Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/09/2010 - 08:40

Jacareí conquista prêmio de qualidade no combate à tuberculose

A cidade é premiada pelo 8º ano consecutivo. O município recebeu o certificado devido ao seu grau de eficiência na cura e no tratamento da doença. Do total de pacientes que começaram a se tratar no ano passado, 93% foram curados

O município de Jacareí, a 80 km de São Paulo, conquistou pelo oitavo ano o prêmio “Qualidade nas Ações de Controle da Tuberculose” pela eficiência e desempenho no tratamento e cura da doença durante o ano de 2009. O certificado foi conferido pela Divisão de Tuberculose do Centro de Vigilância Epidemiológica “Prof. Alexandre Vranjac”, órgão ligado à Secretaria Estadual de Saúde.

O Programa de Combate à Tuberculose é desenvolvido em Jacareí pelo Ambulatório de Infectologia da Secretaria Municipal de Saúde, que obteve um índice de 93% de cura no ano passado. Do total de58 pacientes que iniciaram o tratamento, 52 foram curados. A meta de cura estabelecida pela OMS (Organização Mundial de Saúde) é de 85% dos pacientes que iniciam o tratamento.

O secretário de Saúde, Antônio de Paula Soares, avaliou a importância da premiação. “O município está sendo reconhecido pelo resultado de um trabalho muito importante e que requer empenho dos profissionais de saúde. Essa é a nona edição do prêmio e é a oitava vez que Jacareí é premiada. Isso mostra que nosso programa é um sucesso!”, afirma Soares.

O Ambulatório de Infectologia de Jacareí está localizado na Rua Purus, n.º 79 – Jardim Paraíba. O horário de funcionamento é das 7h às 17h e o telefone para informações é (12) 3955-9657.

Tuberculose - A doença é causada pelo bacilo de Koch e atinge, principalmente, os pulmões, embora possa se localizar em qualquer parte do corpo. Quando é pulmonar, os sintomas iniciais são discretos e se parecem com os do resfriado comum: mal-estar, febre e tosse. Ela é contagiosa e só se transmite pelo ar, quando o doente tosse, fala ou espirra. Como medida de proteção individual, é importante vacinar os bebês com BCG no primeiro mês de vida. A vacina é capaz de prevenir as formas mais graves da doença, especialmente nas crianças.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira