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03/07/2007 - 08:52

Nova York recebe descubra o Brasil e conhece segunda fase do plano aquarela

Em paralelo ao seu já tradicional evento no Grand Central Terminal, Embratur discute ações de promoção com profissionais norte-americanos.

O Brasil é destaque em Nova York (Estados Unidos) nesta semana: entre hoje (02) e amanhã (03), a terceira edição do evento Descubra o Brasil toma conta do Vanderbilt Hall do Grand Central Terminal, com atrações culturais e exibição de destinos turísticos brasileiros; também hoje, os profissionais do mercado conhecem a segunda fase do Plano Aquarela – Marketing Turístico Internacional, estudo que prevê diretrizes para o período 2007-2010.

A ação do Ministério do Turismo, por meio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), aproveita a realização da já tradicional exposição no principal ponto de conexão e movimento da cidade para dar seqüência ao calendário de apresentações do Plano Aquarela a mercados prioritários – com o objetivo de construir as estratégias de promoção turística internacional do País de forma integrada com os profissionais que comercializam o Destino Brasil no exterior. A primeira ocorreu em Lisboa (Portugal), no último dia 25.

Em Nova York, a presidente da Embratur, Jeanine Pires, participa da abertura do Descubra o Brasil, na manhã desta segunda, e, à tarde, conduz a apresentação do Plano Aquarela. Em ambos os encontros, estão confirmadas presenças de grandes empresas de turismo que atuam no país – como Gate 1 Travel, Travel Impressions e Liberty Travel – e da imprensa – como Condé Nast Traveler, New York Times e FOX News.

A agenda da Embratur na cidade também inclui, no dia 02, um coquetel para cerca de 300 agentes de viagens e, no dia 03, um almoço com jornalistas de imprensa especializada e geral, além de uma reunião com a BTOA (Brazil Tour Operator Association). Acompanham a presidente o executivo-chefe do EBT (Escritório Brasileiro de Turismo) para Costa Leste dos Estados Unidos, Miguel Jerónimo, e o diretor de Turismo de Lazer e Incentivo, José Luiz Cunha. Na pauta, a diversidade da oferta turística brasileira e as estratégias de promoção no mercado.

Os Estados Unidos são o segundo maior emissor de turistas para o Brasil, atrás apenas da Argentina. Em 2006, 721.633 norte-americanos visitaram o País. Por conta do potencial de crescimento e tamanho do mercado, a Embratur conta com dois EBTs nos Estados Unidos, um dedicado à Costa Leste (Nova York) e outro à Oeste (Los Angeles).

Perfil do 3º Descubra o Brasil - O Descubra o Brasil tem como objetivo impulsionar o aquecimento das vendas dos produtos turísticos brasileiros e já está consolidado como uma tradição para a promoção do Brasil em Nova York. Acontece no Grand Central Terminal, onde circulam cerca de meio milhão de pessoas diariamente, atraídas por grandes escritórios e sofisticadas lojas e restaurantes. Os temas desta edição têm foco no intercâmbio cultural e no esporte – com evidência para os Jogos Pan-Americanos Rio 2007 e para a campanha de eleição do Cristo Redentor como uma das sete novas maravilhas do mundo contemporâneo (www.new7wonders.com).

Voltado para público final e profissionais de turismo, oferece aos visitantes shows de diversas bandas brasileiras, performances ao vivo e exibição dos destinos turísticos brasileiros. A delegação de co-expositores presente neste ano conta com representantes de órgãos oficiais de Santa Catarina, Amazonas, Pará, Rio de Janeiro, Minas Gerais, além de empresas como American Airlines, TAM e Brazilian Vacation Center.

O evento busca, além de demonstrar o Destino Brasil ao público local, ampliar as oportunidades de apoio à comercialização tanto ao trade brasileiro quanto ao norte-americano em geral. Em 2006, atraiu um público diário de cerca de 7 mil pessoas.

O Plano Aquarela - Lançado em 2005, o estudo acaba de ser atualizado para o período 2007-2010. Entra em sua segunda fase com o desafio de manter o País na liderança turística da América do Sul. Os objetivos são claros: atrair mais turistas, que gastem mais, em mais destinos brasileiros, viajando por mais e diferentes motivos, permanecendo por mais tempo e com intenção de voltar mais vezes ao Brasil.

Para alcançar as metas de 7,9 milhões de turistas estrangeiros e de US$ 7,7 bilhões de gastos desses visitantes aqui, em 2010, o plano definiu grupos de mercados-prioritários a partir de fatores como acessibilidade aérea, oferta turística brasileira atual no país, divulgação já existente de produtos e serviços nacionais, capacidade de crescimento do fluxo, entre outros. Esses países passam a receber ações de promoção específicas, de acordo com perfil e adaptação da oferta.

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