Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/10/2010 - 08:35

A qualificação no mundo novo do trabalho

As organizações contemporâneas têm sido obrigadas a se adaptar à modernização e ao novo mundo do trabalho. Para isso, têm seguido diferentes caminhos, utilizando mecanismos e ferramentas na busca da eficácia dos recursos produtivos. Essa realidade atual afeta todas as áreas das organizações, incluindo a Gestão de Pessoas, que em última instância têm buscado a melhor adequação dos funcionários aos postos de trabalho. Entre muitas polêmicas que cercam a questão da qualificação do trabalhador no contexto das inovações tecnológicas e reestruturação produtiva, uma ganhou especial destaque. Trata-se da disputa entre qualificação e competência.

Essa é uma temática que poderia ser amplamente discutida, porém um aspecto é fato: tem sido crescente a percepção dos administradores de empresas de que as pessoas contribuem de forma relevante para o sucesso organizacional. Nesse sentido, a força de trabalho passou a ser vista como algo vital para os resultados de uma organização, sendo compreendida como o diferencial competitivo.

Mas uma pesquisa recente apresentada no IV Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho mostra que parte das organizações brasileiras ainda não percebeu a eficácia das ações voltadas à capacitação profissional. Segundo o estudo, as empresas que mais investem no treinamento de seus funcionários são as de maior porte e as públicas. Já o setor privado ainda investe pouco nessa área. Com base nos dados apresentados na pesquisa, é possível concluir que o cenário apontado na área de TD&E é preocupante e há muita desigualdade em termos de ofertas de capacitação no Brasil.

Em um mundo onde a única constância é a mudança, as organizações não podem ignorar a importância do desenvolvimento contínuo dos seus empregados frente aos desafios da inovação e da concorrência. A velocidade dos avanços tecnológicos e a reinvenção constante de processos e estratégias deixaram para trás o tempo em que o profissional saía das salas de aula da escola técnica ou da universidade preparado para entrar no mercado de trabalho. Hoje, o profissional passa a vida toda em permanente aprendizado.

Desse modo, as organizações são vistas como espaços privilegiados dessa aprendizagem e incentivo ao desenvolvimento profissional e pessoal. Na medida em que vivemos em uma sociedade marcada pela competição acirrada – e nada podemos fazer no sentido de modificar esse cenário –, estar pronto para competir e vencer em todas as dimensões é uma necessidade que não podemos negligenciar, sob pena de nos tornarmos vítimas dos nossos próprios equívocos.

. Por: Sirley Carvalho, Coordenadora de cursos da Nasajon Educacional e Diretora de Pesquisas da ABRH-RJ

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira