Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/10/2010 - 06:28

Mais de 200 robôs vão ‘invadir’ a FEI em outubro

De 23 a 28 de outubro, a FEI será sede do Joint Conference, um dos mais importantes encontros de projetos e debates da América Latina nas áreas de robótica e inteligência artificial

Mais de 200 robôs que dançam, jogam futebol, simulam situações de resgate e até fazem a vez de humanóides, de diversas partes do Brasil e do Exterior, vão participar de competição de 24 a 27 de outubro, no Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana), no campus São Bernardo (av.Humberto de Alencar Castelo Branco 3.972, bairro Assunção), com visitação aberta ao público. A competição de robôs integra a Jornada de Robótica Inteligente (JRI), evento do Joint Conference, considerado um dos mais importantes encontros da América Latina nas áreas de robótica, inteligência artificial e redes neurais e que será realizado na FEI de 23 a 28 de outubro.

A JRI abrigará o Encontro Nacional de Robótica Inteligente - Latin American Robotics Symposium (Enri/Lars), a Competição Latino-Americana de Robótica – Latin American Robotics Competition (Larc) e as finais da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). As competições da JRI acontecerão das 9h às 18h, no Ginásio de Esportes da FEI.

LARC - A Competição Latino-Americana de Robótica – Latin American Robotics Competition (LARC) envolve competições de robôs autônomos em todas as categorias para a disseminação e motivação da pesquisa científica. As equipes vão competir em oito categorias da Robocup, três categorias do IEEE Latin American Robotics Council e as finais da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). (Lista abaixo).

O Joint Conference engloba também o Simpósio Brasileiro de Inteligência Artificial (SBIA) e o Simpósio Brasileiro de Redes Neurais Artificiais (SBRN). Esta é a primeira vez que a FEI sediará o Joint Conference, que ocorreu pela última vez no Brasil em 2008, em Salvador. O evento tem apoio da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), do IEEE Latin American Robotics Council e da RoboCup Federation, e busca incentivar a interação de pesquisadores e estudantes.

Toda a programação do encontro internacional se encontra em fase de preparação: www.jointconference.fei.edu.br.

Categorias da Robocup: Small Size ou F-180 – O time é formado por cinco jogadores, com goleiro, e as partidas acontecem num campo com 17,5m², onde os robôs são comandados por um programa executado em tempo real no computador. Duas câmeras, instaladas a uma altura de quase quatro metros, captam as imagens da partida e enviam ao computador, que controla os robôs via radiofreqüência. São robôs de até 150mm de altura e 180mim de diâmetro. Alguns robôs possuem sistemas de dribles e chutes. A categoria existe no Brasil desde 2003.

Robocup Mixed Reality – Esta categoria combina micro-robôs reais criados pela Citizen e simulação. A bola e o campo são simulados e projetados em uma TV de plasma que serve de campo para os micro-robôs. Cada micro-robô é comandado por programa autônomo, que recebe informações limitadas sobre a situação do jogo e comanda o micro-robô. A categoria existe no Brasil desde 2007.

Robocup Simulation 2D - É um campeonato simulado de duas equipes com 11 agentes inteligentes autônomos em um jogo de futebol em duas dimensões. Cada agente que representa um jogador recebe informações limitadas sobre a situação do jogo e deve decidir a ação. A categoria existe no Brasil desde 2005.

Robocup Simulation 3D – Esta categoria simula duas equipes de robôs humanóides autônomos em um jogo de futebol em 3 dimensões. A categoria é praticada no Brasil desde 2006.

Robocup Rescue Simulation Virtual Robots – Envolve cenários de catástrofe real e os robôs foram desenvolvidos para atuar em ambiente de simulação, no qual uma equipe deve ser programada para pesquisar o cenário para os sobreviventes. A categoria existe no Brasil desde 2006.

Robocup Rescue Simulation Agents - O desafio na categoria é o desenvolvimento de algoritmos de coordenação, que permitirão às equipes de ambulâncias, forças policiais e de bombeiros salvarem o maior número possível de civis e extinguir incêndios numa cidade vítima de um terremoto.

Robocup Humanoid - Os robôs são autônomos e divididos em duas categorias de tamanho: KidSize (altura 30-60cm) e TeenSize (altura de 80-130cm). Os robôs andam, correm e chutam bola, mantendo o equilíbrio e a percepção visual do alvo e os outros jogadores. É a primeira vez que a categoria será disputada no Brasil.

Robocup Junior (RCJ) - O objetivo é apresentar desafios simples e interessantes para estudantes de ensino fundamental e médio nas categorias Futebol, Dança e Resgate. Na Júnior Resgate, os participantes recebem um kit Lego para construir e programar um robô, capaz de seguir um caminho pré-determinado contornando obstáculos e encontrar pessoas feridas.

Categorias do IEEE.: IEEE SEK Category (Standard Educational Kits) - O objetivo é apresentar um desafio para estudantes de graduação que precisam montar robôs autônomos a partir de kits educativos para a competição. Dois robôs devem agir em cooperação para executar a tarefa de impedir um vazamento de óleo de um duto danificado, evitando danos ambientais e restabelecendo o fornecimento o mais rápido possível.

IEEE Open Category - O Open IEEE apresenta desafio de alto nível para os alunos. Neste campeonato os equipamentos podem ser utilizados para a montagem de um robô autônomo. As tarefas envolvem tentar reproduzir os desafios da robótica real em escala menor.

IEEE Very Small – Na categoria duas equipes de três robôs de até 7,5 x7, 5x7, 5cm disputam um jogo de futebol, controlados remotamente por um computador, sem intervenção humana. O computador processa a imagem de uma câmera de vídeo colocada sobre o campo e comanda os ‘jogadores’.

Finais da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) – O principal objetivo é identificar talentos e estimular carreiras técnico-científicas. A OBR reunirá alunos e professores dos ensinos médio, técnico e fundamental de escolas públicas e privadas de todo o País. A primeira etapa será em setembro nas escolas participantes e as finais na FEI com 24 equipes, uma de cada Estado. As melhores participam, em junho de 2011, da RoboCup Federation, em Istambul, na Turquia.

ENRI/LARS – O LARS é um evento anual internacional que visa promover um encontro técnico-científico abrangente na área de robótica móvel inteligente com apresentações de artigos, reunindo pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação dos cursos de Ciência da Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecatrônica e áreas afins. As apresentações dos artigos técnico-científicos serão nas salas do prédio K.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira