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01/10/2010 - 09:36

Iveco expõe no Salão Internacional de Hannover, o Eurocargo Híbrido, já em atividade na Europa


Modelo exposto no 63º IAA - Salão Internacional do Transporte, está equipado com elementos característicos da Coca-Cola Enterprises. Em percursos fora do perímetro urbano, o veículo híbrido Diesel-elétrico representa a melhor solução . A tração híbrida é fonte de notáveis benefícios ao motorista, à economia de combustível e à redução de 30% nos custos do transporte.

Outra grande novidade da Iveco no 63º IAA - Salão Internacional do Transporte, em Hannover, Alemanha, é o Eurocargo Híbrido, equipado com os elementos característicos da marca Coca-Cola Enterprises, um dos clientes mais importantes da Iveco mundial. O Salão de Hannover, o maior evento mundial do segmento, estará aberto ao público até esta quinta-feira, dia 30 de setembro.

O Eurocargo Híbrido vem chamando a atenção do público que visita o estande da Iveco em Hannover. Trata-se de mais um produto consolida a Iveco como a fabricante mundial de veículos comerciais que mais inova em soluções alternativas de transporte. Prova disso, está no fato de que nos últimos anos, a Iveco apresentou algumas de suas mais importantes inovações tecnológicas.

Tais soluções já haviam sido apresentadas no Salão IAA de Hannover 2008, no qual a Iveco, já havia ressaltado a importância da inovação como elemento de renovação e melhoria no mundo do transporte. Mas, na época, muitos dos projetos eram ainda apenas protótipos. O Eurocargo Híbrido já é um veículo real.

Para os veículos de uso exclusivamente urbano, a tração elétrica proporciona benefícios tanto para o usuário como para a sociedade. Quando surge a necessidade de percursos fora do perímetro urbano, o veículo híbrido Diesel-elétrico representa sem dúvida a melhor solução. Com a tração totalmente gerada pelo motor elétrico ou pelo motor a diesel – ou até pela combinação de ambos – o que a primeira vista pode parecer uma solução de compromisso resulta ser, ao final, uma solução inovadora.

A tração híbrida é uma fonte de notáveis benefícios no que diz respeito ao conforto para o motorista e na economia de combustível, gerando uma economia de despesas que pode, em alguns casos, deixar o transporte 30% mais barato.

Com estes resultados contribuem três importantes características:

• sistema de frenagem regenerativo: O motor de tração elétrica, em condições de sobreuso ou durante a frenagem, trabalha como gerador, e a energia cinética do movimento de converte em energia elétrica para carregar as baterias;

• função Para-e-anda: Quando o veículo se detém, o motor a diesel apaga automaticamente. O arranque é feito apenas pelo motor elétrico e o motor a diesel começa a funcionar logo depois, dependendo da velocidade do veículo e das necessidades de aceleração do motorista;

• motor a diesel reduzido: A exemplo de muitos dispositivos mecânicos, a dimensão do motor varia de acordo com a exigência da potência de carga. Normalmente, o motor a diesel eleito para uma aplicação específica tem potência suficiente para satisfazer todas as possíveis aplicações de um veículo. Com o emprego do motor híbrido diesel-elétrico, a utilização de um motor a diesel reduzido consegue satisfazer a maioria das exigências, mas não todas: os casos nos quais é necessária maior potência de aceleração – como, por exemplo, o percurso em vias íngremes – podem ser superados a partir da combinação do motor a diesel com o motor elétrico.

Versões de 7,5 e 12 t de PBT - O novo Eurocargo Híbrido, disponível nas versões de 7,5 e 12 t de PBT (Peso Bruto Total), está equipado com uma cadeia cinemática diesel-elétrica paralela, que permite a realização de atividades de transporte e distribuição de mercadorias dentro do perímetro urbano com a máxima eficiência e com um consumo 30% menor se comparado ao desempenho dos veículos convencionais a diesel.

A versão de 12 t, exposta no salão, utiliza o motor Tector de 16 válvulas e 4 cilindros EEV, com potência máxima de 180cv, está equipado com gerador elétrico de 60cv (44 kW), câmbio automático de 6 velocidades e baterias de íon-lítio com capacidade nominal de 1,9 kWh. A versão de 7,5 t utiliza o motor Tector de 16 válvulas e 4 cilindros EEV, com potência máxima de 160cv, com câmbio e gerador e baterias como na versão de 12 t.

As funcionalidades do sistema do caminhão abrangem: o arranque do veículo em modalidade elétrica; o arranque automático do motor a diesel se solicitado pelo motorista; a inserção do motor elétrico na fase de aceleração e durante percursos em vias íngremes; a função para-e-anda; e um sistema de frenagem regenerativo que intervém durante a desaceleração. A carga útil se reduz em apenas 200 kg quando comparada a de modelos com motores a diesel. Uma inovação adicional deste veículo consiste na intervenção automática do freio-motor durante a desaceleração, adiantando-se à aplicação do freio de serviço.

A Iveco projeta, produz e vende uma ampla gama de caminhões leves, médios e pesados, ônibus, veículos comerciais para aplicações militares, fora de estrada, bombeiros, defesa civil e etc.

A Iveco emprega mais de 28.000 pessoas e possui 27 fábricas em 16 países do mundo, utilizando excelente tecnologia desenvolvida nos cinco centros de pesquisa e desenvolvimento.

Além da Europa, a empresa opera na China, Rússia, Austrália e América Latina. Mais de 6.000 mil concessionárias e pontos de serviços, distribuídos em 100 países, garantem suporte técnico onde quer que um produto Iveco esteja em serviço. [www.iveco.com.br | www.blogiveco.com.br]

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