Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/06/2007 - 07:47

Música no IBAM

Dia 10 de julho, às 20h30, no auditório do IBAM, Largo do IBAM, nº 1, Humaitá – Rio d Janeiro,Entrada Franca Estacionamento gratuito, Capacidade para 225 lugares, com Laudemar Rodríguez (clarineta - Venezuela) e Andrés Roig (piano – Cuba), apresentando obras de Saint-Säens, Béla Bartók, Carlos Guastavino e Brahms.

Laudemar Rodríguez -Nascido em San Cristóbal, começou a estudar clarineta com seu avô, o professor Luis Rodríguez. Ingressou na Escola Estadual de Música "Miguel Angel Espinel" na classe do professor Marcos Zambrano.

Aos 15 anos entra por concurso na Cátedra Latino-americana de Clarineta no Conservatório Superior de Música Simón Bolívar de Caracas sob a orientação do clarinetista Valdemar Rodríguez, solista da Orquestra Sinfónica Simón Bolívar de Caracas e considerado um dos mais reconhecidos clarinetistas e pedagogos de América Latina.

Em 1997, Laudemar se forma com grau máximo, recebendo uma Menção Especial pelo Recital de Formatura por parte do júri. Logo depois tornou-se primeiro clarineta da Banda Filarmônica do Estado Táchira, da Banda Oficial de Concertos "Marcos Rivera Useche" e da Orquestra Sinfónica Simón Bolívar do Estado Táchira onde atualmente é o Clarinetista Solista e Presidente da Fundaçao OSSB.

Vem se apresentando em importantes concertos como solista e como convidado por várias orquestras pertencentes à "Fundación del Estado para las Orquestas Juveniles e Infantiles de Venezuela", e é professor titular da Cátedra Latino-americana de Clarinete da regiao dos Andes.

Participou de Master Classes com os professores Luis Rossi, Anthony Pay, Michel Arrigion, Michael Seiferth, Eddy Vanosthose e outros, em Festivais de Clarineta de diversos países. Ministra Master Classes em Colombia, Uruguai, Brasil, Argentina, Equador, Perú, Bolivia e Venezuela por convite especial da OEA, da Corporaçao Andina de Fomento e do "Sistema de Orquestas Juveniles de Venezuela" sob a supervisão do Maestro José Antonio Abreu. Por esta lavoura pedagógica em quase toda América Latina, tem recebido numerosos reconhecimentos do Estado Venezuelano. Possuidor de uma bela sonoridade e considerado um dos mais destacados clarinetistas da Venezuela, sua personalidade artística e seu controle técnico são as razões de ter se tornado um dos mais importantes nomes da Clarineta em América Latina.

Andrés Roig - Pianista cubano radicado no Brasil e detentor de mais de 10 prêmios em concursos de piano no Brasil e no exterior, foi solista dos concertos de comemoração dos 500 anos do Brasil no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, junto à Orquestra Sinfônica do Teatro.

Também no Brasil, já realizou recitais na sala Cecília Meirelles, no Teatro Municipal de Niterói, no IBAM, na FINEP, E em várias outras salas em todo o país. No exterior, apresentou-se em Puigcerdá (Espanha), na casa natal de Chopin (Polônia), e também em salas de Praga (Tchecoslováquia), Moscou (Rússia), Havana (Cuba) e Caracas (Venezuela).

Se apresentou como solista também com a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, a Orquestra Sinfônica de Oriente, em Cuba, e com as Orquestras de Mérida, San Cristóbal e Maracaibo, na Venezuela. Estudou com Raul Estevanell Abreu, em Cuba, Vladimir Krainev, em Moscou, Judit Jaimes e Carlos Duarte, na Venezuela, e com Maria Tereza Soares, Lully Oswald, Mordehay Simoni e Myrian Dauelsberg, no Brasil.

Foi um dos vinte pianistas selecionados, dentre 153 inscritos, para participar do Concurso Internacional de Piano Villa-Lobos, organizado pela OSESP em 2006, na cidade de São Paulo. Pianista de grande sensibilidade musical e domínio técnico do instrumento, já foi elogiado por personalidades do meio musical no Brasil e no exterior.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira