Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/06/2007 - 07:05

Lula diz que Mercosul vai aplicar "regimes mais flexíveis" para fortalecer produtos do Uruguai e Paraguai


Brasília - Em discurso durante a reunião da Cúpula do Mercosul - que ocorreu dia 29 de junho, em Assunção (Paraguai) - o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que as vantagens de os países do bloco terem mercados integrados só serão reais se estiverem ao alcance de todos.

“Por isso vamos aplicar regimes de origem mais flexíveis, de forma a tornar os produtos do Paraguai e do Uruguai [os países mais pobres do Mercosul] mais competitivos dentro do nosso bloco. Esses parceiros poderão, assim, aumentar as exportações e atrair os investimentos necessários para desenvolver a infra-estrutura e a escala de suas economias”.

O presidente também destacou como um instrumento importante para aumentar a integração produtiva e diminuir as assimetrias entre os países o fundo que vai apoiar pequenas e médias empresas, sobretudo do Paraguai e Uruguai.

“Estou convencido de que a integração das cadeias produtivas industriais, junto com a eliminação de barreiras injustificadas de comérci,o é a melhor maneira de assegurar um desenvolvimento eqüitativo que beneficie todos os nossos povos”.

Lula destacou a importância do bloco para a inserção dos países membros no mercado internacional. “O Mercosul é cada vez mais um instrumento fundamental para a inserção de nossos países nos fluxos mundiais de comércio e investimento. Agora, mais do que nunca, está claro que o Mercosul deve aprofundar a parceria com outros países e blocos, tanto desenvolvidos quanto em desenvolvimento. Desta forma, irá fortalecer-se como interlocutor internacional”.

O desafio de garantir energia para o desenvolvimento econômico e social foi citado por Lula no discurso. Uma alternativa apontada pelo presidente foi o uso do biocombustível. “Penso que os biocombustíveis oferecem uma oportunidade sem paralelos para transformarmos nossa região em pólo industrial e tecnológico na vanguarda dessa revolução energética”.

Ele disse ainda que essa é uma solução de enorme potencial em termos ambientais, sociais e econômicos e que não compromete a segurança alimentar do país.

A reunião dos presidentes de países membros do Mercosul e estados associados da qual Lula participou hoje encerra a 33ª Reunião do Conselho do Mercado Comum, iniciada ontem (28). O objetivo é discutir soluções para as assimetrias econômicas no bloco, principalmente em relação ao Uruguai e ao Paraguai, e o Fundo de Convergência Estrutural do Mercosul, entre outros assuntos. | Por: Yara Aquino/ABr | Foto: Presidente Luiz Inácio Lula da Silva posa para foto oficial com demais presidentes dos países que integram o Mercosul

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira