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09/10/2010 - 08:19

CVB Campos do Jordão faz balanço com associados

E apresenta cases de sucesso com Sanovicz e Toni Sando.

O Conselho do Campos do Jordão e Região Convention & Visitors Bureau (CJRC&VB) realiza no próximo dia 13 (quarta-feira), às 18h30, no CJ Convention Center, um encontro com seus associados visando expor os principais resultados obtidos na última gestão capitaneada pelo empresário Hans Otto Taube, e apresentar as propostas de ações da gestão (Julho/2010 a Julho/2013), agora sob comando de Silvio da Matta, da Pousada do Conde e Restaurante Barito, visando estruturar e promover o turismo local regional.Na ocasião também serão apresentados cases de sucesso com Eduardo Sanovicz, ex-presidente da Embratur e Toni Sando, Superintendente do São Paulo Convention & Visitors Bureau, que também foi responsável por 7 anos pelo marlketing da Rede Accor para a América do Sul.Ao final do evento que tem entrada gratuita, haverá um coquetel de confraternização.

A gerente executiva do órgão, Roselaine Dantas, afirma que o encontro será uma excelente oportunidade para que os associados conheçam as boas praticas de profissionais qualificados em turismo. Os participantes também terão acesso às ações geradas pelo órgão e seus resultados. Para se ter uma idéia, de acordo com a executiva, no período de 2006 a 2008, a cidade recebia uma média de 4 eventos/ano.Em 2009, o quadro já se revelou mais positivo com a captação de 7 eventos, passando para 14 em 2010. ? Para 2011 já temos 7 confirmados e para 2012, temos 4, comemora Roselaine, explicando em seguida, que em percentuais o crescimento foi de 181% no número de Eventos Nacionais e Internacionais Captados.

Com relação ao número de pernoites gerados = ROOMNIGHTS, a média de 2006 a 2008 foi igual 38.400. Em 2009=54.200; 2010=192.400; 2011=222.000 captados e confirmados até o momento e 2012= 155.000 captados e confirmados até o momento.Por outro lado, a média de participantes em eventos realizados no período de 2006 a 2008 foi de 12.400; 2009=14.400; 2010=21.300 e 2011=17.950 e 2012=15.500 .,confirmados até o momento.

Com relação a geração de receita a média 2006 a 2008 foi de 26.880.000,00; - 2009= R$ 37.940,00; 2010= R$ 134.680.000,00; 2011=R$ 155.540.000,00 captados e confirmados até o momento e 2012 = R$ 108.500.000,00 captados e confirmados até o momento.

De acordo com a executiva o principal ponto a ser buscado nesta gestão é a estruturação financeira da entidade. ? Precisamos tornar o CJRC&VB independente financeiramente, para que se possa estruturar profissionalmente o escritório, ou seja, contratar mais profissionais para que possamos fazer um trabalho ainda mais forte na promoção e captação de eventos? ressalta.

O segundo ponto é a estruturação e lançamento de um completo Plano de Marketing e Promoção do Destino para munidos das ferramentas e ações estratégicas, facilitar o trabalho de Promoção, apresentação do Destino, garantindo assim maior visibilidade e geração de negócios.

Na essência, enfatiza Roselaine, a principal META desta nova Gestão, é conscientizar o empresariado local sobre a importância do trabalho do CVB e o quanto isto impacta no seu negócio, ou seja, no seu bolso. “Por isso a importância do recolhimento da Taxa de Turismo”, alerta.

Com relação ao trabalho de Estruturação Profissional da Atividade Turística, ela esclarece que o CJRC&VB atua não somente em Campos do Jordão, mas em toda a região, através do Projeto de Desenvolvimento turístico Sustentável - Circuito Mantiqueira, que a partir da 2ª quinzena de outubro, dará início à implementação das ações do 2º Convênio firmado com o SEBRAE-SP, com a gestão cooperada e o patrocínio da Fundação Lia Maria Aguiar. Este 2º Convênio prevê ações nos 6 Focos Estratégicos, que chamamos de "estruturantes da atividade turística", são eles: 1) Formatação de Produtos Turísticos; 2) Estrutura de Recepção ao Turista; 3) Sensibilização e Envolvimento da Comunidade; 4) Capacitação Empresarial e Operacional; 5) Estrutura de Promoção e Comercialização e 6) Gestão e Qualidade da Atividade Turística. O valor total deste 2º Convênio é de R$ 1.871.800,00?, explica.

Como ser um Associado - Pessoas jurídicas e pessoas físicas podem associar-se ao CJRC&VB, porém como fornecedores de serviços e produtos somente pessoas jurísdicas, ou seja, empresas devidamente formalizadas.

Os Meios de Hospedagens, recolhem e repassam a Room Tax Facultativa (Taxa de Turismo) que é de R$ 1,90 ao dia/apto. “ É importante frisar que esta taxa é paga pelo Turista, não pelo empreendimento. Os demais empreendimentos, Restaurantes, Lojas, Prestadores de Serviços, Atrativos Turísticos, pagam uma mensalidade fixa de R$ 100,00/mês”, finaliza Roselaine Dantas.

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