Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/10/2010 - 09:19

Vendas internas mantiveram ritmo de crescimento em agosto, aponta Abiquim


O volume de vendas internas dos produtos químicos de uso industrial, segundo informações preliminares, manteve o ritmo ascendente e fechou agosto de 2010 com crescimento de 0,71% sobre o mês anterior. Vale registrar que a variável havia crescido expressivos 14,11% em julho. A melhora recente nos volumes de vendas é atribuída ao aquecimento da demanda no mercado interno de diversos segmentos consumidores e também a algum adiamento das compras nos meses anteriores, em decorrência da expectativa de queda de preços no mercado internacional. Especificamente em agosto, sobre julho, o volume de importações dos produtos da amostra do RAC caiu 9,9%.

Após ter alcançado em julho o melhor patamar desde janeiro de 2000, o índice de produção teve retração de 4,25% em agosto, justificada essencialmente pela realização de paradas (programadas ou não) para manutenção, o que impactou negativamente quatro grupos: cloro e álcalis, intermediários para fertilizantes, intermediários para resinas termofixas e outros produtos químicos orgânicos.

No que se refere ao índice de preços, após um período de cinco altas consecutivas (janeiro a maio), a variável registrou deflação pelo terceiro mês seguido, com resultado de -1,83% em agosto. Essas reduções têm refletido o comportamento dos preços no mercado internacional, que vêm caindo nos últimos meses. Todavia, vale lembrar que a nafta petroquímica, principal matéria-prima do segmento, voltou a subir nos últimos dois meses no mercado externo, o que pode trazer algum reflexo para os preços dos produtos químicos.

De janeiro a agosto de 2010, sobre iguais meses do ano anterior, todas as variáveis apresentam resultados expressivos, em razão da melhora da demanda no mercado interno no período recente, mas principalmente pela base deprimida de comparação (em decorrência do agravamento da crise internacional nos primeiros meses de 2009): produção +9,52%, vendas internas +8,93% e preços +9,85%. Na comparação dos últimos 12 meses, de setembro de 2009 a agosto de 2010, sobre igual período anterior, as variações também são positivas para o índice de produção +12,13% e para o de vendas internas +13,62%.

Todavia, no que diz respeito ao índice de preços, em bases anualizadas, a variável apresenta redução de 5,51%. A utilização da capacidade instalada ficou em 83% de janeiro a agosto deste ano, quatro pontos acima da média (79%) de igual período de 2009. O consumo aparente nacional dos produtos do RAC teve um aumento razoável de janeiro a agosto de 2010, sobre igual período do ano passado: +15,24%. Todavia, o fato que preocupa é que as importações dos mesmos produtos cresceram 27,37% (três vezes mais que a produção local), nessa mesma comparação. A variável pessoal ocupado acumulou alta de 1,25% de janeiro a agosto de 2010, recuperando parte das perdas de 2009, ocasião em que foi registrado o decréscimo de 2,98% no número de pessoas trabalhando no segmento.[www.abiquiim.org.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira