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29/09/2010 - 09:25

Sebrae/RJ e ACRJ lançam programa para preparar pequenos negócios para a Copa 2014


Sérgio Malta, diretor-superintendente do Sebrae/RJ

Entre as ações que serão realizadas estão capacitações, consultorias e rodadas de negócios. Expectativa é que cerca de duas mil micro e pequenas empresas sejam beneficiadas.

O Sebrae/RJ e a Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) lançaram no dia 27 de setembro (segunda-feira), um amplo programa para preparar micro e pequenas empresas fluminenses para aproveitarem oportunidades que surgirem com a Copa 2014.

Na ocasião estiveram presentes os ícones do turismo, e do desenvolvimento econômico do estado e município do Rio de Janeiro, além de várias associações, federações, sindicatos

Por meio do programa, as empresas passarão por um diagnóstico, para avaliar seu nível de competitividade, e receberão um plano de desenvolvimento individual, que incluirá capacitações, consultorias e ações de acesso a mercado, como rodadas de negócios. Ao todo, 500 empresas participarão de todas as fases do programa, mas estima-se que outros dois mil empreendimentos sejam beneficiados por alguma ação do projeto, desde palestras a consultorias.

"A realização da Copa do Mundo no Brasil trará inúmeras oportunidades para os pequenos negócios, que terão que estar preparados para as demandas que surgirem. Por isso, decidimos começar essa preparação desde já, capacitando os micro e pequenos empreendimentos e garantindo que tenham acesso a novos mercados e às grandes empresas que estarão envolvidas no evento, por meio da participação em rodadas de negócios, feiras, entre outros eventos. Assim, as pequenas podem passar a atuar como fornecedoras de bens e serviços relacionados à Copa", explica o diretor-superintendente do Sebrae/RJ, Sérgio Malta.

Antes de dar início ao trabalho, o Sebrae/RJ fez um estudo sobre os principais segmentos econômicos nos quais deve haver maior demanda por conta da realização da Copa. Foram escolhidos 24 segmentos, como hotéis e pousadas, restaurantes e bares, construção civil, lavanderias, recuperação e manutenção de veículos, construção civil, entre outros.

Um projeto piloto começará a ser realizado em outubro com 90 empresas desses segmentos. Depois, o trabalho será estendido a outras 500 empresas. Além de consultorias, serão realizados diversos cursos, como Estratégias Empresariais e Gestão. Além disso, até 2013, serão realizadas cerca de 20 rodadas de negócios, a fim de aproximar as pequenas das grandes empresas que participarão diretamente do evento.

.[As empresas interessadas em participar do projeto devem procurar o Sebrae/RJ ou entrar em contato com a Central de Relacionamento da entidade, no número 0800-570-0800].

“O impacto na economia brasileira deve girar em torno de R$ 183,2 bilhões de reais por conta da Copa de Mundo de 2014”, revela o diretor de operações para a Fifa, Ricardo Trade.

Deste montante cerca de R$ 33 bilhões serão destinados à infraestrutura, afinal, esperam 9,4 bilhões de turistas que acompanharão o evento no Brasil inteiro.

“Mas o Rio de Janeiro tem um diferencial, e precisa explorar isso”, diz Ricardo.

Márcia Lins da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços que foi representando o governador Sérgio Cabral, disse que “há uma preocupação de que as oportunidades apresentadas pela Copa 2014 e Olimpíadas 2016 é que estes eventos deixem um legado permanente para a sociedade fluminense e brasileira”.

Eduardo Henrique D 'Ávila, diretor regional da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) do Rio de Janeiro e Espírito Santo disse que já possuem uma parceria com o Sebrae mais de quatro anos, e cerca de 20 empresas têm selo de qualidade em gestão e tecnologia, “o que as classificam com excelência para qualquer demanda que surgir, como agora por exemplo a Copa do Mundo 2014 e Olimpíadas 2016”, conclui.

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