Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/09/2010 - 09:54

Use o cartão de crédito muito (bem)!


O cartão de crédito, emitido por bancos, financeiras ou por lojas, é um excelente instrumento de consumo, o qual permite adquirir bens e serviços sem ter dinheiro disponível naquele momento, no bolso ou no banco. Suas principais vantagens são concentrar pagamentos, pois ele é útil para direcionar numa única data, escolhida por você, o pagamento de diversas despesas do mês. Com isso, há uma facilidade no controle do fluxo de caixa pessoal e prazo maior para pagamento, já que o desembolso de dinheiro pode ser adiado em até 40 dias, dependendo da data da compra.

Além disso, pode ser parcelado em algumas vezes sem juros e é prático, pois as compras podem ser feitas com extrema rapidez e sem consulta a órgãos de proteção ao crédito. Com cartões internacionais, podemos ainda comprar em qualquer lugar do mundo. O cartão de crédito ainda representa segurança, já que as pessoas não precisam andar com dinheiro ou talões de cheques para ir às compras, além de oferecer algum tipo de benefício como seguro, pontos para trocar por produtos, descontos, entre outros.

Por todas essas vantagens e pelo desenvolvimento tecnológico, a quantidade de cartões de crédito passou de 118 milhões, em 2000, para 565 milhões em 2009, evolução que caminhou paralelamente ao volume de transações efetuadas, com acréscimo de 457% no mesmo período, conforme levantamento da ABECS (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços).

Mas, nem tudo é perfeito. Tamanha praticidade também traz problemas ou exige maior atenção por parte do cliente. Como o crédito é muito fácil, as pessoas podem gastar mais do que têm ou receberão, trazendo problemas para liquidar sua fatura na data do vencimento. Lembre-se que você só gastou porque você quis, ninguém te obrigou a consumir! No caso do consumidor não pagar a totalidade da fatura, sobre o saldo devedor remanescente incidirá uma das maiores taxas do mercado, a qual gira em torno de 238% ao ano conforme Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade). Por se tratar de um produto financeiro, a administradora do cartão cobra uma tarifa, a anuidade. O que poucos sabem é que se pode negociar uma redução ou mesmo isenção de tal taxa, dependendo do relacionamento com a instituição.

Para tirar o máximo proveito na utilização do cartão de crédito, que é cada vez mais popular no mundo moderno, é importante que o cliente pague sempre o valor total da fatura, mesmo que para isso seja preciso tomar um empréstimo com juros mais baixos para fazê-lo, como o empréstimo consignado.

O limite do cartão de crédito não é dinheiro seu. É importante lembrar que as compras feitas com ele são, na verdade, pequenos empréstimos que precisarão ser pagos em data futura. Também não é interessante ter mais de um cartão, pois dificulta o controle e facilita maiores gastos. Ter mais de um cartão dá a sensação de ter mais dinheiro para se gastar! As compras de maior valor devem ser concentradas em datas logo após o fechamento da fatura. Isso lhe dará mais tempo para pagar. Outra dica é evitar saques no cartão de crédito, pois os juros são elevados.

Se você é do tipo consumista, deixe o cartão em casa para ir ao shopping ou outros lugares onde o objetivo não seja comprar algo específico. Confira a fatura e faça análise dos gastos do mês anterior, isso ajuda muito a gastar melhor nos períodos seguintes. Escolha cartões adequados ao seu padrão de vida, pois os mais “sofisticados” têm anuidades mais elevadas. Se você não viaja ao exterior, por exemplo, não tem porque ter um cartão internacional. Diversas lojas, físicas ou virtuais, oferecem descontos de até 15% para pagamentos com boletos bancários ou débitos em conta (no ato da compra). Havendo esta possibilidade, o mais vantajoso, geralmente, é pagar a vista. As lojas não concedem este desconto no cartão de crédito porque a administradora do cartão cobra taxas de juros e tarifas para realizar a transação.

Se você consegue ser organizado financeiramente, pagando todas as contas em dia, a utilização do cartão permitirá que aplique o dinheiro até o vencimento da fatura gerando, ainda, juros a seu favor. Parece pouco, mas se considerar esta atitude ao longo de 30 ou 40 anos terá um belo acréscimo, pois deixará de pagar juros e passará a recebê-los. Lembre-se que, se bem utilizado, o cartão de crédito é um grande aliado seu. Ele permitirá que tenha mais comodidade e praticidade no dia-a-dia.

. Por: Wilson Pires, professor do curso de Administração do Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira