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United apresenta proposta formal para ligar sem escalas Washington e Beijing

São Paulo - A United Airlines apresentou oficialmente ao governo dos Estados Unidos sua candidatura para operar um vôo sem escalas entre a capital norte-americana, Washington, e a capital da China, Beijing. Se a proposta for aprovada, esta será a primeira ligação aérea sem escalas entre as capitais de dois dos países mais importantes do mundo. O projeto da United é o que oferece a maior capacidade, as perspectivas mais promissoras para os passageiros e os melhores benefícios para o público e para os interesses nacionais entre as candidaturas apresentadas.

No documento, a United destaca que a região metropolitana de Washington é atualmente o maior centro urbano dos Estados Unidos sem ligação aérea sem escalas com a China. Os serviços e benefícios constantes da proposta da United ultrapassam por larga margem os apresentados pelas propostas de outras empresas. Ao colocar mais assentos à disposição dos interessados, a proposta da United fará mais para melhorar a competição numa rota de alta demanda, controlada pelos dois governos.

A proposta da United tem o apoio formal de um enorme contingente de pessoas que já ocuparam cargos importantes no governo norte-americano, tanto no Poder Executivo como nas duas casas do Congresso, de especialistas em relações com a China, de empresários, líderes de organizações cívicas, de dirigentes da área dos transportes e de mais de 110 mil funcionários e clientes da empresa.

“O caso deve ser determinado pelo que for melhor para os interesses do público e da comunidade”, declarou um dos co-presidentes da Coalizão Capital-a-Capital, James Garvey, que ocupou a chefia da Administração Federal de Aviação (FAA) dos Estados Unidos nos mandatos dos presidentes William Clinton e George W. Bush. “Com 13 empresas aéreas já operando entre os Estados Unidos e a China, e a demanda superando por larga margem a oferta, aumentar o número de lugares disponíveis é uma das melhores formas de melhorar a competição. A proposta da United não só é a que inclui o maior número de lugares, é claramente a proposta que oferece o maior benefício ao crítico relacionamento entre os Estados Unidos e a China”.

Entre os principais pontos da proposta, estão: . Serviço em aviões do tipo Boeing 747-400 configurados para três classes. É o avião de maior capacidade entre todas as propostas apresentadas. A proposta da United é a única a oferecer o Boeing 747-400 e Primeira Classe. Sua aprovação significa uma oferta de quase 9 mil assentos a mais do que a concorrente mais próxima.

. Uma rede de 16 conexões online na China por meio da aliança de code share da United com a Air China e com a Shanghai Airlines. As outras três propostas oferecem em conjunto apenas uma conexão online.

. Um acordo de code share pelo qual a US Airways poderia dar a seus clientes acesso ao mercado chinês, em conjunto com os clientes da United.

. O início de operações sem escalas entre Washington e Pequim somaria a cidade norte-americana a outras 28 capitais de diversos países que têm serviços aéreos sem escalas para Beijing.

. A única proposta apoiada, como benéfica ao crítico relacionamento entre Estados Unidos e China, por um amplo grupo de experientes analistas e dirigentes que atuam na área da política externa, incluindo três ex-secretários de Estado, três ex-secretários da Defesa e oito ex-representantes comerciais dos Estados Unidos.

. Acesso a um serviço direto com destino à China para mais de oito milhões de residentes da Grande Washington, a maior área metropolitana dos Estados Unidos que ainda não tem serviços aéreos sem escalas para esse país.

. O primeiro serviço local para cerca de 70 mil residentes da área de Washington que viajaram para a China em 2005. Esse total, por exemplo, é mais do que o dobro dos residentes da área de Dallas-Fort Worth que viajaram para a China no ano passado.

Ao servir Washington, a solução proposta pela United beneficiaria a maior área metropolitana dos Estados Unidos que não possui serviços aéreos sem escalas para a China. A área de Washington tem um tráfego maior para a China e para Beijing – atualmente usando métodos indiretos para chegar ao destino – do que outras áreas metropolitanas que já têm vôos sem escalas para a China. O serviço proposto seria o primeiro a usar a rota do Atlântico Central e melhoraria o acesso à China a partir do Leste dos Estados Unidos, atualmente com poucas ligações aéreas diretas para esse país.

A proposta da United para estabelecer a ligação sem escalas entre Washington e Beijing também trará mais benefícios que outras propostas não conseguem começar a igualar. Ela iria finalmente ligar, cerca de três décadas depois que os dois países reataram relações diplomáticas, dois importantes centros políticos, econômicos e culturais.

A impressionante série de manifestações de apoio recebidas pela proposta inclui: . Autoridades governamentais, incluindo o apoio de pelo menos 110 membros do Congresso, pertencentes aos dois partidos representados no Legislativo dos Estados Unidos; os líderes da comissão de Relações Exteriores da Câmara e do Grupo de Trabalho Estados Unidos-China; e mais de 155 governadores de Estados, prefeitos e outras autoridades estaduais e municipais.

. Um grupo de ex-autoridades governamentais pertencentes aos dois partidos, incluindo 12 ex-membros do gabinete, 14 ex-embaixadores, oito ex-representantes comerciais dos Estados Unidos e numerosos outros dirigentes, com serviços prestados durante mais de 40 anos e oito mandatos presidenciais, além de um grande número de autoridades com serviços prestados nas áreas da política externa e da segurança nacional.

. Especialistas em relações com a China de diversos think tanks e programas de estudos universitários, incluindo estudiosos do Programa Iniciativa China da Brookings Institution; do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais; do Instituto de Economia Internacional; da Fundação Stanley; do Carnegie Endowment fo International Peace; do Fundo para a Educação Estados Unidos-China; da Escola de Estudos Internacionais Avançados Johns Hopkins; do Instituto de Análise de Política Externa; e da Universidade Georgetown.

. Dirigentes de empresas e organizações cívicas dos Estados Unidos e da China, incluindo o Comitê dos 100; o Comitê Olímpico dos Estados Unidos; o Instituto de Jazz Theolonious Monk; a Liga Nacional de Futebol; centenas de empresas com sede nos Estados Unidos ou na China; mais de 25 aeroportos e dirigentes de aeroportos; e mais de 65 associações comerciais e organizações de desenvolvimento econômico e de turismo.

Os governadores da Virginia, Tim Kaine, e de Maryland, Robert Ejrlich Jr; o prefeito do Distrito de Columbia, Anthony Williams; e o vice-governador da Virginia, Bill Bolling, também manifestaram apoio à proposta da United.

Pesquisas de opinião mostram que os cidadãos dos Estados Unidos apóiam a escolha de Washington para a nova rota numa proporção de cinco para um e que pessoas moradoras da China que viajam a negócios também são a favor dessa escolha por maioria esmagadora.

Washington é a quarta área metropolitana dos Estados Unidos em população e a maior entre as que não têm serviço aéreo sem escalas para a China. É também o mercado dos Estados Unidos que mais cresce para a China e o mercado que mais cresce para as exportações norte-americanas. Washington é o mercado dos Estados Unidos com maior proporção de habitantes chineses que não tem serviço aéreo sem escalas para a China. Sites www.united.com.br (em português) e www.united.com (em inglês).

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