Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/10/2010 - 08:19

GENCI impulsiona a pesquisa na Europa com novo supercomputador Curie

Desenvolvido pela Bull, o novo supercomputador Curie é um dos mais poderosos do mundo e chegou para reforçar os ecossistemas de alto desempenho da França e da Europa. Com o Curie, a França reafirma seu compromisso como parte da iniciativa PRACE (Parceria para Computação Avançada na Europa).

Paris - Com a compra de um dos supercomputadores mais poderosos do mundo, capaz de realizar mais de um bilhão de operações por segundo, a GENCI ? organização do governo francês dedicada à computação de alto desempenho ? oferece às comunidades da França e de toda a Europa uma ferramenta única que elevará o patamar do conhecimento. Com o Curie, a França reafirma seu compromisso com o desenvolvimento das futuras infraestruturas computacionais intensivas em grande escala da Europa, iniciativa PRACE (Parceria para Computação Avançada na Europa).

O novo supercomputador, chamado Curie em homenagem a Pierre e Marie Curie, cujo trabalho é um marco no pensamento científico moderno, foi projetado pela Bull segundo especificações muito rígidas. Dono de uma arquitetura modular e multifuncional, possibilitará a execução de uma ampla variedade de aplicativos em todas as disciplinas científicas, de plasma a física de alta energia, de química a nanotecnologias, de energia ao desenvolvimento sustentável, de climatologia a avaliação dos riscos naturais, de medicina a biologia...

“Atualmente, a computação intensiva é um elemento fundamental como diferencial competitivo de um país, tanto na área científica como industrial”,, comentou Catherine Rivière, principal responsável pelo GENCI -órgão do governo responsável pela definição das direções estratégicas e dos investimentos prioritários na área de computação intensiva em suporte à pesquisa acadêmica na França.

“Com o apoio técnico da CEA (Commissariat à Energie Atomique et aux Energies Alternatives), através de um processo de licitação, conseguimos avaliar a excelência da oferta da Bull, o que significa que brevemente teremos à nossa disposição uma máquina que irá oferecer aos cientistas franceses e europeus os recursos que eles precisam para as suas pesquisas, com altíssimo nível dentro de um ambiente mundial altamente competitivo?, ela acrescentou.

Com 1,6 Petaflops, é o supercomputador mais poderoso da Europa - Com potência de 1,6 Petaflops (1,6 trilhões de operações por segundo), o Curie estaria entre os três supercomputadores mais poderosos do mundo se já estivesse em operação hoje.

Esse nível de desempenho inigualável na Europa abre novos horizontes científicos na área de climatologia, por exemplo: “Precisamos poder de processamento significativo para simular, da forma mais realista possível, os climas passados e presentes para que possamos estimar o futuro com base nos mais variados cenários e em termos de evolução”, explicou Jean Jouzel, um dos vice-presidentes do IPCC[1] e diretor do Instituto Pierre-Simon Laplace. “Com o Curie, já conseguimos nos imaginar passando dos vários tipos de simulações climáticas de apenas algumas dezenas de quilômetros do planeta para simulações de centenas de anos. Isso irá aumentar o envolvimento da Europa na próxima fase de exercícios coordenados internacionais de mudança climática, parte do programa CMIP5[2], cujos resultados serão muito valiosos para o quinto relatório do IPCC.

Capitalizando sobre os avanços tecnológicos mais recentes - O desenho do Curie demonstra claramente a experiência que os engenheiros da Bull acumularam em tecnologias de simulação por computador e Extreme Computing, particularmente graças à estreita colaboração com a CEA e outros grandes centros internacionais de pesquisa.

“O fato de a GENCI ter solicitado um supercomputador bullx de super grande escala para apoiar seu envolvimento no programa PRACE é motivo de muito orgulho para a Bull por dois motivos. Primeiro, demonstra a excelência dos nossos engenheiros em tecnologias presentes nos supercomputadores mais poderosos do planeta. Mas acima disso, esse supercomputador leva consigo um pouco da nossa missão: construir um ecossistema europeu em larga escala para apoio à inovação, porque estamos convencidos de que a supremacia tecnológica é o nosso melhor ativo quando se trata de enfrentar a concorrência global e garantir serviços de alto nível aqui na Europa”, comentou Philippe Vannier, presidente do conselho e principal executivo da Bull.

O supercomputador bullx subsidiado pelo GENCI irá se beneficiar de uma arquitetura modular e balanceada com diferentes tipos de nós de processamento, inclusive 5.040 blades equipadas com processadores Intel® Xeon® de próxima geração. Oferecerá capacidade de processamento e densidade sem precedentes na Europa, abrindo caminho para significativos avanços científicos.

No total, o Curie terá mais de 90.000 núcleos de processamento e será conectado a um sistema de E/S que possibilitará o armazenamento de mais de 10 PB de dados a velocidades de até 250 GB/s.

"O caminho para Exascale exige dar passos importantes em termos de poder de processamento e aplicativos", disse Rajeeb Hazra, diretor-geral da área de Computação de Alto Desempenho do Grupo de Data Center da Intel. ?A Intel orgulha-se em apoiar o GENCI trazendo novas funcionalidades e recursos para a comunidade e o programa PRACE. Por intermédio desse programa, a Intel apoiará o GENCI com as futuras gerações de processadores Xeon®?.

O Curie também será notável do ponto de vista ambiental, ocupando apenas 200m2. Comparativamente, seu poder de processamento será equivalente ao de mais de 150.000 laptops juntos, que se colocados um sobre o outro formariam uma pilha com mais de 4km de altura. E o sistema de refrigeração da máquina contará com uma tecnologia de portas de refrigeração desenvolvido pela Bull que trará uma economia de 75%, comparado com as tecnologias convencionais.

O Curie será implantado em duas fases: a primeira entre agora e o final do ano e a segunda a partir de outubro de 2011, no TGCC (Très Grand Centre de Calcul), o centro de computação de super grande escala que a CEA está construindo en Bruyères-le-Châtel, na França.

Supercomputador Curie (imagem da Bull-GENCI) - GENCI, Grand Equipement National de Calcul Intensif, é uma empresa de sociedade civil, com 49% de participação do governo francês, através do Ministério de Ensino Superior e Pesquisa, 20% do CEA, 20% do CNRS, 10% das universidades e 1% do INRIA, o instituto francês do governo dedicado à pesquisa na área de controle e ciência da computação.

O GENCI foi criado para garantir que a França chegue aos mais altos patamares em termos de computação intensiva, tanto no mercado europeu como internacional. Reúne os principais nomes em HPC em pesquisa acadêmica da França e conta com o apoio de autoridades do governo. Desde a sua fundação no início de 2007, o GENCI tem as seguintes missões:

. Colocar em lugar de destaque e coordenar os grandes computadores para os centros de computação da França na área de pesquisa civil, oferecendo ajuda financeira e assumindo responsabilidade sobre os mesmos.

. Promover a organização da Computação de Alto Desempenho (HPC) na Europa e participar das suas ações. E como tal, o GENCI representa a França no projeto PRACE europeu.

. Promover o uso de simulação por computador e de computação de alto desempenho na pesquisa fundamental e industrial.

Perfil da Bull - A Bull é uma empresa de Tecnologia da Informação, dedicada a apoiar as corporações e empresas públicas a otimizar a arquitetura, as operações e o retorno financeiro de seus Sistemas de Informação e, ainda, nas atividades de missão crítica de seus negócios.

A Bull está focada no desenvolvimento e no fornecimento de soluções abertas e seguras e é também a única fornecedora da Europa a oferecer produtos e serviços em toda a cadeia de valor da TI.

Para mais informações, visite: http://www.bull.com our www.bull.com/extremecomputing

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira