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05/10/2010 - 08:30

Hamburg Süd realiza teste com combustível de baixo teor de enxofre em Santos e no Golfo do México


Hamburgo - Pela segunda vez este ano, a United States Environmental Protection Agency (EPA), com apoio da Hamburg Süd, obteve dados importantes sobre a possível redução de contaminação na navegação marítima. No final de agosto, o Low Sulphur Marine Gas Oil (LSMGO), um combustível com conteúdo de enxofre de 0,1%, foi usado no navio porta-contêineres “Cap San Lorenzo”, utilizado no serviço entre Golfo dos Estados Unidos e Caribe/Costa Leste da América do Sul, quando o navio estava entrando e saindo do Porto de Santos.

De acordo com a EPA, foi o primeiro teste do tipo a ser feito em Santos. O uso do LSMGO tinha sido testado anteriormente no “Cap San Lorenzo” em abril de 2010 nos portos de Veracruz, Altamira e Houston, no Golfo do México.

“Reconhecemos e aplaudimos os esforços dos armadores, como a Hamburg Süd, que se engajaram voluntariamente em estratégias para redução das emissões como a troca de combustível”, afirma Gina McCarthy, administradora- assistente da EPA USA para Ar e Radiação.

“A EPA estima que um navio possa conseguir uma redução de 95% em dióxidos de enxofre, e de 85% em partículas finas quando utilizam combustíveis com baixo teor de enxofre”, diz.

Uma série de áreas com limites rígidos de enxofre, conhecidas como Emission Control Areas (ECAs), estão sendo definidas obrigatoriamente. Desde janeiro, por exemplo, os combustíveis usados em portos dentro da União Européia só podem conter no máximo 0,1% de enxofre. A partir de agosto de 2012, somente combustíveis com conteúdo de enxofre de 1,0% serão permitidos no Atlântico norte-americano e na Costa do Pacífico, assim como na Costa do Golfo dos Estados Unidos.

“Estamos felizes porque este projeto de troca de combustível vai render dados sobre as emissões para mostrar aos legisladores dos EUA, México e Brasil que é possível conseguir reduções reais ao se utilizar combustíveis com baixo teor de enxofre em seu litoral,” observou Michelle DePass, administradora-assistente da EPA USA para International and Tribal Affairs, destacando a importância dos testes. Juntamente com a Hamburg Süd, esses testes também foram apoiados pela U.S. Maritime Administration, a agência ambiental mexicana Secretaría de Medio Ambiente y Recursos Naturales (SERMANAT), assim como pelos portos de Houston, Veracruz, Altamira e Progreso.

“Imediatamente apoiamos as experiências da EPA,” comenta Dr. Ottmar Gast, presidente do conselho executivo da Hamburg Süd. “É fato que a proteção do ambiente e dos recursos naturais faz parte de cada decisão empresarial e organizacional que tomamos. Só raramente a proteção ambiental é considerada nos grandes progressos trazidos pelas revoluções tecnológicas. Ao contrário, é a soma de muitas pequenas medidas que resultam em melhorias. E é precisamente o que queremos conseguir com os testes em nossos navios”, finaliza o executivo.

Hamburg Süd - Fundada em 1871, a Hamburg Süd é um dos maiores grupos operando no transporte marítimo e está presente nas Américas, Europa, África, Ásia e Oceania, seja diretamente ou através de empresas coligadas. A Hamburg Süd, adquirida pelo Grupo Oetker no fim da década de 40, também é um dos maiores especialistas no transporte de cargas congeladas e refrigeradas com tecnologias inovadoras.

Em 2009, a empresa movimentou 2,3 milhões de TEUs. O maior fluxo de mercadorias concentra-se nos trechos Brasil e Argentina para a Europa. Nesta rota, os produtos mais transportados são café, tabaco, autopeças, carne, frango e frutas. Na rota inversa aparecem os produtos químicos e autopeças.

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