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07/10/2010 - 08:20

Feiras internacionais são estratégicas para o mercado de biscoitos

SIAL, em Paris, abre as portas dos mercados africano e europeu.

A globalização tem um preço: nem sempre é possível manter contatos pessoais com clientes do outro lado do mundo. Por outro lado, a conquista de novos mercados resulta em aumento de vendas para as empresas e de divisas para o País. De olho no mercado global, empresas brasileiras de biscoitos, massas, bolos, panetones e outros derivados do trigo vêm aproveitando feiras internacionais para se fazerem presentes, mostrar seus produtos, realizar negócios e encontrar pessoalmente os clientes de outros países.

A estratégia da Associação Nacional da Indústria de Biscoitos - ANIB, dentro de sua política de expansão de mercados em âmbito internacional é estar presente nos principais eventos internacionais da área de alimentação e confectionery, em todos os continentes. O objetivo é ampliar as exportações de biscoitos, massas, bolos, panetones e outros produtos de panificação brasileiros. “Os números comprovam que temos tido sucesso”, comemora José dos Santos dos Reis, vice-presidente da ANIB.

“Somente no primeiro semestre deste ano, a participação de fabricantes de biscoitos em feiras internacionais, por intermédio do Projeto Setorial Integrado – PSI - da Associação Nacional das Indústrias de Biscoitos – ANIB – em parceria com Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex – Brasil, já gerou cerca de US$ 20 milhões em vendas”. Os cinco países que mais compraram em 2009 foram: Angola, Paraguai, Argentina, Estados Unidos e Uruguai, com 68,7% das 54 mil toneladas exportadas.

SIAL Paris - A SIAL, feira do setor alimentício que reúne fabricantes de produtos lácteos, carnes, doces, biscoitos, frutas e vegetais, entre outros, e será realizada entre os próximos dias, em Paris, é um exemplo disso. Bauducco, Faville, Itamaraty, J. Macedo, Mabel e Marilan, são os fabricantes que seguem para a França em busca de novos negócios.

Realizada a cada dois anos, a SIAL é uma feira de grande importância para o setor, tanto pela localização estratégica, que facilita contato com clientes e potenciais compradores de mercados que já conhecem e compram os produtos brasileiros e possuem grande potencial de expansão, como África, Oriente Médio e a União Européia, como pela sua capacidade de reunir toda a indústria alimentícia, englobando distribuidores, importadores, varejistas, fabricantes e catering.

Os associados da ANIB vêem, em feiras como esta, a oportunidade de reforçar o relacionamento com clientes que já fazem parte de sua carteira por meio de reuniões e visitas aos estandes, traçar estratégias para os próximos meses e para 2011, avaliar o desempenho no primeiro semestre e, principalmente, abrir novos mercados e se firmarem como marcas internacionais, com alta qualidade e preços extremamente competitivos no mercado mundial.

Na última edição da SIAL a maior freqüência de visitantes foi originária de países como Alemanha, Espanha, Holanda, Itália, Ucrânia, Turquia, Rússia, Índia, Estados Unidos, Canadá, Tunísia, Algéria, Marrocos, Egito e Emirados Árabes Unidos.

Produtos - A Bauducco vai levar sua linha de cookies, que é um produto de valor agregado e dá destaque ao Wafer Maxi, novidade, que tem uma camada a mais de creme. O gerente de exportação da empresa, Hideyuki Kamimura ressalta que os produtos Bauducco são um misto de qualidade e preços competitivo, comparáveis a qualquer fabricante europeu. “Nós não estamos interessados em vendas de oportunidade”, ele afirma. “Queremos trabalhar nossa marca e manter o crescimento nas exportações que vem ocorrendo desde o ano 2000. A SIAL, como as demais, é uma feira de relacionamento, de prospecção de novos mercados e encontro com os clientes atuais, para podermos analisar a performance do primeiro semestre e traçar estratégias para o próximo ano”.

A Faville, segundo seu gerente de exportação, Tiago Kuhn, vai levar suas linhas de wafers, biscoitos laminados, macarrão instantâneo, pipocas para microondas e dá destaque para os biscoitos recheados com licenciamento dos Looney Tunes. “Esta é a primeira vez que vamos à SIAL”, ele conta. “Queremos ampliar nosso mercado externo e investir no relacionamento com os clientes atuais”. Ele tem como focos principais os países da África e alguns da Europa, como Portugal e Espanha, além do mercado asiático.

A Itamaraty apresentará três frentes de produtos, segundo Laura de Fátima V. Seixas, gerente de exportação: biscoitos (wafers, recheados, cookies, diet e secos), chocolates (barras, em pó e bombons) e cafés. Exportando para 40 países, as embalagens dos produtos estão totalmente preparadas para o mercado internacional. Laura observa que “a SIAL é de extrema importância por ser uma feira internacional de alimentos que reúne grandes expositores e visitantes de todos os continentes com a finalidade de mostrar nossa marca, encontrar nossos clientes e abrir novos negócios”.

A J. Macedo vai levar massas, misturas para bolos, macarrões instantâneos, biscoitos, fermentos, lasanhas pré cozidas, gelatinas e sobremesas das marcas Dona Benta, Petybon, Sol e Brandini, que integram o seu portfólio. Segundo a gerente de exportação, Márcia Kado, feiras como a SIAL são fundamentais para a divulgação da J.Macêdo no mercado externo. “É nesses espaços que temos contato com distribuidores e potenciais clientes internacionais. No caso específico da SIAL, o objetivo é falar principalmente com o mercado europeu, além de países africanos de colonização francesa”, explica a executiva.

O gerente de Comércio Exterior da Mabel, Luis Carlos Pereira concorda que é preciso estar presente em eventos internacionais para “mostrar a cara para o mercado. Essas feiras são excelentes canais para fazer contatos, divulgar a marca e aumentar nossas exportações”. A Mabel vai levar, além dos produtos tradicionais como wafers, biscoitos recheados e biscoitos salgados, a Linha 100 Calorias, recém lançada, cujos pacotes de biscoitos doces ou salgados não ultrapassam as 100 calorias.

A Marilan participa das feiras internacionais por vários motivos, segundo seu gerente de exportações, César Reis: “nós usamos a feira para fazer reuniões com nossos clientes e até mesmo para conhecer alguns pessoalmente; divulgamos a imagem e os produtos da Marilan e, principalmente, prospectamos novos mercados, como os países da África, para os quais a SIAL é estratégica geograficamente. Além disso, recebe muitos distribuidores, pois é uma feira multi setorial”. Nesta edição da feira, além da linha de produtos de 2010, a Marilan apresentará novos sabores de biscoitos, como Amanteigado de Banana com Canela e Maisena Chocolate, além de dois novos sabores do Pit Stop.

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