Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/09/2010 - 09:59

Grupo Exal lança novas tecnologias para o setor sucroalcooleiro em workshop


Eduardo Aleixo, gerente de Novos Negócios do Grupo Exal

Representates de cerca de 20 usinas conheceram os sistemas Compress e o Multipress.

O Grupo Exal promoveu no último dia 22 de setembro, em Piracicaba, o workshop Tecnologias para o Século 21, quando apresentou para uma plateia de cerca de 40 pessoas, melhorias de processos produtivos na indústria sucroalcooleira.

O evento contou com a participação de representantes de cerca de 20 usinas de todo o Brasil e do Equador. Entre os presentes estavam o Grupo Cosan, Usina Santa Lúcia, Usina São José da Estiva, Bunge, Usina Colorado, São Martinho, Aceros de los Andes, entre outros.

As apresentações foram feitas pelo gerente de novos negócios do Grupo Exal, Eduardo Aleixo e pelo consultor da empresa, José Sartori, com a participação dos parceiros Francisco Loffredo Neto, da L&M Engenharia e José Campanari Neto, da MCE Engenharia.

Multipress - A primeira inovação apresentada foi o Multipress que utiliza o vácuo contínuo no processo de destilação permitindo assim uma grande economia de vapor. “Com o sistema Multipress, o processo de destilação que antes utilizava 3,1 kg de vapor por litro de etanol hidratado, passa a usar somente 1,5”, explica Sartori. Essa economia de vapor pode aumentar o potencial de co-geração de energia elétrica da unidade e que poderá ser utilizada para alimentar a usina ou ser vendida para a rede conveniada.

“Trata-se de um importante sub produto para as usinas. Atualmente todas as unidades estão muito interessadas na produção e co-geração de energia”, conta Mauro Ferreira, da Usina São José da Estiva, de Novo Horizonte (SP).

Segundo Sartori o processo gera ainda uma economia no consumo de água de cerca de 30%. “O Multipress pode ser adaptado à maioria das colunas de destilação já existentes”, diz o consultor.

De acordo com os balanços apresentados pela MCE Engenharia a usina terá um ganho representativo com o sistema. “Para a moagem de dois milhões de toneladas de cana de açúcar ao ano, a tecnologia Multipress tem capacidade de gerar um acréscimo de energia que representa cerca de R$ 5 milhões a mais, ao ano, se comparado com a tecnologia convencional”.

Compress - Para redução de até 90% da vinhaça, utilizando a mesma energia da destilaria, foi apresentado o Compress.

Atualmente, as usinas utilizam a vinhaça para irrigar e fertilizar as lavouras de cana. Esse processo tem restrições ambientais legais em vários países e gera um gasto alto de transporte e aplicação. “Com a concentração da vinhaça, reduzimos esse gasto logístico para levar o produto até à plantação e minimizamos o impacto ambiental desta aplicação”, explica Sartori.

O mais interessante financeiramente para as usinas é que o Compress utiliza a mesma energia da destilaria. Uma usina padrão, que produz 500 mil litros de etanol/dia, e distribui a vinhaça no seu volume total por caminhões, tem retorno desse investimento em pouco mais de um ano.

Os dois processos podem ser utilizados separadamente ou em conjunto.

Carlos Eduardo Marques, gerente industrial da Usina Santa Lúcia, de Araras (SP) gostou muito da apresentação das novas tecnologia. “As duas são extremamente importantes e necessárias para as usinas manterem a competitivdade no mercado.”

A mesma opinião tem Ferreira. “A competição está cada vez maior e a eficiência nos processos precisam sempre ser aprimoradas para um melhor resultado final.”

Grupo Exal - O Grupo Exal possui cerca de 50 funcionários e sua fábrica está localizada no Distrito Industrial Uninorte, em Piracicaba. A empresa está dividida em três segmentos: Exal Indústria, voltada para os setores de etanol, açúcar, energia e novas tecnologias; Exal Comércio, especializada em plantas didáticas e acessórios para usinas; e Exal Consultoria, com foco em projetos de engenharia e otimizações de plantas em suas áreas de atuação.

A equipe técnica possui mais de 30 anos de experiência no mercado e o escritório de projetos conta com profissionais qualificados em engenharia química, agronômica, industrial e mecânica, além de projetistas industriais e os mais modernos equipamentos e softwares desenvolvidos para o segmento.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira