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01/10/2010 - 09:36

Iveco apresenta no Salão de Hannover, o Ecostralis e o Ecodaily Elétrico, modelos preparados para o futuro sustentável


Iveco mostra ao mundo mais uma vez a sua capacidade de transformar a inovação em realidade. O Iveco ECOSTRALIS otimiza o tempo das entregas reduzindo ao mínimo possível o consumo e emissões de CO. O Ecodaily Elétrico já vem sendo usado na Europa pela gigante DHL, como furgão para entregas em âmbito urbano.

A Iveco está presente no 63º IAA - Salão Internacional do Transporte, em Hannover, Alemanha, apresentando uma grande variedade de produtos, serviços e tecnologias inovadoras. A ideia que motiva a presença da marca no evento é “Transformar a inovação em realidade”. O Ecostralis e o Ecodaily Elétrico são dois dos produtos de destaque da Iveco na feira, a maior do segmento no mundo e que será realizada até o dia 30 de setembro.

A marca Stralis, por sua vez, se faz presente no evento com muitas configurações, e representa a resposta da Iveco às exigências do mercado de transporte de longas distâncias.

Uma novidade que a Iveco traz ao evento é a presença, em todos os veículos Ecodaily com motor diesel, do sistema integrado Blue&Me e Tom Tom, criado a partir de uma parceria entre a Microsoft e o Grupo Fiat, e que hoje é um dos mais eficientes sistemas de navegação por satélite do mercado.

Ecostralis, o pesado que une economia e respeito ao meio ambiente - A Iveco faz em seu criativo estande, inspirado nos desenhos de Leonardo da Vinci, o lançamento mundial do Ecostralis. Maior destaque da marca no Salão de Hannover, o veículo é projetado para o transporte de cargas de longa distância e possui uma missão clara: contribuir para a sustentabilidade do transporte estradeiro, otimizando o tempo das entregas e reduzindo ao mínimo possível o consumo e emissões de CO2 . Para a Iveco, alcançar a sustentabilidade é mais do que um objetivo: é uma prática empresarial, um modo de pensar que influi todas as escolhas diárias da empresa.

O Ecostralis representa a proposta mais avançada da Iveco para o segmento dos pesados: seu sistema está projetado para exercer controle constante sobre a pressão dos pneus, além de exibir uma aerodinâmica extremamente moderna. Na parte de serviços, possibilita o download remoto dos dados do tacógrafo digital, em uma interface que conta com uma tela tátil que permite a comunicação direta entre o motorista e a sede da transportadora. O “ring fencing”, por sua vez, também presente no sistema, detecta se o veículo sai da rota pré-estabelecida e avisa a transportadora do ocorrido.

O prefixo ECO significa, ao mesmo tempo, ECOnômico e ECOlógico. O Ecostralis é o mais eficiente e ambientalmente sustentável caminhão de sua categoria. O novo pesadão europeu da Iveco conta com pneus especiais, capazes de reduzir a fricção e que apresentam eficientes características aerodinâmicas. No ECOSTRALIS se concentram os pontos mais fortes da gama Stralis, com grande ênfase em dois aspectos: a eficiência e a integração dos serviços.

Tecnologia de vanguarda e conforto para o motorista

Com o Ecostralis, a Iveco mais uma vez oferece ao motorista um conjunto de produtos e serviços projetados para melhorar o conforto, a segurança, o consumo e o rendimento do transporte. Como? Proporcionando um ambiente de trabalho cômodo e produtivo;

.colocando à disposição do cliente sistemas de segurança mais sofisticados, que reduzem consideravelmente o risco de danos às pessoas e ao veículo;

. organizando atividades de formação para ajudar os motoristas a ter uma condução mais econômica e segura;

.simplificando o trabalho das transportadoras com ferramentas telemáticas inovadoras, que permitem medir a distância percorrida por cada veículo, para detectar o consumo excessivo e otimizar os deslocamentos reduzindo ao máximo os imprevistos e os tempos de espera.

Características técnicas do produto - Todos os motores do Ecostralis foram aperfeiçoados com o objetivo de minimizar o consumo e as emissões de CO2. O Ecostralis é uma variante específica do Stralis, nas versões AS, AD e AT, dotado de um motor Cursor 10 que vai de 420cv até 460cv. Além disso, às opções de motor atuais se juntará em breve um modelo com motor Cursor 13, equipado com 500cv.

Os motores Ecostralis estão adequados ao padrão europeu EEV, o mais rígido atualmente em vigor no planeta, e apresentam uma configuração que permite otimizar o consumo de acordo com o tipo de transporte a ser feito, sempre emitindo um baixo nível de CO2.

O veículo também tem sistema de freios EBS (Electronic Braking System), que permite modular a eficácia da frenagem com base na massa máxima autorizada e que, graças ao interruptor ECO, é capaz de limitar o fornecimento da potência do motor de acordo com o tamanho da carga que o caminhão transporta. Deste modo, o Ecostralis pode reduzir sua potência e, consequentemente, o consumo na fase de aceleração, sem prejudicar a sua velocidade total.

Na versão com câmbio Eurotronic, um ECO-interruptor regula, de maneira constante e automática, as trocas de marcha. Dessa forma, o sistema economiza energia, dando mais força à eficiência total do veículo.

Os pneus feitos em série, em todas as versões, ostentam as mais inovadoras tecnologias para reduzir a fricção da rodagem. Além disso, os novos pneus 305/70 R22.5 se combinam em uma relação de 1:2.64, otimizando assim a condução e os custos da operação. Com um índice de pressão correto, as rodas ajudam a diminuir os gastos com combustível. Em virtude dessa característica, o Ecostralis vem equipado com o sistema TPMS (Tyre Pressure Monitoring System), que permite manter sob controle a pressão dos pneus: em caso de perda de pressão, um sinal sonoro e visual avisa o condutor do veículo.

A aerodinâmica do caminhão, particularmente naqueles que pertencem ao segmento dos pesados, tem um notável impacto sobre os níveis de consumo do veículo. E o Ecostralis, como garantia de que terá uma grande eficiência aerodinâmica, está dotado de spoilers, tanto na parte lateral como na frontal.

A eficiência de um veículo não depende apenas de suas características técnicas, mas também de como ele é administrado. Por essa razão, a Iveco oferece a seus clientes europeus a solução telemática “Blue&Me Fleet”, desenvolvida sobre uma plataforma da parceria Fiat-Microsoft e nascida a partir de um trabalho conjunto com a Qualcomm, líder global em soluções para gestão de frotas.

Os serviços telemáticos da Qualcomm permitem ao transportador obter informações em tempo real de todos os veículos dotados deste dispositivo. O computador de bordo pode dialogar com o sistema CAN bus do veículo para solicitar informações de operação (como consumo de combustível, distância a ser percorrida, velocidade e quilometragem já percorrida) e as vincular à identidade do condutor, o que permite gerar dados precisos sobre o estilo de condução de cada motorista.

A tecnologia do veículo também possibilita que o download dos dados do tacógrafo digital seja feito de longa distância. Utilizando uma rede móvel, o dispositivo Blue&Me Fleet transmite tais dados à Qualcomm e o operador, usando qualquer navegador de internet, pode ter acesso às informações por meio do portal FleetVisor.

Para simplificar a oferta da Blue&Me Fleet, a Iveco oferece a seus clientes europeus os seguintes pacotes de serviço: Básico: inclui o sistema de downloads das informações do motorista e do tacógrafo que podem ser feitos à longa distância e a conexão com o sistema ANS (Assistance Non Stop). Assim, o serviço de assistência ao cliente da Iveco pode intervir rapidamente em uma eventual parada técnica e, por meio do sistema, ter acesso à posição geográfica e ao tipo de problema;

Intermediário: abrange todas as características do pacote básico e, também, o chamado “telematic track and trace” (um mapa com o trajeto percorrido pelo caminhão). Além disso, tal opção oferece o monitoramento da quantidade de horas em que o veículo está operando na estrada.

Avançado: todas as vantagens dos pacotes Básico e Intermediário mais um monitor sensível ao toque que permite a comunicação direta entre o motorista e as filiais da transportadora. Também apresenta a tecnologia “ring fencing” – sistema que detecta qualquer mudança de rota não-planejada.

Segurança - O Ecostralis oferece a máxima segurança ao motorista, adotando alguns dos sistemas eletrônicos mais avançados do mercado: EBS (Electronic Braking System) - O EBS é um dispositivo eletrônico aplicado no sistema de freios do cavalo-mecânico e do semirreboque que integra também as funções ABS (Antilock Braking System), ASR (Acceleration Slip Regulation) e EBL (Electronic Brake Limiter).

O sistema combina a ação do freio-motor à do Intarder e os ativa automaticamente com o objetivo de aumentar a eficácia e minimizar o desgaste dos freios de serviço. Os veículos com este sistema estão equipados com freios a disco em todos os eixos.

ESP (Electronic Stability Program) - O sistema ESP atua quando o veículo, afetado pelas condições da estrada, chacoalha de maneira inesperada, regulando a potência do motor e freando cada roda com diferentes intensidades, o que acaba contribuindo para a estabilização do caminhão. Ele estabiliza o veículo tanto em desvios inesperados no trajeto como em curvas perigosas.

Perfil- O Hill Holder é um sistema que ajuda o caminhão a superar subidas muito íngremes. Sua função é impedir que o veículo retroceda quando o motorista libera o pedal de frenagem. Graças a esta solução, o veículo consegue arrancar na subida sem oferecer nenhum perigo e os pneus sofrem um menor desgaste.

ACC (Adaptive Cruise Control) - O Adaptive Cruise Control é um sistema inteligente que mantém a velocidade de cruzeiro constante definida pelo motorista, e também é capaz de avaliar uma eventual aproximação excessiva de outros veículos na direção do caminhão. No caso de não existir uma distância segura entre os dois veículos, o sistema aciona automaticamente o freio motor, o Intarder e o freio de serviço.

LDWS (Lane Departure Warning System) - O Lane Departure Warning System emite sinais sonoros quando o caminhão sai da pista que está utilizando na estrada e, assim, evita acidentes que geralmente acontecem por causa de distrações do motorista ou de sono repentino.

Inovação nos serviços ao cliente - Determinada a trabalhar pela defesa do meio ambiente, a Iveco reserva uma parte importante de seu espaço na exposição a veículos com motores inovadores, que garantem uma notável redução no consumo de combustível e nas emissões de CO2.

E no evento, tais veículos mostram que trações híbridas ou elétricas não são mais apenas protótipos, e sim veículo de uso diário nos mais diversos segmentos.

Ecodaily Elétrico - No Salão IAA 2010, a Iveco também apresenta o Ecodaily Elétrico equipado com os elementos característicos de um importante cliente: a DHL, que utiliza o furgão para entregas em âmbito urbano. A Iveco, pioneira nos motores de propulsão elétrica, projetou e fabricou o primeiro Daily elétrico em 1986. Posteriormente, a gama foi ampliada e começou a incluir furgões e ônibus urbanos.

O Ecodaily Elétrico é um veículo de propulsão elétrica com zero de emissões, projetado, fabricado e comercializado com a rede européia Iveco. Um sistema de acúmulo de alta energia tipo plug-in alimenta, por meio de um inversor de corrente, um motor elétrico do tipo assincrônico trifásico que move diretamente o veículo e recupera energia durante a frenagem. Tal vantagem está disponível nas versões 35S (furgão e chassi-cabine) com um motor de 30 kW nominais (60 kW de pico) e 50C (furgão e chassi-cabine), equipado com motor de 40 kW nominais (80 kW de pico).

O Ecodaily Elétrico está equipado com baterias de tração do tipo Zebra Z5 com tecnologia Na/NiCl2 (Sodio Níquel Cloro) – que não produzem emissões de gases, não exigem manutenção e são totalmente recicláveis - e tensão nominal de 278 Volts. Dependendo das versões e da autonomia requeridas, o veículo está equipado com um número de baterias que varia de dois a quatro (este apenas para a versão 50 C), e com um sistema regenerativo que recarrega as baterias durante a frenagem, aumentando assim a autonomia. Alcança uma velocidade máxima de 70 km/h com uma autonomia que oscila entre os 90 e os 130 km, dependendo do número de baterias e do tipo do trabalho a ser feito.

Para recarregar as baterias, o veículo conta com um número de carregadores igual ao número das baterias de tração instaladas e basta ter uma tomada trifásica de 380 V/32A. A operação de recarga dura cerca de oito horas. O peso das baterias, que no passado impunha muita limitação aos veículos elétricos, pois tirava espaço da carga útil, é um problema que foi praticamente solucionado pela Iveco: a empresa fabricou um veículo que, com suas duas baterias, tem um peso sem carga que é apenas 300 kg superior da versão a diesel.

Todos os sistemas de tração elétrica estão comandados por um sistema que se comunica a partir de uma rede CAN. Os sistemas auxiliares, como a refrigeração das baterias e o dispositivo que dá assistência à frenagem, são alimentados por motores elétricos de 12 V, enquanto o dispositivo da direção assistida é alimentada diretamente pela bateria de tração DC.

No painel, está instalada uma tela CAN que proporciona ao motorista as informações necessárias para a correta condução: tensão, temperaturas, corrente das baterias de tração e indicações sobre as condições do sistema de propulsão elétrica. O ECODAILY Elétrico se conduz de uma maneira parecida à de um veículo normal equipado com câmbio automático, mudando as velocidades a partir de uma alavanca que se comunica via CAN. O controle da velocidade é garantido pelo inversor de tração de acordo com a pressão exercida nos pedais de aceleração e freio.

O Ecodaily Elétrico foi premiado como o melhor veículo comercial elétrico na Feira Internacional de Mobilidade Elétrica eCarTec, realizada em Munique, Alemanha, em outubro de 2009, e hoje forma parte da oferta de produtos para os clientes europeus da Iveco. O Ecodaily Elétrico se adapta perfeitamente aos trabalhos mais comuns no âmbito urbano, como a distribuição de porta em porta e o transporte de passageiros.

Ecodaily e Stralis Natural Power

A Iveco sempre outorgou uma grande importância aos motores movidos a gás natural e hoje pode oferecer uma ampla gama de veículos com motores deste tipo. A utilização de veículos a gás natural representa um investimento de grande valor social e, ao mesmo tempo, uma grande economia para o cliente. Além do menor custo do combustível e do consumo ser menor, a propulsão a metano encontra incentivos econômicos em muitos países do mundo.

A tecnologia dos veículos movidos a gás natural é uma tradição italiana e, desde os anos 1980, tornou-se prioridade dentro dos departamentos de pesquisa da Iveco. A empresa é líder europeia na fabricação e comercialização deste tipo de veículo: produz e vende caminhões, furgões e ônibus destinados a diferentes tipos de trabalho, especialmente no que diz respeito ao âmbito urbano.

Embora os produtos da Iveco com motor a diesel já apresentem níveis de emissão extremamente baixos, os veículos movidos a gás natural da empresa se aproximam com tranqüilidade – e às vezes ficam abaixo – dos limites impostos.

Além disso, o sistema de combustão estequiométrica (com relação ar-combustível quimicamente correta), que caracteriza os motores a gás natural FPT com catalizador de três vias, apresenta características de confiabilidade e duração testadas e comprovadas pela Iveco. Este sistema, ao contrário de muitos outros, permite detectar a composição do gás utilizado e, consequentemente, adaptar o funcionamento do motor, o que mantém baixo o nível das emissões e não sacrifica o rendimento do veículo.

O arranque faz com que as emissões acústicas sejam inferiores às de um motor a diesel equivalente. Como se comprovou no âmbito do projeto Fideus (Freight Innovadoras Delivery of Goods in European Urban Space), estes veículos são especialmente adequados para o uso noturno dentro das cidades e não requerem medidas extras de isolamento acústico.

Os veículos comerciais Iveco movidos a gás natural já podem utilizar biometano, uma das fontes de energia renovável com as melhores credenciais no que diz respeito à redução de emissões de CO2. Além disso, a Iveco mundial está testando veículos movidos a hidrometano, uma mistura composta por metano e hidrogênio (30%) que reduz ainda mais as emissões de CO2.

No salão de Hannover 2010 está também presente o Ecodaily 50C14DG Natural Power. O veículo com cabine dupla possibilita tanto o transporte de pessoas como de carga. A capacidade de seus dispositivos de CNG é de 220 litros, com uma capacidade opcional de 250 litros. O veículo conta com um reservatório para a gasolina cuja capacidade é de 14 litros, que pode ser usada em condições de emergência.

No espaço exterior do salão está exposto um Stralis AD 260S27Y/FS CNG, que conta com configuração 6x2x4 e suspensão pneumática nos três eixos. O veículo possui facilidades de condução acima do normal, graças ao trabalho conjunto feito entre o primeiro e o terceiro eixos. Os dispositivos para o gás têm capacidade total de 640 litros de CNG e o motor está conectado a um câmbio ZF 16S1621 com um dispositivo denominado ZF-Intarder.

No estande da Frigoblock (uma das maiores empresas europeias do setor de transporte refrigerado) se encontra um Iveco Stralis projetado especialmente para a distribuição urbana de cargas com temperatura controlada. O modelo exposto é um Stralis AD 440S27T/P CNG, cujos botijões têm capacidade total de 720 litros de CNG. O motor está conectado a um câmbio ZF 16S1621, com Intarder.

A Iveco projeta, produz e vende uma ampla gama de caminhões leves, médios e pesados, ônibus, veículos comerciais para aplicações militares, fora de estrada, bombeiros, defesa civil e etc.

A Iveco emprega mais de 28.000 pessoas e possui 27 fábricas em 16 países do mundo, utilizando excelente tecnologia desenvolvida nos cinco centros de pesquisa e desenvolvimento. Além da Europa, a empresa opera na China, Rússia, Austrália e América Latina. Mais de 6.000 mil concessionárias e pontos de serviços, distribuídos em 100 países, garantem suporte técnico onde quer que um produto Iveco esteja em serviço.

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