Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/10/2010 - 09:20

Exponorma 2010, em defesa da Acessibilidade

Evento deste ano mostra como a aplicação de normas técnicas pode auxiliar pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida a exercer a cidadania.

Com o maior número de expositores, patrocinadores e congressistas inscritos desde a primeira edição, o Exponorma 2010 comprova o prestígio da ABNT e o interesse da sociedade pelo tema Acessibilidade, que pautará as atividades deste ano. O evento, que reúne congresso, palestras técnicas e exposição, acontecerá nos dias 19 a 21 de outubro, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo (Rodovia dos Imigrantes, Km. 1,5 - Água Funda), oferecendo ao público a oportunidade de conferir a importância das normas técnicas para facilitar a inclusão de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Lançado em 2007, o Exponorma comemora no Brasil o Dia Mundial da Normalização, celebrado em 14 de outubro, cada ano com um tema diferente. A decisão de enfocar a Acessibilidade acontece em um momento em que toda a sociedade volta a atenção para as dificuldades enfrentadas não apenas por pessoas deficientes, mas também por todas aquelas que sofrem algum tipo de limitação para o pleno exercício da cidadania.

Desde o Decreto federal nº 5296/2004, regulamentando leis que estabelecem prioridade de atendimento e normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, surgiu no País um cenário melhor no que se refere à Acessibilidade. Mas as normas técnicas da ABNT, com suas orientações e seus requisitos, mostram que é possível avançar mais. E o objetivo do Exponorma, desde a primeira edição, é justamente a conscientização da importância de se valer da normalização para promover tanto a atualização tecnológica como a inclusão social.

A secretária nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Izabel Maria Madeira de Loureiro Maior, fará a Palestra Magna, na abertura solene do Exponorma. Entre as atrações da exposição estará um ônibus para transporte urbano adaptado em conformidade à norma ABNT NBR 14022:2009 - Acessibilidade em veículos de características urbanas para o transporte coletivo de passageiros. Será exibido pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) em parceria com a Associação Nacional de Fabricantes de Ônibus (Fabus). Haverá também um automóvel, preparado pela Cavenaghi, empresa que desenvolve equipamentos de adaptação veicular.

O público poderá conhecer uma casa acessível, construída de acordo com normas da ABNT, e a Unidade Móvel da Rede de Reabilitação Lucy Montoro, mantida pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPD). Funciona como uma clínica, instalada sobre uma carreta de 15 metros de comprimento.

O palco do auditório principal será equipado com uma plataforma de elevação vertical, configurada para vencer um desnível de 1m. Cedido pela Ortobras Indústria e Comércio de Ortopedia, o equipamento atende aos requisitos da norma ABNT NBR 15655-1:2009 - Plataformas de elevação motorizadas para pessoas com mobilidade reduzida - Requisitos para segurança, dimensões e operação funcional - Parte 1: Plataformas de elevação vertical (ISO 9386-1, MOD).

Patrocinadores e expositores.: São patrocinadores do Exponorma 2010: Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI); Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Centrais Elétricas Brasileiras (Eletrobras); Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea); Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro); Microsoft; Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobras); Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac); Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); e União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica).

Entre os expositores estarão, além da Artesp, Cavenaghi, Ortobras e Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência: Andaluz Acessibilidade; Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec); Abimaq; Associação Brasileira de Certificação e Instalações Elétricas (Certiel Brasil); Associação Brasileira de Fundição (Abifa); Associação Brasileira do Alumínio (Abal); Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati); Banas Qualidade; Cavenaghi; Comando Geral de Tecnologia Aeroespacial (IFI/CTA); Comitê Brasileiro Odonto-médico-hospitalar (ABNT/CB-26); Confea; Daud Pisos; Eletrobrás; Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero); Guia do EPI; Instituto Aço Brasil (IABr); Inmetro; Ministério do Turismo (MTur); Petrobras; Sebrae; Senac; Senai; SignoSinal Soluções em Sinalização; Sindicato da Indústria de Artefatos de Metais Não Ferrosos do Estado de São Paulo (Siamfesp); Sindicato das Indústrias de Artefatos de Ferro, Metais e Ferramentas em Geral (Sinafer); Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários (Simefre) e S.Reis Consultoria.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira