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02/10/2010 - 06:28

Cadastra prevê aumentar participação da área de Social Media Marketing em 150%

Investimento das empresas em SMM e expansão do comércio eletrônico brasileiro movimentam maior presença de marcas na web 2.0.

O aumento das empresas investindo em Social Media Marketing (SMM) acaba refletindo no crescimento das agências que prestam esse tipo de serviço. A Cadastra, agência de search engine marketing pioneira em links patrocinados e SEO, anuncia que a meta é aumentar em 150% a participação da área de SMM nos negócios até o final deste ano. Em 2009, o departamento atingiu 17% do faturamento líquido da Cadastra.

A expectativa favorável é refletida em dados de mercado que demonstram que o SMM irá se desenvolver expressivamente em todo o mundo ainda neste ano. De acordo com pesquisa conduzida pela consultoria eMarkerter, os gastos globais de anunciantes com publicidade em Facebook, Twitter, Orkut e outras redes sociais devem atingir US$ 3,3 bilhões até dezembro - um crescimento de 31% comparado a 2009, que chegou a US$ 2,5 bilhões.

Devido à sua expertise em Search Marketing, a Cadastra atende a diversas empresas que buscam se relacionar com seus clientes via internet, além de reforçar a marca por meio de mídias sociais. Entre elas, as que investiram em 2009 e no primeiro semestre de 2010 estão: Motorola, Fisk, Bayard, Costa do Sauípe, Experimento e Polishop.

Um dos setores que conquistam retorno com o SMM é o comércio eletrônico brasileiro, que cresceu no primeiro semestre 40%, e deve faturar até dezembro R$ 14,3 bilhões, segundo estudo divulgado pela e-bit.

Entre os indicadores de resultados de iniciativas de SMM, estão: número de seguidores, número de fãs, quantidade de vezes que uma marca é citada numa frase de contexto positivo ou negativo, entre outros, que ajudam a monitorar e analisar todas as interações.

Segundo Gustavo Bacchin, diretor de operações da Cadastra, participação nas vendas de ações de ativação nas redes sociais geralmente corresponde a 0,15% e 2% da receita total mensal de um e-commerce. “Entretanto, o resultado varia conforme o tipo de produto comercializado, o tamanho da loja (e a força da marca), o mix de produtos e a estratégia adotada pelo e-commerce nas redes sociais”, diz.

“As empresas não podem escolher se vão estar ou não presentes nas redes sociais. Elas já estão. Todos os dias milhões de consumidores trocam informações e experiências - positivas e negativas. Ficar fora dessas interações sobre suas marcas e produtos, ou mesmo ignorar o que os usuários comentam, cria um passivo que só cresce conforme o tempo passa”, alerta Bacchin.

Cadastra - Pioneira e líder no país em Search Engine Marketing focada em Performance online, a Cadastra está presente no mercado há dez anos. A agência, que pertence ao DBG (Digital Branding Group), se consolidou pela expertise no ambiente online e hoje oferece serviços como Otimização de Sites, Links Patrocinados, Webanalytics, Social Media Marketing, Consultoria em Usabilidade e Comparadores de Preço. | www.cadastra.com.br.

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