Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/10/2010 - 08:21

América Latina celebra escolha do peruano Mario Vargas Llosa para Prêmio Nobel de Literatura


Mais um escritor latino-americano entrou para o rol de ganhadores do Prêmio Nobel de Literatura. Após a chilena Gabriela Mistral (1945), o guatemalteco Miguel Ángel Asturias (1967), o chileno Pablo Neruda (1971), o colombiano Gabriel García Márquez (1982) e o mexicano Octavio Paz (1990), agora foi a fez do peruano Mario Vargas Llosa, de 74 anos, receber a honraria. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (7/10) pela Academia Sueca em Estocolmo e provocou júbilo imediato entre os principais jornais latino-americanos e espanhóis.

“Mario Vargas Llosa, premio Nobel de Literatura 2010”, manchetou o espanhol El Pais. Já o peruano El Comercio, destacou o feito do ilustre cidadão com fotos e a manchete "Mario Vargas Llosa ganhou o prêmio Nobel de Literatura: o Peru e a liberdade celebram”. "O prêmio mais importante da literatura mundial volta para a América Latina", comemora o colombiano El Tiempo. “Mario Vargas Llosa, prêmio Nobel de Literatura”, destacou o espanhol El Mundo, acompanhado pelo norte-americano The New York Times e os argentinos Clarín e La Nacion. | Efe

Para a Academia, Vargas Llosa se distingue "pela cartografia das estruturas de poder e pelas imagens mordazes da resistência, revolta e derrota dos indivíduos".O prêmio, de 10 milhões de coroas suecas (três milhões de reais), será entregue em dezembro.

Em uma primeira declaração, transmitida pelo presidente do júri do Nobel de Literatura, Peter Englund, Vargas Llosa disse sentir-se "muito comovido e entusiasmado" pelo prêmio. O escritor está em Nova York, onde ministra aulas na Universidade de Princeton. Logo depois, em entrevista ao El Mundo, Vargas Llosa afirmou que num primeiro momento acreditou que se tratava de "uma piada", e agradeceu a premiação: "é um reconhecimento à literatura em espanhol e à América Latina".

Na produção literária de Vargas Llosa, se destacam os livros A cidade e os cachorros (1962), A casa verde (1965), Conversa na Catedral (1969), Tia JúliaeO Escrevinhador (1977) e Travessuras da menina má (2006). O escritor peruano já recebeu outros prêmios de literatura, dos quais se destacam o Prêmio Rómulo Gallegos (1967) e o Prêmio Cervantes (1994). Seu próximo livro, El sueño del celta, será publicado em novembro deste ano.

Vargas Llosa é reconhecido mundialmente pela minuciosa descrição social em seus livros, ricos nas descrições dos personagens e com panos de fundo de conteúdo engajado, que por diversas vezes abordam aspectos da história recente latino-americana e principalmente, peruana.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira