Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/10/2010 - 07:32

Importação recorde em setembro reduz saldo comercial

São Paulo/Brasília - Com importações recordes, alavancadas pelo forte crescimento doméstico e o câmbio valorizado, o superávit comercial brasileiro caiu em setembro para 1,093 bilhão de dólares, o menor em seis meses.

O dado, divulgado nesta sexta-feira pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, ficou abaixo do superávit de 1,44 bilhão de dólares esperado por analistas, segundo sondagem feita pela Reuters.

As exportações tiveram crescimento expressivo frente a setembro do ano passado, de 36 por cento, para 18,8 bilhõe de reais. Mas as importações cresceram ainda mais, em 41 por cento, para 17,7 bilhões de dólares.

Ambas as variações foram as mais elevadas para o mês em pelo menos sete anos.

Para o secretário de Comércio Exterior do ministério, Welber Barral, além do dólar mais baixo e da atividade interna, o próprio crescimento das exportações tem contribuído para a alta das importações.

"Quanto mais a gente exporta, mais a gente importa porque 50 por cento da nossa pauta de importações é formada por insumos", afirmou Barral a jornalistas.

Ele previu que as exportações devem seguir crescendo nos próximos meses em níveis próximos aos de setembro, em resposta à recuperação da demanda nos Estados Unidos e na Europa e ao aumento dos preços de commodities.

Essa elevação de preços também explica o fato de as exportações para a China terem registrado a maior elevação no mês passado. A alta foi de 74 por cento frente a setembro de 2009, para 3,3 bilhões de dólares.

De janeiro a setembro, o Brasil acumulou superávit de 12,777 bilhões de dólares, bem abaixo do saldo de 21,180 bilhões de dólares visto no mesmo período de 2009.

A deterioração do saldo comercial tem sido determinante para uma piora das transações correntes brasileiras. O Banco Central estima que o país fechará 2010 com déficit em conta corrente de 49 bilhões de dólares. | Isabel Versiani/Reuters.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira