Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/10/2010 - 09:25

Hidrofugantes à base de silicone aumentam qualidade e vida útil das construções da Copa e Olimpíadas

O Brasil vai se transformar no país do esporte ao sediar, em 2014 e 2016, as duas maiores competições esportivas mundiais: a Copa do Mundo e as Olimpíadas, respectivamente. Com os dois eventos, o país terá cerca de 30 complexos esportivos, entre estádios, ginásios e arenas, que serão reformados ou construídos do zero. A indústria do silicone se beneficiará do aumento da demanda por hidrofugantes, produto utilizado para impedir que o concreto absorva água e, assim, contribui para o aumento da qualidade e da vida útil das obras.

Segundo explica a Comissão Setorial de Silicones da Abiquim, hidrofugantes à base de silicone são indicados para o tratamento da fachada de complexos esportivos já que sua ação não fecha os poros das superfícies onde é aplicado e assim, ao mesmo tempo, que evita que a água penetre nos materiais, permite que a umidade contida no interior do substrato possa sair. Desta forma, esses hidrofugantes impedem que a umidade provoque a corrosão das estruturas metálicas internas, sua expansão volumétrica e a conseqüente degradação de estruturas de concreto. O produto também impede a carbonatação e a formação de fungos, musgo e algas. Por estas razões, garante-se um efeito protetor prolongado que pode ser verificado mesmo após muitos anos de sua aplicação. O revestimento de hidrofugantes à base de silicones contribui, portanto, para o aumento da qualidade e da vida útil das obras.

A técnica de hidrofugação à base de silicone foi utilizada nos estádios construídos para o Mundial da África do Sul e também é indicada para obras residenciais e comerciais. Os hidrofugantes podem ser aplicados em telhas, tijolos, blocos cerâmicos, pastilhas de concreto aparente, concreto armado, entre outros materiais. Os membros da Comissão de Silicones ressaltam as vantagens de tratar essas superfícies com silicone: O silicone é resistente aos raios UV e não forma filme, ou seja, ele permite que qualquer umidade que tenha sido absorvida retorne ao meio exterior. ?Com isso, não haverá formação de eflorescência, bolhas ou manchas provocadas pela proliferação de algas ou fungos. A fachada estará sempre como nova!?, destacam os membros da Comissão.

Para a Copa do Mundo de 2014, haverá 12 estádios, sendo seis novos (Brasília, Manaus, Natal, Recife, Salvador e São Paulo) e outros seis reformados (Belo Horizonte, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre e Rio de Janeiro). Em todos haverá necessidade de hidrofugantes à base de silicones.

Nas Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro, há 18 projetos de construção ou reforma de complexos esportivos na cidade, além dos estádios de Belo Horizonte, Brasília, Salvador e São Paulo, onde também ocorrerão competições olímpicas.

Detalhe técnico: Hidrofugação: O silicone aplicado é altamente repelente à água e penetra profundamente nos poros que permanecem abertos repelindo a entrada de água e permitindo a saída da umidade interior, garantindo proteção prolongada e evitando a necessidade de reparos. Por ser de origem mineral o silicone incorpora-se ao substrato, inclusive à superfície interna dos poros, tornando-a hidrorrepelente.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira