Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/09/2010 - 09:15

Fórum Interamericano da Microempresa no Uruguai

Evento em Montevidéu em 6-8 de outubro discutirá perspectivas do setor e desempenho financeiro e social em microfinanças.

O Fundo Multilateral de Investimentos (FUMIN) do Banco Interamericano de Desenvolvimento deu início ao registro de representantes da imprensa que desejem comparecer ao 13o Fórum Interamericano da Microempresa (XIII Foromic 2010), a ser realizado nos dias 6-8 de outubro em Montevidéu, no Uruguai.

O Foromic é o primeiro evento anual sobre microfinanças e desenvolvimento da microempresa na América Latina e Caribe, onde há aproximadamente 65 milhões dessas empresas, que geram cerca de metade dos empregos da região. Todo ano, o Foromic atrai mais de 1.000 representantes de instituições financeiras, firmas de consultoria, agências governamentais e organizações internacionais interessadas no desenvolvimento da microempresa.

O programa do Foromic discutirá as perspectivas econômicas para o setor de microfinanças e como a crise econômica e financeira mundial afetou as microempresas na América Latina e no Caribe, região em que cerca de 600 instituições atendem quase 9 milhões de clientes.

As sessões plenárias e mesas-redondas discutirão temas como desempenho financeiro e social em microfinanças e tecnologias que possibilitarão às instituições de microfinanças reduzir custos e alcançar clientes em lugares distantes. Além disso, os participantes poderão comparecer a oficinas sobre microsseguros, inclusão financeira e regulamentação.

Uma nova edição do Microscópio, um relatório anual que classifica o ambiente das microfinanças em 55 países no mundo todo, incluindo 21 países da América Latina e Caribe, será apresentada na reunião. O relatório é preparado pela Economist Intelligence Unit com apoio do Fundo Multilateral de Investimentos, da CAF e do Netherlands Technical Assistance Trust Fund da International Finance Corporation (IFC).

A edição de 2010 de “Microfinance Americas: The Top 100” também será lançada durante o evento. A publicação apresentará as melhores instituições de microfinanças da América Latina e do Caribe, usando uma classificação que combina diversas medidas de desempenho em microfinanças, como alcance, eficiência e transparência.

Durante o evento, o BID entregará seus prêmios anuais para instituições de destaque na prestação de serviços de microfinanças e desenvolvimento empresarial para microempresas da América Latina e Caribe. O Banco também prestará reconhecimento a três microempresas locais que tenham se destacado por suas inovações ou por seu impacto para o desenvolvimento comunitário no Uruguai.

O Foromic deste ano, que será realizado no Parque de Exposições do Laboratorio Tecnológico del Uruguay (LATU), é copatrocinado pelo Ministério da Economia e Finanças e pela Corporación Nacional para el Desarrollo do Uruguai, além de várias agências regionais e internacionais interessadas no desenvolvimento da microempresa.

Perfil- Nas três últimas décadas, o BID tem sido um pioneiro na promoção das microfinanças. Por meio do FUMIN, um membro do Grupo BID, o Banco apoiou a expansão de importantes redes de microfinanças da região e incentivou inovações que aceleraram o desenvolvimento desse setor. Por exemplo, o Fundo liderou o trabalho de conversão de organizações não-governamentais em instituições financeiras reguladas e apoiou ações para construir uma rede de agências de classificação de risco e serviços de proteção ao crédito na região.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira