Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/10/2010 - 08:06

Indra desenvolve para agência Espacial Europeia (ESA) um sistema de radar de detecção de objetos no espaço

A companhia fechou três grandes contratos com a ESA, no valor total de 5,4 milhões de euros.Desenhará um sistema de radar com tecnologia de ponta capaz de identificar objetos a distância de até 2.000 km da terra.

A Agência Espacial Europeia (ESA) confiou á Indra o projeto do futuro sistema de radar de vigilância de objetos em órbitas próximas à Terra e o desenvolvimento do seu protótipo funcional. Além disso, a companhia realizará o estudo para determinar sua localização e desenvolverá o simulador do sistema.

Estes acordos asseguram a Indra um papel importante dentro da fase preparatória do programa Conhecimento do ambiente Espacial promovido pela ESA (Space Situational Awareness, SSA). A iniciativa visa melhorar a segurança das missões espaciais, expostas a colisões com outros objetos em órbita, tempestades magnéticas e possivéis meteoritos

O protótipo do sistema de radar tem como principal objetivo demonstrar, em um ambiente operacional real, sua capacidade para detectar objetos localizados em órbitas baixas (LEO, Low Earth Orbits), situadas entre 200 e 2.000 km de altitude. Para isso, a Indra desenhará o sistema de radar mais avançado tecnologicamente capaz de atingir essas distâncias.

O estudo de viabilidade e os testes se estenderão por um periodo de dois anos, até 2012. A partir dos resultados obtidos, a Agência Espacial Europeia vai estabelecer as bases para construir a rede de detecção definitiva. As provas que serão realizadas com o protótipo irão ajudar a determinar a estrutura, o número de equipes empregadas no projeto e estimar os custos.

Através de dois contratos com a ESA, a Indra está desenvolvendo um simulador de radar, que permitirá prever o rendimento do protótipo do sistema de radar e que será empregado para otimizar o desenho final do mesmo. Além disso, está estudando as possíveis localizações para o futuro sistema de radar de vigilância na Europa, com o objetivo de garantir um ótimo desempenho. O relatório servirá de base para que a ESA determine sua localização posteriormente.

A participação da Indra nas etapas iniciais a mantém em uma posição competitiva que facilitará sua participação nas futuras fases. O papel deste ambicioso programa enfatiza sua experiência e capacidade técnica.

O projeto é parte da estratégia global da União Europeia para desenvolver uma capacidade própria de Conhecimento do Ambiente Espacial. Esta capacidade exige, além de identificar órbitas próximas, monitorar áreas mais distantes. Para isso, serão empregadas diferentes tecnologias, como radares, telescópios ópticos, entre outros.

Conhecer a trajetória de todos os objetos que orbitam no espaço com precisão é necessário, pois o impacto de um deles com um satélite pode causar danos graves e colocar em risco sua funcionalidade.

Vários eventos nos últimos anos têm aumentado o número de tais resíduos. Por exemplo, em 1996, um satélite de defesa francês foi atingido por um fragmento do foguete Ariane; em 2007, um satélite chinês foi destruído no espaço para evitar a reentrada na Terra e prevenir riscos; em 2009 houve um choque entre dois satélites produzindo milhares de peças projetadas em queda livre. Por tudo isso, tem se tornado cada vez mais necessário ter um conhecimento do ambiente espacial para garantir a segurança das missões e evitar colisões ou impactos.

O sistema oferecerá também a possibilidade de detectar e rastrear objetos provenientes do espaço, como por exemplo os meteoritos. Também ajudará a estudar o clima do Espaço (Space Weather), que consistem em determinados fenômenos, como tempestades solares ou magnéticas que afetam os sistemas eletrônicos tanto em satélites como em terra.

Indra no Brasil - A Indra está presente no Brasil desde 1996, conseguindo ao longo destes anos, uma sólida posição nos mercados de administração pública, telecomunicações e indústria e consumo.

A companhia se destaca no país pela sua experiência no mercado de energia e utilities, onde a multinacional tem se posicionado como referência, apontando o crescimento de seus profissionais e tecnologia de ponta. No Brasil possui uma ampla cobertura no território nacional, somando mais de 40 clientes.

Do mesmo modo, a Indra trabalha no Brasil com importantes companhias de setores como telecomunicações e indústria e consumo, além disso, mantém contrato de BPO com importantes companhias aéreas do país.

Perfil - A Indra é uma das principais multinacionais de Tecnologia da Informação da Europa e América Latina. É a primeira companhia europeia de seu setor em investimentos em P&D. Em 2009 suas vendas superaram os US$ 3.550. Conta com mais de 30.000 profissionais e com clientes em mais de 100 países.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira