Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/10/2010 - 09:39

Câmara Brasil-Alemanha e Colégio Visconde de Porto Seguro organizam 1ª Feira de Diálogo e Orientação Profissional

Alunos do ensino médio de escolas alemãs entraram em contato com profissionais de diversas áreas para entender como o domínio da língua e da cultura alemãs podem ajudar nas suas carreiras profissionais.

São Paulo– Com o objetivo de aproximar os alunos de escolas de língua alemã e o mercado de trabalho, a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha organizou no dia 30 de setembro (quinta-feira), a 1ª edição da Feira de Empresas e Escolas Alemãs (FEASP), no Colégio Visconde de Porto Seguro, em São Paulo. O evento contou com a presença de executivos da Lanxess, Bayer Schering, DBM Brasil, BASF, TozziniFreire Advogados, Festo, Bosch, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Figwal, Siemens, entre outros, que falaram a cerca de 1.300 jovens do Ensino Médio sobre suas carreiras, suas experiências profissionais e a importância da língua alemã em suas trajetórias.

Engenheiros, médicos, advogados, professores e administradores também participaram do processo de definição do futuro profissional desses jovens, expondo a rotina de trabalho, dificuldades da carreira, tendências, mercado de trabalho, perfil exigido e instituições de ensino que são referências em determinados cursos.

“O sucesso do evento mostra que a iniciativa da Câmara Brasil-Alemanha e do Colégio Visconde de Porto Seguro segue uma demanda bem clara dos alunos. O desenvolvimento econômico brasileiro depende, e muito, de uma mão de obra bem formada. Já sentimos hoje uma grande falta de profissionais nas áreas técnicas. Sem eles a economia brasileira não terá condições de crescer como planejado e claro que as escolas alemãs podem colaborar bastante nesse aspecto”, diz o Vice-presidente executivo da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo, Thomas Timm.

“A 1ª Feira de Empresas e Escolas Alemãs de São Paulo com certeza ajudou os alunos a refletirem a respeito da seguinte pergunta: O que eu posso e o que eu quero estudar para ter sucesso na minha futura carreira profissional? Como não poderia deixar de ser, o idioma alemão foi a língua falada durante o evento, mostrando o nosso grande diferencial”, observa a Diretoria da Unidade I do Colégio Visconde de Porto Seguro, Kristine Kross Maita.

As empresas aproveitaram a oportunidade para alertar em relação à escassez de mão de obra qualificada no mercado brasileiro. O diretor de Energia da Siemens, Newton Duarte, enfatizou, durante sua palestra, a necessidade de formar mais engenheiros no Brasil para atender à demanda das empresas no próximos anos. Ele afirmou que o Brasil forma 30 mil engenheiros por ano, enquanto a China forma 800 mil e a Índia 200 mil. “Só o pré-sal vai gerar a necessidade de 200 mil engenheiros por ano. Há assim um enorme desafio para o País criar um contingente maior de engenheiros”, afirma Duarte.

A cidade de São Paulo possui o maior número de empresas alemãs fora da Alemanha (800 empresas). Em todo o Brasil são 1.200, que empregam 250.000 funcionários e são responsáveis por 10% do PIB industrial do País.

Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK) - A Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK) é uma entidade que desenvolve um papel essencial no fomento das relações econômicas entre os dois países. Filiada à Confederação Alemã das Câmaras de Comércio e Indústria (DIHK), a Câmara Brasil-Alemanha atua como base para o fortalecimento e a diversificação dos negócios de seus associados, na atração de investimentos para o Brasil, na ampliação do comércio bilateral e na cooperação entre os países do Mercosul e da União Europeia.

No Brasil há 93 anos, a Câmara Brasil-Alemanha congrega 1.700 associados, entre empresas de capital ou know how alemão instaladas no Brasil e companhias brasileiras e alemãs voltadas ao comércio exterior, e conta com 220 funcionários atuando em 14 cidades brasileiras. Por meio da Câmara Brasil-Alemanha, os associados se beneficiam de uma rede de mais de 114 câmaras alemãs espalhadas em 81 países, além de 83 entidades do gênero na Alemanha. Em 2009, a Câmara Brasil-Alemanha trouxe para o Brasil 30 delegações empresariais e contou com a participação de 11 mil executivos em congressos, seminários e reuniões anuais.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira