Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/10/2010 - 09:06

INC ganha primeiro centro de tratamento de doenças da aorta do Rio de Janeiro

Prevenção pode reduzir a chance de mortalidade pela doença, que pode chegar a 95%.

As doenças da aorta são cardiopatias silenciosas graves que podem causar aneurismas e dissecções na aorta (rompimento da veia por dentro). Normalmente, seu diagnóstico é feito tarde demais, quando a aorta já está rompida e, nesse caso, a chance de mortalidade chega a 95%. Com o objetivo de diagnosticar essa doença precocemente, os profissionais do Instituto Nacional de Cardiologia (INC) criaram o Centro de Tratamento de Doenças da Aorta, onde terão ferramentas para diagnosticar o problema com antecedência, através de diferentes exames e até de análise genética.

O chefe do Centro de Tratamento das Doenças da Aorta do INC, Alexandre Siciliano, destaca que hoje são poucos os médicos e hospitais preparados para atender esse tipo de problema.

“Na maioria das vezes o paciente não sabe que tem uma doença na aorta e só descobre quando a aorta rompe. Nesse caso, ele precisa ser operado com urgência e quando isso acontece é difícil achar um local especializado para realizar essa cirurgia. Na maioria das vezes, o paciente acaba morrendo”.

Siciliano explica que essa cardiopatia mata mais que outras doenças comuns- “Por causa da falta de diagnóstico e por não haver um tratamento adequado, a doença da aorta chega a causar mais mortes que o câncer de pulmão e o de mama”, avisa o cirurgião. “Quando o doente faz um acompanhamento e descobre que tem problemas na aorta, podemos evitar o rompimento fazendo cirurgias específicas de baixo risco ao paciente. Com essas intervenções, evitamos a cirurgia de emergência e aumentamos a expectativa de vida”.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira