Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/10/2010 - 07:39

As novidades do Salão do Automóvel

Quando o 26° Salão Internacional do Automóvel abrir as portas no dia 27 de outubro, o público poderá conhecer de perto as novidades e tendências da indústria automobilística. Será uma grande oportunidade para os fabricantes exporem seus produtos para um dos mercados que mais cresce no mundo e, naturalmente, ninguém vai querer perder a oportunidade de mostrar o que tem de melhor.

Nesta edição, teremos a presença ainda maior de novas montadoras. Naturalmente, as marcas de luxo, como sempre, devem atrair o interesse dos apaixonados por carros velozes e bem equipados. Mas esses são para poucos, o que o consumidor vai querer mesmo, é descobrir o que poderá levar para a garagem com o que cabe em seu bolso.

Neste contexto, os últimos lançamentos da indústria nacional, a exemplo do Honda Fit, a partir de R$54 mil, Siena Sporting, a partir de R$46 mil, entre outros, ainda tem preço “salgado” para muitos que desejam comprar o primeiro carro. Para esses, restam torcer para que marcas, como a indiana Tata Motors, que vende o Nano a U$ 2.500,00 na Índia e a Chinesa Zotye, que anunciou fabricar um carro por U$ 2.000,00 ou mesmo a Suzuki, com o Maruti M800, que é vendido por U$ 5.000,00 no mercado chinês, apareçam no pedaço.

Se o preço do carro no Brasil fosse menor, a indústria venderia muito mais. O mercado automobilístico nacional, depois da abertura no final da década de noventa, ficou um bom tempo acomodado com quatro fabricantes dominando de forma absoluta o mercado. A chegada de novos competidores tem acirrado a concorrência e se nada for feito por quem já se acostumou a frequentar a parte de cima da tabela do ranking das vendas, logo será tarde e terá que se adaptar a um market share menor.

Muitas marcas de sucesso estão demorando a reagir, e para alguns, o posicionamento no mercado brasileiro está comprometido. A diferença básica das mudanças atuais com as passadas, é que antes havia tempo para parada técnica, abastecer e troca de pneus e agora isso precisa ser feito com o carro em movimento. Quem achar isso impossível, ficará, inevitavelmente, no bloco dos retardatários.

Um outro assunto que deverá ser de grande interesse do público será o carro elétrico. Naturalmente, muito embora o assunto por aqui esteja a passos de cágado, nenhum fabricante vai querer ficar para trás. Aliás, a Citröen anunciou que estará expondo o seu modelo C-Zero 2011, nesta semana, no Salão de Paris. Resta torcer para ele aparecer por aqui também.

Ótima semana,

. Por: Evaldo Costa, Diretor do Instituto das Concessionárias do Brasil, Escritor, consultor, conferencista e professor. Autor dos livros: “Alavancando resultados através da gestão da qualidade”, “Como Garantir Três Vendas Extras Por Dia” e co-autor do livro “Gigantes das Vendas” | Site: www.carroeletriconews.blogspot.com | Site: www.icbr.com.br | E-mail: [email protected]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira