Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/10/2010 - 07:32

Brasil lidera movimento para criação da Almaco

País sediará a Associação Latino-Americana de Materiais Compósitos.

A Associação Brasileira de Materiais Compósitos (Abmaco) encabeça o projeto que culminará, em 2012, na fundação da Associação Latino-Americana de Materiais Compósitos (Almaco). As reuniões para definir os detalhes acerca da nova entidade acontecerão na primeira metade de novembro, em São Paulo.

O pontapé inicial da Almaco foi dado há duas semanas, no Chile, pela transformadora de compósitos Fibrovent. A empresa sugeriu a criação da Almaco para os diretores da Abmaco durante a II Jornada de Capacitação em Tecnologias Avançadas de Materiais Compósitos, evento organizado pela própria Fibrovent.

“Assim como os representantes de outras empresas chilenas e de companhias da Argentina, Peru e Equador, achamos a idéia muito interessante. Daí porque decidimos levá-la à nossa diretoria, que de imediato aprovou a iniciativa”, conta Gilmar Lima, presidente da Almaco.

Por representar o maior mercado de compósitos da região – movimentou R$ 2,24 bi em 2009, cifra que deve aumentar 11% este ano –, a Abmaco foi apontada como a escolha natural para liderar a constituição da Almaco, cuja sede será em São Paulo. “Fora que, na América Latina, não existe uma associação com a experiência e o perfil da Abmaco”, observa o atual presidente.

Criada em 1981, a Abmaco reúne cerca de 300 associados e mantém, em conjunto com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), o Centro Tecnológico de Compósitos (Cetecom), o maior do gênero na América Latina.

A Almaco, detalha Lima, terá missão e diretrizes centrais, mas cada associação local manterá a autonomia para lidar com as questões relativas ao seu país. Além de aumentar a representatividade dos materiais compósitos em diversas frentes, como órgãos governamentais, universidades e centros tecnológicos, a AAlmaco deve ajudar os transformadores latino-americanos a exportar – prática quase inexistente na região.

“Teremos o mercado plenamente mapeado e, com isso, surgirão diversas oportunidades de associações, fusões e vendas diretas. E, em relação ao resto do mundo, contaremos com uma associação muito mais forte para brigar pelos nossos interesses”. O primeiro deles, proposto em abril pelo presidente da Abmaco, é a criação da JEC Latin America, em parceria com a JEC Composites, empresa francesa que organiza a maior feira mundial da indústria de compósitos.

“A Almaco será fundamental para garantir o crescimento sustentável do mercado latino-americano”, completa Lima, fazendo questão de ressaltar que não concorrerá à presidência da futura entidade – seu mandato na Abmaco termina em dezembro de 2012. [www.abmaco.org.br].

Perfil Abmaco - Fundada em 1981, a Associação Brasileira de Materiais Compósitos (Abmaco) representa toda a cadeia produtiva dos compósitos ou plástico reforçado com fibras de vidro (PRFV), material que conta com mais de 40.000 aplicações catalogadas em todo o mundo, de caixas d´água e tubos a peças de aviões e foguetes. Presidida por Gilmar Lima, diretor geral da MVC Plásticos, a Abmaco tem cerca de 300 associados e mantém, em conjunto com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), o Centro de Tecnologia de Compósitos (Cetecom), o maior do gênero na América Latina.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira