Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/09/2010 - 09:25

Crescimento e mudanças no setor farmacêutico: muitas oportunidades para indústria e varejo

Estimativa é que genéricos alcancem a participação de 33% do mercado farmacêutico até o fim de 2011; 12 patentes devem ser quebradas ainda em 2010 . Mudanças como a RDC 44/09, da Anvisa, e a proibição da venda de antibióticos sem receita faz o setor buscar novas oportunidades de crescimento. Nordeste recebe pela primeira vez a Econofarma, feira de negócios aberta a donos de farmácias, em Recife, entre os dias 7 e 8 de outubro.

O segmento farmacêutico no Brasil tem sido marcado por um crescimento inquestionável. De acordo com dados da IMS Health, consultoria especializada na área, apenas no ano passado, o setor movimentou cerca de US$ 15 bilhões, e neste ano continua a todo vapor. Mas grandes mudanças também movimentam a indústria e o varejo farmacêutico, como as novas determinações da resolução RDC 44/09, da Anvisa, e a proibição da venda de antibióticos sem receita médica.

A queda da patente de alguns remédios também tem sido alvo de discussão. Já no campo dos genéricos a situação é bastante favorável, como revela a Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos (Pró-Genéricos). De acordo com a associação, somente no ano passado, foram comercializadas em torno de 330,9 milhões de unidades de genéricos no Brasil. Com a previsão de vencimento da patente de 12 medicamentos até o fim deste ano, a participação dos “remédios sem marca” deve crescer ainda mais. A Pró-Genéricos estima que até o término de 2011 alcancem 33% do mercado farmacêutico. Ou seja, ainda há muitas oportunidades para o Brasil nessa área e, para quem souber aproveitá-las, isso pode significar aumento no faturamento. Mas quem deseja surfar nessa onda tem de investir em novas tecnologias e equipamentos, a fim de incrementar a linha de genéricos. É uma corrida contra o tempo, já que o processo de pesquisa para desenvolver um novo produto leva cerca de dois anos.

Para o varejo, adequar-se às novas determinações da Anvisa e manter os medicamentos, inclusive os isentos de prescrição médica, longe do alcance dos usuários traz um leque de oportunidades para fidelizar clientes e criar ou consolidar mais um canal de vendas para o consumidor. Além de aumentar o sortimento com produtos de higiene pessoal e beleza, a RDC 44/09 permite ao farmacista oferecer serviços como colocação de brincos, administração de medicamentos (injeções), teste de glicemia e medições de pressão arterial, entre outros.

Econofarma Recife - Para incentivar ainda mais o setor e promover negócios entre a indústria e o varejo farmacêutico, a PH Eventos [www.pheventosbrasil.com.br]), empresa especializada em marketing nesse segmento, leva pela primeira vez para Recife a feira de negócios Eco nofarma. Ela foi inspirada na feira paulista, que está na oitava edição e é considerada uma das maiores e mais completas do setor farmacêutico nacional. Neste ano, ela recebeu 10 mil visitantes e movimentou em torno de R$ 30 milhões em negócios entre os mais de cem expositores (indústrias e distribuidores de medicamentos e produtos de higiene e beleza, além de desenvolvedores de softwares, fabricantes de brindes e gráficas, entre outros) e os farmacistas. “O Nordeste é a região que registra as maiores taxas de crescimento do consumo. Já era hora de receber um grande evento para o varejo farmacêutico”, explica Paulo Heitor Lopes Bruno, diretor da PH Eventos, organizadora da Econofarma Recife e São Paulo.

Reginaldo Rossi – A Econofarma Recife 2010, com entrada gratuita, terá a participação de 67 expositores, entre eles, Distribuidora Santa Cruz, American Farma, Panarello, Grupo Galindo, e patrocínio da Medley, NS Inaladores, Omron e União Química. O evento é uma excelente oportunidade para os cerca de 6 mil visitantes aguardados realizarem negócios e para a indústria e as empresas de serviços se aproximarem de potenciais clientes.

O consultor Clóvis Tavares, PhD em marketing de alta performance e gestão de equipes pela State University of New York, ministra no dia 7 de outubro uma palestra sobre metas, desafios e foco no resultado. No último dia do evento, o cantor Reginaldo Rossi com seu conhecido repertório musical faz o show de encerramento.

.[Econofarma Recife – Feira do setor farmacêutico 2010, dias 7 e 8 de outubro de 2010,das 14h às 20h, 7 de outubro – Palestra de Clóvis Tavares e 8 de outubro – Show de Reginaldo Rossi (Ingressos limitados), no Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon), Av. Professor Andrade Bezerra, s/n, bairro do Salgadinho, Olinda/PE.Realização: PH Eventos (www.pheventosbrasil.com.br) | www.pheventosbrasil.com.br | www.econofarma.com.br. Entrada gratuita].

PH EVENTOS [www.pheventosbrasil.com.br]- A PH Eventos é a única empresa com foco exclusivo em marketing farmacêutico e especializada em intermediar projetos de integração entre a indústria, os distribuidores e o ponto de venda.

Seus eventos geram oportunidades de negócios, resultados de venda e proporcionam o desenvolvimento de networking empresarial, além de possibilitar a entrada de novos produtos no mercado. No portfólio de eventos da PH Eventos há a Econofarma São Paulo (8ª edição) e Recife (estreia em 2010) e o MixPharma, que ocorre em Foz do Iguaçu (PR), entre 16 e 18 de setembro de 2010.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira