Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/06/2007 - 08:00

TI na saúde é nova realidade empresarial

Dados do Cremesp – Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo e do IDEC - Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, apontam que existem atualmente no Brasil 1.239 operadoras de planos de saúde. Esse grande número de operadoras é apenas demonstrativo de como o mercado de atuação tem sido promissor, mas a racionalização e eficiência das atividades farão com que as que melhor se adaptarem à nova realidade tenham mais sucesso no segmento.

Com a implantação do padrão TISS - Troca de Informações em Saúde Suplementar, o modelo da ANS que prevê um padrão eletrônico na troca de informações entre planos de saúde e prestadores de serviço da área, as operadoras devem aproveitar a oportunidade para reavaliar suas áreas de TI e sistemas de gestão.

A operacionalização das atividades com base na TI melhora a transmissão das informações entre os prestadores e as operadoras e é um grande salto, porém, com a tecnologia ainda é possível que as atividades internas e o relacionamento com os clientes sejam mais racionais e que possam efetivamente agregar valor ao serviço oferecido.

É neste sentido que falamos de eficiência de ponta a ponta, o TISS proporciona agilidade no processo de análise de contas e prestação de serviço para facilitação dos processos internos; mas as estruturas administrativas devem ser racionalizadas. Os hardwares e softwares, redes, central de atendimento ao cliente precisam ficar adequados à nova realidade empresarial, pautada pela tecnologia da informação.

Com uma plataforma de TI bem estruturada é possível ter uma melhoria do fluxo operacional e administrativo, pois o número de papéis que circula internamente é relativamente grande - do pedido de guia para consulta e internação até os relatórios de serviços prestados e custos dos tratamentos e exames realizados em pacientes.

Nessa era do imediatismo da informação, o setor da saúde também deverá se alinhar estrategicamente ao que já existe de mais moderno em outros segmentos de mercado, com relação à troca de informações. Aderir à Tecnologia da Informação, de forma alinhada à gestão empresarial e fazer com que sua plataforma atenda a todas as demandas existentes, sejam elas provenientes dos usuários ou das agências e órgãos reguladores é o que garantirá a eficiência dos serviços.

. Por: Miguel Ruiz, bacharel em Administração de Empresas e Processamento de Dados pela PUC- Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Pós-graduação em Sistemas de Informação. Fez carreira em empresas multinacionais. Foi gerente de Informática da Valeo Sistemas Automotivos. Fundou a MR Consultoria, empresa atuante no segmento de outsourcing de TI – Tecnologia da Informação. www.mrconsultoria.com.br | e-mail: [email protected]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira