Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/10/2010 - 08:20

Cuidados no verão são essenciais para não deixar o Sol virar inimigo da pele


Nunca é demais aconselhá-la a não expor o seu bebê ao sol, uma vez que a sua pele é muito delicada, com reduzida tolerância ao sol e ainda não se encontram desenvolvidos todos os seus mecanismos de proteção. Todos os cuidados são poucos e a prevenção deve ser contínua e a mais eficaz possível.

Na hora de escolher o tipo de protetor solar para o seu bebê, é importante estar atento a fatores decisivos para a saúde cutânea do pequeno. O mais recomendável é usar um protetor solar com filtros físicos, de preferência fabricado com óxido de zinco ou dióxido de titânio, pois possuem proteção especial para a delicada pele infantil que são mais claras e queimam com facilidade. Assim, exercem uma barreira efetiva contra os raios UVA e UVB. Segundo a dermatologista Rafaela Barros, do Centro de Tratamento Estético do Rio de Janeiro (CETERJ), é preciso estar atento as novidades do mercado, "há dois tipos de protetor solar: o "químico" e o "físico". O físico, muitas vezes chamado de bloqueador solar, contém maior quantidade de dióxido de titânio, que cria uma barreira para a passagem dos raios UV, ou seja funciona como um refletor - esses bloqueadores são aqueles que deixam uma camada branca sobre a pele, devido ao excesso de TiO2 (dióxido de titânio). Já os protetores químicos possuem substâncias que interagem com a radiação UV absorvendo-a e sofrendo mudanças em suas estruturas; assim a radiação UV é absorvida por essa fina camada de substâncias e não atinge os melanócitos - esse protetores não deixam aquela camada tão branca quanto os bloqueadores", afirma a especialista.

Os protetores com filtros químicos - Caso decida aplicar um protetor solar com filtros químicos no seu bebê experimente primeiro espalhar uma pequena quantidade do produto no seu braço algumas horas antes da exposição ao sol para se certificar que ele não sofra qualquer tipo de reação alérgica. Este tipo de protetor solar não é tóxico ou perigoso, mas como estamos falando de bebês ainda não se sabe muito bem como ele poderá reagir aos filtros químicos.

É importante frisar que exagerar nos cuidados com o filtro protetor não é, necessariamente, a melhor opção para a pele do bebê. Quanto maior a concentração de produto, maior o índice de química na superfície e os riscos de irritação. No entanto, a dermatologista Rafaela Barros afirma, “existem nos mercados protetores solares específicos para bebês e crianças, mais adequados às necessidades especiais do seu tipo de pele e que são vendidos com a informação necessária para uma utilização correta e, a maior parte deles, não contém filtros químicos. Procure esta informação na embalagem”.

A aplicação do protetor - Caso escolha protetores sem filtros químicos e se o seu bebê tiver mais de 6 meses, aplique uma camada suficiente para cobrir o corpo. Não é aconselhável expor ao sol bebês com idades inferiores a 6 meses, mas caso haja grande necessidade não esqueça de espalhar nas áreas mais sensíveis e, geralmente, esquecidas como a sola das mãos e no rosto, em camadas mais finas.

Importante- Preste uma atenção especial às áreas mais sensíveis e que estão sujeitas a queimaduras do sol, como as orelhas, nariz, parte de trás do pescoço e ombros e repita a operação de duas em duas horas, mesmo que as indicações do produto refiram que tem uma duração superior. Isto acontece porque as crianças movimentam-se muito, caiem na areia, entram e saem da água, enxugam-se com a toalha, o que faz com que a proteção saia rapidamente.

Produtos indicados por quem entende:- Photo Baby Plus FPS 30 – Dermatus | De acordo com a especialista do CETERJ, o Photo Baby é um filtro físico supermicronizado e que forma uma barreira de proteção a raios UVA e UVB. “É livre de filtros químicos, PABA e fragrância suave. Enriquecido com vitamina E possui potente ativo biofuncional com ação antioxidante, regeneradora e antieritema” diz.

Descrição da Dermatus - Bloqueador solar desenvolvido exclusivamente com filtros físicos supermicronizados, forma uma efetiva barreira contra os raios UVA (91,8%) e UVB (FPS 30). Apresenta derivado da Vitamina E, contribuindo com ação antiinflamatória, anti-eritema e antioxidante. Especialmente indicada para a delicada pele infantil, sua formulação é livre de filtros químicos, PABA e fragrância, além de possuir boa tolerabilidade à água. Ativos Dióxido de Titânio Micronizado, Óxido de Zinco Micronizado, Óleo de Amêndoas Doces e Vital ET®.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira