Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/06/2007 - 06:52

Panvel aposta em novo conceito de lojas

Com projeto desenvolvido pelo GAD’ Branding & Design, as filiais adotarão três modelos: Express, Promocional e Beleza & Bem Estar.

Inspirada em uma tendência mundial, de que as pessoas estão cada vez mais preocupadas com bem-estar, saúde e beleza, a Panvel Farmácias vai iniciar um processo de modernização das suas filiais. O projeto, desenvolvido pelo GAD’ Branding & Design – maior consultoria de branding e design do Brasil – prevê três tipos de loja: Express, Promocional e Bem Estar & Beleza. O objetivo da mudança, segundo Julio Mottin Neto, diretor de marketing da Panvel, é estruturar o ponto-de-venda de acordo com suas semelhanças físicas, perfil do consumidor, localização e área de vendas.

A experiência do GAD’ em projetos de segmentação de lojas, isto é, onde se ajustam público-alvo e seus espaços, indica que há, em média, um aumento de 30% no valor médio das compras efetuadas pelos consumidores. “Isso ocorre porque as pessoas passam mais tempo dentro das lojas. Criamos ambientes mais amigáveis e aconchegantes, que são os principais atrativos”, explica o arquiteto Leonardo Araújo, diretor de criação do GAD’.

O GAD’ utilizou o elemento orientador água para desenvolver toda a linguagem gráfica das lojas. “Escolhemos a água por ser um elemento que dá vida. O objetivo foi definir esse posicionamento ambiental – água e vida – à marca”, conta Araújo.

As lojas do tipo Express são as filiais de conveniência, localizadas em postos de gasolina e supermercados. Como a principal característica é a urgência da compra, o logo Express será bem destacado e o espaço bem aproveitado. Já as Promocionais estão localizadas em locais de grande movimentação de pessoas, onde a compra é feita por necessidade, em função do custo x benefício. Ali, a comunicação de preço e oportunidade é mais importante, por isso é necessário um ambiente mais amigável e simples.

As lojas top, denominadas Bem Estar & Beleza, recebem um público com mais tempo para escolher os produtos, por isso precisa de um ambiente quente e elegante. “Nestas lojas acrescentamos a madeira, para dar um clima diferente da farmácia tradicional. O azul e o branco, cores da marca, continuam predominando, mas adicionamos uma nova paleta, em tons de laranja, para os materiais promocionais”, adianta Araújo.

As mudanças serão testadas por um período, em cinco lojas experimentais. A primeira é a tradicional Panvel da Rua da Praia, uma loja Promocional. A Praça da Encol e o município de Canela terão filiais Bem Estar & Beleza, o Zaffari Cristóvão e o Posto Ipiranga da Silva Só serão as filiais experimentais do modelo Express. Araújo explica que a mudança se deve à necessidade de renovação das empresas líderes, como a Panvel. “Marcas líderes têm o compromisso de indicar tendências e sempre se antecipar às inovações”, diz o diretor.

Perfil do GAD’Branding & Design: O GAD’Branding & Design nasceu em 1984, em Porto Alegre, e hoje é a maior consultoria de branding e design do Brasil, tendo na implantação de projetos um de seus diferenciais. A empresa é focada na estratégia, criação, implantação e gestão de marcas e tem cerca de 40 clientes ativos em sua carteira, como Claro, CPFL Energia, Embratel, EMS, Gerdau, Ipiranga e Wall-Mart. A operação está dividida em dois escritórios, em São Paulo e Porto Alegre, e emprega diretamente 90 profissionais. Para 2007, o GAD’ prevê um faturamento de R$ 15 milhões.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira