Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/10/2010 - 06:41

I Prêmio de Aplicativos do Brasil incentiva o mercado móvel

Realizado pelo Mobilefest, com patrocínio da Claro, evento teve o objetivo de fomentar o segmento de aplicativos móveis e contou com presença de empresas, ONGs e profissionais de todas as regiões do País.

O Mobilefest - Festival Internacional de Criatividade Móvel - realizou, em 24 de setembro, o I Prêmio Mobilefest de Aplicativos Móveis. Inédita no Brasil, a iniciativa reconheceu os melhores desenvolvedores inseridos nas categorias (a) cultura, arte, entretenimento e redes sociais; (b) meio ambiente, ecologia e sustentabilidade; (c) educação, saúde e esportes; e (d) terceiro setor, democracia, cidadania, paz e serviços públicos. Os primeiros colocados foram apresentados aos executivos da Claro, patrocinadora do Festival, com objetivo de desenvolver negócios na área de mobilidade no Portal Claro Ideias. A premiação aconteceu em São Paulo, no Museu da Imagem e do Som (MIS).

O grande vencedor irá para o Canadá, com todas as despesas pagas, participar do programa de intercâmbio Mobilefest Mobile ICT/Digital Media R&D Exchange. O escolhido foi o Programa Rede Jovem, da ONG Solidaritas, destinado a promover a inclusão digital de jovens de comunidades de baixa renda. O projeto apresentado foi o WikiMapa, um mapa virtual alimentado de forma colaborativa por moradores desses locais, por meio de telefones móveis, com o objetivo de mapear ruas e vielas, além de locais de entretenimento, lazer, educação, saúde e cultura, como campos de futebol e lan houses. "Acreditamos nestes prêmios, pois eles conferem credibilidade ao trabalho. Assim, nós conseguimos captar mais recursos e expandir a atuação", comenta Patricia Azevedo, coordenadora do programa Rede Jovem, que recebeu o prêmio da categoria (d) pessoa jurídica.

A Céu Games, com o Sperm Race, foi a empresa vencedora da categoria (a). O aplicativo tem três níveis de dificuldade e formato de jogo, no qual espermatozóides disputam uma corrida até o "óvulo" e precisam enfrentar anticoncepcionais. Na categoria (c), a Navita, especializada em soluções para portais corporativos e BlackBerry, venceu com o Navita Sports, que permite o acompanhamento do usuário a seus esportes preferidos. O aplicativo já teve mais de 1,5 milhão de downloads no mundo. No Brasil, são cerca de 20 mil usuários.

Já como pessoa física, venceu na categoria (a) o mestre em Arquitetura e Urbanismo Luis Carli, com o projeto Unidades, estação artística desenvolvida para iPad e iPhone. O objetivo é que o aplicativo seja um passatempo lúdico e proporcione ao usuário reflexões sobre a contemporaneidade. Na categoria (c) o premiado foi FlashCards, ferramenta auxiliar para ensino de idiomas. "Tínhamos o intuito de testá-lo para verificar se seria uma ideia bem aceita pelo mercado. O prêmio, além de nos dar credibilidade, é uma motivação para seguir em frente", pontuou o desenvolvedor Rodrigo Silva. Por fim, foi selecionado na categoria (d) o WikiCrimes, de André Fonteles, disponível para Android, que mapeia de maneira colaborativa índices e freqüência de crimes em diversas regiões.

"Queremos oferecer aplicações para os mais variados tipos de plataformas. Quanto mais desenvolvedores e fomento das operadoras, melhor será para o mercado em termos de formação de massa crítica e geração de receita", avalia Fiamma Zarife, diretora de Serviços de Valor Agregado da Claro. "Queremos promover o desenvolvimento do setor, este é o grande objetivo do Mobilefest. Os projetos apresentados só reforçam o potencial de negócios da mobilidade nas indústrias criativas", ressalta Marcelo Godoy, diretor executivo e comercial do Mobilefest.

Perfil- O Festival Mobilefest, maior evento Latino americano integrando tecnologias móveis, entretenimento interativo e cultura digital, tem por objetivo criar uma rede colaborativa e permanente de conteúdo entre usuários, parceiros, patrocinadores, apoiadores, pesquisadores, estudantes e público geral. O evento promove, ainda, uma ampla reflexão sobre o impacto das tecnologias móveis e sem fio nas esferas sociais e econômicas. Desde 2008, o Mobilefest tem desenvolvido projetos binacionais de cultura e mobilidade com países como Alemanha, Áustria, Canadá, Espanha, Inglaterra e Holanda.

A Claro é uma das líderes em telefonia celular no Brasil, atua nacionalmente e atende a mais de 48 milhões de clientes. A operadora conta atualmente com a maior cobertura nacional e está presente em 3.526 municípios com as tecnologias GSM e 3G. Líder na oferta de conteúdos e serviços inovadores, a Claro possui acordos de roaming em mais de 160 países para serviços de voz e em mais de 130 para tráfego de dados, nos cinco continentes. É controlada pela América Móvil, um dos cinco maiores grupos de telefonia móvel do mundo.

Na área de responsabilidade corporativa, a operadora mantém o Instituto Claro, que tem como objetivo estruturar seu investimento social privado e estimular o uso de novas tecnologias na educação. | www.claro.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira