 52 pesquisas. Educação Ambiental para as comunidades e colaboradores da Michelin. Viveiros de espécies nativas com mais de 35 mil mudas de mais de 40 espécies e criação do Parque da Cachoeira da Pancada Grande, a maior cachoeira do litoral brasileiro com 61 metros de altura. Os primeiros resultados do Projeto Ouro Verde Bahia são a criação de 300 novos empregos diretos, mais de 4.500 hectares plantados, mais de 1000 famílias beneficiadas e diversas pesquisas na área da biodiversidade.

A categoria “Público Interno” premiou o Programa de Voluntariado PricewaterhouseCoopers em parceria com a United Way Brasil. Oficializado em 2000, o programa tem como objetivo levar os impactos positivos do seu negócio para a sociedade como um todo, e apresenta como foco estratégico a transmissão do conhecimento. Para isso, investe em programas de educação profissionalizante e empreendedorismo para jovens de 16 a 23 anos através de mentorias de Introdução à Contabilidade, Auxiliar de Departamento Pessoal, Educação Financeira – Investir Vale a Pena e Inglês. A empresa ganha com a formação diferenciada dos profissionais que se desenvolvem como líderes socialmente responsáveis e fortalece os valores da firma, através da atuação voluntária, nos programas. Em contrapartida, os jovens têm a oportunidade de se inserir no mercado de trabalho e passam a ter novos modelos. Até agora já foram 835 profissionais e familiares envolvidos e 9.688 pessoas beneficiadas pelo projeto.

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