Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/09/2010 - 09:45

“Lúcio Costa Café” é uma das atrações da Casa Cor Brasília 2010


Tânia Franco e William Hanna assinam espaço projetado para homenagear o arquiteto idealizador do Plano Piloto de Brasília. A ideia é proporcionar aos visitantes um ambiente cercado de sofisticação e bom gosto.

Modernismo, requinte, conforto e beleza resumem um pouco do “Café Lúcio Costa”, ambiente de 180m², projetado pelos arquitetos Tânia Franco e William Hanna, que participam, pela primeira vez, da Casa Cor Brasília 2010. O evento ocorre entre os dias 8 de outubro e 17 de novembro, na antiga sede da CEB (904 Sul).

Baseado na poesia modernista da Arquitetura e Urbanismo de Lúcio Costa, apresentada de forma conceitual, o projeto apresenta uma leitura contemporânea e inovadora, resultando em um espaço harmônico e funcional. “Todo o trabalho foi projetado tendo como fonte de inspiração o estilo modernista, resgatando formas e desenhos no mobiliário e revestimentos trazidos para Brasília ainda na década de 60”, explica a arquiteta e designer de interiores, Tânia Franco.

Segundo ela, o processo criativo de um dos maiores e mais respeitados profissionais da arquitetura modernista é proposto de uma maneira em que a composição do espaço e seus elementos tragam a leveza estética e visual. “A harmonização de cores; o mobiliário com design retrô; a iluminação contemporânea; a alta tecnologia em som, imagem e automação; e os adornos com o filme e as obras do grande projetista do Plano Piloto de Brasília foi o princípio inicial do projeto, refletindo em um espaço que, além de funcional, seja contemplativo e inovador”, esclarece William Hanna.

O ambiente - O cinza, o branco e o preto criam um contraste único com o lilás púrpura da cadeira “Bailarina”, elaborada pela designer Solange Fernandes; e dos pendentes amarelos, da Interpam. O mobiliário modernista, em madeira e palha trançada, da Via Condotti, descansa sobre o piso de granitina restaurada. O desenho geométrico do papel parede, da Tabriz, adorna as paredes juntamente com a textura em mármore, da Suvinil.

A tecnologia de ponta da automação, som e imagem, da GR Cine e Áudio, harmoniza-se com o painel de azulejos e gravuras do inigualável e renomado artista Athos Bulcão. O belo jardim vertical, da Art de Vie, se completa com piso Portobello Eco Parquet e com os toldos Hunter Douglas, imprimindo aconchego e convívio social à varanda. O ambiente conta com a parceria da La Boulangerie e cafeteiras Nespresso.

De acordo com os arquitetos idealizadores da cafeteria, o intuito do ambiente é proporcionar aos visitantes um passeio atemporal e histórico pelo cinquentenário de Brasília, por meio do emprego de elementos que remetam a desenhos, imagens e vídeos de Lúcio Costa, além da utilização da expressividade única das obras de Athos Bulcão.

Sustentabilidade - A sustentabilidade também está presente no Lúcio Costa Café. Reaproveitamento de materiais, automação sem fio, aquisição de produtos com selos “verdes” e emprego de recursos naturais no ambiente são algumas das medidas que Tânia Franco e William Hanna encontraram para deixar o ambiente ecologicamente correto.

“Mantivemos o piso de granitina original do espaço, propondo sua revitalização e preservação. A parede verde, ou jardim vertical, como muitos denominam, contribui para minimizar as emissões de CO2 na atmosfera, proporcionando conforto térmico e contribuindo para melhorar o conforto acústico ao ambiente. Teremos ainda um condicionador de energia, da “Upsai”, com tecnologia dual core, que protege e limpa as impurezas da energia.

Sobre Tânia Franco – Com 25 anos de profissão, Tânia Franco é mineira, formada em Biologia, Design de Interiores e Arquitetura. Em Goiânia, era integrante do escritório Franco & Hanna Arquitetura e Interiores. Seu portfólio inclui participações nas mostras Casa Cor e Morar Mais. Este ano, participa da Casa Cor 2010 - Brasília com o espaço “Lúcio Costa Café”.

Sobre William Hanna – Nascido em Bela Vista de Goiás, quando estava no último ano do curso de Direito, descobriu que aquela não era a sua vocação. Às vésperas de concluir a graduação, matriculou-se em Arquitetura e nunca mais saiu do ramo. Para William, o bom profissional deve despir-se de todos os preconceitos e saber atuar com habilidade em todos os estilos, pois a principal tarefa de todos é atender aos desejos e necessidades dos clientes.

.[Casa Cor Brasília 2010, de 8 de outubro a 17 de novembro de 2010, das 12h às 22h, diariamente, na Antiga sede da CEB, 904 Sul. Quanto: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia)].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira