Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/10/2010 - 09:52

Quem liderará o mercado de 100 milhões de carros?

Quem deve liderar o mercado global de automóveis em 2015? Naturalmente, o que não faltam são marcas querendo ocupar o topo do ranking, mas apesar de muitos tentarem, poucos chegarão lá. Estudos de empresas especializadas no setor automobilístico, a exemplo da IHS Global Insight, JD Power e Standard & Poor's, apontam que em 2015 a venda global de automóveis deverá crescer 50% e atingir 97 milhões de unidades, podendo chegar a 100 milhões. A previsão foi revelada em uma conferência ocorrrida na última semana, nos Estados Unidos, para tratar de assuntos da indústria automobilística.

Para a JD Power, as vendas globais deste ano apontam para crescimento de 11%, elevando o mercado para 70,6 milhões de unidades comercializadas. Para a empresa, os mercados emergentes devem contabilizar maiores crescimentos. Se a Índia, por exemplo, crescer os 29% esperados, será o país com maior percentual de aumento nas vendas de automóveis, se comparado com mercados como Estados Unidos, Brasil, Alemanha, Rússia, Japão e China.

China continuará liderando com folga, mas até quando?

O mercado chinês tem dado demonstração de muito fôlego para prosperar. Graças a expansão de sua economia que cresce de forma galopante, a China tomou dos americanos, em 2009, a primeira posição do ranking do maior mercado global. Segundo estimativas da Standard & Poor's, as vendas de automóveis na China deverão crescer em torno de 24% este ano, elevando para 16,2 milhões de unidades comercializadas.

Analistas ressaltam que o crescimento do setor automobilístico chinês é indiscutível, mas a conquista da primeira posição de maior mercado, deu-se muito mais pela queda dos Estados Unidos, em função da recessão financeira, do que pelo seu próprio crescimento. De acordo com analistas da IHS Global Insight, o mercado dos EUA deverá voltar em 2015 ao patamar de 2008, ocasião em que o mercado chinês provavelmente estará estabilizado.

Mas afinal de contas, que marca deverá assumir a primera posição do ranking de maiores construtores? Ninguém tem bola de cristal é claro, porém, com a velocidade das mudanças e desenvolvimento de novas tecnologias, há quem aposte que surpresas ocorrerão e que marcas pouco conhecidas poderão ganhar mercado e assumir posições de destaque nos próximos cinco anos.

Ótima semana,

. Por: Evaldo Costa. Diretor do Instituto das Concessionárias do Brasil, Escritor, consultor, conferencista e professor. Autor dos livros: “Alavancando resultados através da gestão da qualidade”, “Como Garantir Três Vendas Extras Por Dia” e co-autor do livro “Gigantes das Vendas” |Site: www.carroeletriconews.blogspot..com | Site: www.icbr.com.br | E-mail: [email protected]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira